segunda-feira, janeiro 03, 2005

Mais um ano que começa..

Caríssimos

Como sabeis, neste nosso Portugal à beira mar plantado, existem forças influentes em acção, capazes de dourar apitos de arbitragem, incendiar por causas naturais 30 focos de incêndio no mesmo segundo e até, imagine-se, derrubar governos com maioria parlamentar... Ora, essas mesmas forças conseguiram, à custa de inúmeros e vigorosos esforços, e apesar da minha tenaz resistência, convençer-me a escrever neste tão aclamado blog...

(ou não)

Pois bem, desde já vos digo que também eu morro de saudades de todos vós em geral e de alguns em particular. Elas e eles sabem bem quem são, espero eu! E também eu sinto uma enorme vontade de voltar à estrada convosco, dar ouvidos ao "larga tudo, vem e segue-Me!"
que Cristo nos sussura ao ouvido de quando em quando...
Entretanto, posso desde já dizer que algo me atormenta: oiço e leio todos a dizer que esta peregrinação foi muito especial, melhor que as outras, toda xpto, etc etc.... Mau! mas foi a minha primeira peregrinação!! Quer dizer que vou na de Maio e não vou achar nada de especial? Não me desiludam à partida... Bem, mas de qualquer modo, de certeza que vai ser espetacular, à sua maneira, até porque escrever que uma pereginação a Fátima pode vir a não ser "nada de especial" me soa um pouco a blasfémia!
Bom, de qualquer modo, Maio ainda vai longe, e antes disso há muito que penar, digo, estudar para que levemos o barco a bom porto. Ah!, e depois há o Encontro Internacional en España, numa terrinha cujo nome simpático já me chegou aos ouvidos (se é que é mesmo esse..) e depois Colónia!!!! Isso é que vai ser o auge! não me perdoo se algo me impedir de participar em tudo isto...até porque vocês vão precisar de um guia-intérprete em terras germânicas (que modéstia!)
Pois é meus amigos, parece-me que este 2005 que agora começa vai estar recheado de momentos inesquecíveis, no mínimo pelo que toca a EJNS. Conto convosco para os poder partilhar e viver na sua plenitude.. Não me desiludam!

Por fim, gostava só de partilhar o pouco que vivi do encontro de Taizé, cuja vivência para mim se resumiu praticamente à oração matinal em Sta Isabel, seguida de uma volta até Belém em que fiz de guia e babysitter a quatro alemães. Chegaram, viram e não venceram, mas adoraram Lisboa. Depois levei-os de volta à FIL, e eles convidam-me para almoçar com eles, e conversar um pouco. E ainda melhor, desafiam-me para participar na oração sentado no coro, e melhor ainda, até cantei(!) as músicas. Às tantas dei comigo a pensar qual seria a força poderosa que me levara a meter quatro perfeitos desconhecidos no carro, a almoçar um mini-chouriço, um pão, um salame e uma pêra sentado no chão de um pavilhão, e a cantar para uns milhares de pessoas canções que nunca tinha ouvido antes. Penso que não tem nada a ver com as outras que me levaram a escrever aqui; está é bem maior, porque vem do Pai (só pode! vocês não viram a minha figura no coro...lol). E faz-me lembrar outras coisas outras coisas estranhíssimas que se fazem hoje em dia, como andar 120 km a pé.
Todo aquele ambiente, aliado ao testemunho que ouvi dado pelos franceses nessa mesma manhã em Sta Isabel quando falavam da aldeia de Taizé e de como era a vida lá...bemmm.... fiquei com uma vontade DAQUELAS de pegar na mochila e ir para França (mas sem ser a pé! não sou doido a esse ponto).
Já se faz tarde, por isso, com este Post vos deixo
Um grande abraço pós meninos
Muitos beijos pás meninas
Um feliz e próspero 2005 para todos

Bernardo Mendes Pinto

Sem comentários: