quarta-feira, dezembro 09, 2009

O que realmente interessa!


segunda-feira, novembro 30, 2009

Boa peregrinação!

Desejo-vos a todos uma boa peregrinação de advento, a caminho do Deus-menino.






Com o início do advento, damos por terminado do SQAS?

quarta-feira, novembro 25, 2009

Capelão hospitalar

Não, não é uma pergunta do Quiz. É a minha mais recente reportagem sobre padres para o ano sacerdotal.

Não deixem de ver, comentem, e divulguem!

Abraços!

quinta-feira, novembro 19, 2009

SQAS 24

O que se está a passar aqui?

Dicas:
Foi em Barcelona em 1952 durante um Congresso Eucarístico Internacional

terça-feira, novembro 17, 2009

SQAS 23

Vivi há já alguns séculos.

Fui um bocado maluco e tive quatro filhos ilegítimos.

Aos 25 anos fui nomeado cardeal. Fui fazendo carreira até conseguir chegar a Papa.

Nessa altura, converti-me e mudei de vida.

Dei início a um acontecimento que veio a dar origem a importantes reformas da Igreja.

A nível das artes, foi no meu pontificado que Miguel Ângelo terminou alguns trabalhos no Vaticano.

quinta-feira, novembro 12, 2009

SQAS 22

Como se chama esta veste sacerdotal?




SQAS 21 - Não resisto


Nesta foto não estou com cabeção.
Aliás, se tivesse, seria uma contradição.
O meu nome é Carlos Manuel Pedrosa
Falta o apelido final, que é coisa curiosa.

Conseguem descobrir?

sábado, novembro 07, 2009

DESISTO!!!

Sou o PADRE FRANCISCO PAULO VICTOR

Agora investiguem-me!!!!

quinta-feira, novembro 05, 2009

Elá!

E o post nº 700 vai para...

Maria Durão

Parabéns amiga!

terça-feira, novembro 03, 2009

Tendência mudou.

É bom ver que a tendência de queda que o blog tem tido desde o seu inicio, foi quebrada no ano de 2009, e pela primeira vez tivémos um crescimento e posts relativamente ao ano anterior.

Que continuem os SQAS!

segunda-feira, novembro 02, 2009

SQAS 20

Fui o primeiro de muitos...

Nasci perto da Páscoa do Senhor.

Fui Pároco durante 58 anos.

O meu nome não é estranho neste blog.

quarta-feira, outubro 28, 2009

SQAS 19

Todos temos o direito de receber o sacramento da Unção dos Doentes. Mas há uma diferença no ritual quando o recepiente é um padre.

Qual é?

sábado, outubro 24, 2009

SQAS 18

Recebi-vos a todos.
Substituí alguém com problemas na voz.
O Papa Calisto II foi muito importante para mim.

sexta-feira, outubro 23, 2009

SQAS 17+

Entretanto lembrei-me eu de mais uma engraçada, e que ainda por cima não é muito complicada.


Nos cemitérios cristãos, toda a gente está enterrada com os pés virados para oriente.


Verdadeiro ou falso?


SQAS 16 #

Estou farto de questões crípticas, portanto nesta começo por dar a informação e só têm de descobrir o nome.

Pelo direito canónico todos os cardeais devem ser bispos. Logo, quando alguém que não é bispo é nomeado cardeal, deve ser ordenado bispo logo que possível. Contudo, é possível pedir uma dispensa.

Isso passou-se, por exemplo, com o Cardeal Avery Dulles, um jesuíta, que pediu para não ser ordenado bispo após ter sido elevado ao cardinalato. Dulles morreu o ano passado.

Neste momento, há pelo menos um cardeal nesta condição. Penso que é o único... mas não garanto, mas há pelo menos um. Eis a sua foto...


Conseguem descobrir quem é?

Podem parecer fácil, mas o facto de haver várias ordens de cardeal (cardeal-bispo, cardeal-padre e cardeal-diácono) complica as buscas, como irão descobrir.

Pistas: 1 - Guedes, não vale a pena clicar na foto... não caio na mesma duas vezes.
2 - Se, por acaso, encontrarem um caso idêntico mas que me tenha escapado, então ganham à mesma.

quarta-feira, outubro 21, 2009

SQAS 15

Dizem que da minha raça só houve um, mas a verdade é que eu também fui e muito antes.

A mim deve a Igreja a encomenda de uma das suas maiores e significativas obras, que de vulgar tem tudo e nada.

Do Pescador não usei as sandálias, mas...

Sou Santo entre Santos e Doutores.

A não perder

A minha última reportagem da série Vidas Consagradas, sobre o ano sacerdotal.

Vale mesmo a pena ver!

Aqui

Eu sei que podia ter guardado isto para um pergunta do SQAS, mas não me apeteceu.

Não...

Não pode ser!

terça-feira, outubro 20, 2009

SQAS 14

Quem sou eu?

-A palavra missionário tem tudo a ver comigo.

- Fui batizado no dia 01 de Agosto de um ano impar.

- Conquistei muitos hereges com um acto heróico.

- Já gerei comentários neste blog, com as minhas ideias.

- Tenho alguma coisa relacionada com os Pastorinhos.

sexta-feira, outubro 16, 2009

SQAS 13 - mais pistas

Ora bem, como parece que está difícil, aqui vão algumas dicas:

Esta pergunta é sobre mim e sobre mim muito diz. - refere-se ao número 13.

"Sucessor de Pedro" não foi usado por acaso.

quinta-feira, outubro 15, 2009

SQAS 13

Esta pergunta é sobre mim e sobre mim muito diz.

Se Bento XVI é Sucessor de Pedro a mim o deve.

Não sou estranho a Santa Isabel.

Quem sou eu?

sexta-feira, outubro 09, 2009

SQAS 12

Fui ordenado em 1984 e actualmente trabalho em Roma.

Os italianos chamam-me "o belo", e se houvesse uma eleição para Guapeton da Santa Sé, ganharia sem grandes dificuldades.

Qual é a minha função?

Distracção

Da próxima vez que vos apetecer criticar uma missa, pelo Pe. não parar de falar, pela música do coro, por aquela pessoa que está ao vosso lado e que responde sempre 3 segundos à frente de todos os outros, lembrem-se... podia ser pior...

quarta-feira, outubro 07, 2009

SQAS 11



As vestes eclesiásticas... qual é a veste própria do Padre? Tem alguma especial? É obrigado a alguma coisa? Onde se diz isso? Os padres sempre usaram "cabeção"?
Vá, argumentem!

terça-feira, outubro 06, 2009

SQAS 10

(a pedido do Pedro Guedes),

Padre Calaça,

-foi ordenado em 1990
-apresenta hoje às 21.30 na livraria Trama o seu novo livo: "O Viajante sem sono"

Por que outros nomes é também conhecido este padre?

segunda-feira, outubro 05, 2009

SQAS 9

Quem é este padre?

Nasceu em Tomar em 1883.
Foi ordenado em Roma em 1904.
Em 1909 regressa a Portugal, mas no caminho passa por Lourdes e compromete-se a divulgar a devoção mariana em Portugal.
Escreveu vários livros e fundou publicações (entre muitas outras coisas).
Morreu em 1958 em Fátima, na Casa de Nossa Senhora das Dores.

sábado, outubro 03, 2009

SQAS 8

Morreu em 1570, no próprio dia em que fez 53 anos de idade.

Fundou a maior cidade do hemisfério sul.

quinta-feira, outubro 01, 2009

SQAS 7 - a pedido do Pedro Guedes

Quem é X e quem é Y?

Dicas:

- X foi baptizado no dia que Y morreu

- Y morreu em França

- o ano do baptismo de X foi 1897

- Durante a sua peregrinação a Roma, Y encontrou-se com muitos sacerdotes medíocres

- Y sobre o ponto anterior escreveu: "Durante um mês, vivi com muitos padres santos e vi que, se sua sublime dignidade os eleva acima dos anjos, nem por isso deixam de ser homens frágeis e fracos... Se padres santos, que Jesus denomina no seu Evangelho "sal da terra", mostram em sua conduta que precisam extremamente de orações, o que dizer daqueles que são tíbios? Jesus não disse também: "Se o sal se tornar insípido, com que há de se lhe restituir o sabor"?
Oh Madre! como é bonita a vocação que tem por finalidade conservar o sal destinado às almas! Essa vocação é a do Carmelo, pois a única finalidade das nossas orações e dos nossos sacrifícios é ser apóstolo dos apóstolos, rezando para eles enquanto evangelizam as almas por suas palavras e, sobretudo, por seus exemplos... Preciso parar, se continuasse a falar sobre este assunto, não acabaria nunca!..."

Votem:

Tudo a votar nos Simplus... hoje!

http://www.cristojovem.com/

quarta-feira, setembro 30, 2009

SQAS 6


Quem é, e o que teve de notável a sua vida?
4 Pistas: Nascido a 27 de Agosto de 1851; Foi ordenado aos 23 anos; Morreu a 11 de Março de 1940; o seu primeiro nome era Pio.

terça-feira, setembro 29, 2009

SQAS 5

Do ZMD:

Quais os pecados que bradam aos céus?

Nota: Não é que a pergunta seja má, mas neste quiz estamos a tentar concentrar-nos mais em perguntas que tenham mais directamente a ver com o sacerdócio. Esta fica, mas peço aos próximos que tenham isso em mente.

segunda-feira, setembro 28, 2009

SQAS 4

Os padres devem celebrar missa todos os dias?

p.s. Esta pergunta foi colocada pelo Magriço, em clara violação das regras, uma vez que não foi ele quem acertou a última pergunta.

Sendo assim, peço ao ZMD para ter paciência e compreensão, e ir já pensando na próxima pergunta a fazer. Podes colocar nos comentários, que nós depois colocamos.

Mariço, estás perdoado, apesar de tudo.

Não é pergunta para o SQAS mas é uma curiosidade....


O que tem esta imagem a ver com este texto?

Ez 47, 1-12
Uma nascente no templo (Sl 46,5; Jl 4,18; Zc 14,8; Ap 22,1-2)

«Conduziu-me para a entrada do templo, e eis que saía água da sua parte subterrânea, em direcção ao oriente, porque o templo estava voltado para oriente. A água brotava da parte de baixo do lado direito do templo, a sul do altar.
Fez-me sair pelo pórtico setentrional e contornar o templo por fora, até ao pórtico exterior oriental; vi rebentar a água do lado direito.
O homem avançou para oriente com o cordel que tinha na mão, e mediu mil côvados; depois fez-me atravessar a água; ela chegava-me até aos tornozelos.
Mediu ainda mil côvados e fez-me atravessar a água; ela chegava-me aos joelhos. Mediu ainda mil côvados e fez-me atravessar a água; chegava-me aos quadris.
Mediu ainda mil côvados; era uma torrente que eu não conseguia atravessar, porque a água era tão profunda que era necessário nadar. Efectivamente, era uma torrente que não se podia atravessar.
E Ele disse-me: «Viste, filho de homem?» E levou-me até à beira da torrente.
Quando aí cheguei, eis que havia à beira da torrente grande quantidade de árvores, em cada uma das margens.
Ele disse-me: «Esta água corre para o território oriental, desce para a Arabá e dirige-se para o mar; quando chegar ao mar, as suas águas tornar-se-ão salubres.
Por onde quer que a torrente passar, todo o ser vivo que se move viverá. O peixe será muito abundante, porque aonde quer que esta água chegar, tornar-se-á salubre; e a vida desenvolver-se-á por toda a parte aonde ela chegar.
Haverá pescadores nas suas margens; desde En-Guédi até En-Eglaim serão lançadas redes; haverá peixes da mesma espécie que os peixes do mar Grande, e em grande número.
Mas os seus pântanos e charcos não serão saneados; serão abandonados ao sal.
Ao longo da torrente, nas suas margens, crescerá toda a sorte de árvores frutíferas, cuja folhagem não murchará e cujos frutos nunca cessam: produzirão todos os meses frutos novos, porque esta água vem do santuário. Os frutos servirão de alimento e as folhas, de remédio.»

sábado, setembro 26, 2009

SQAS 3

Ano Sacerdotal?
Sacerdote é o Padre e são os Bispos?
Ou há varios tipos de sacerdotes? O que quer isso dizer?

(esta é mais teológica mas é importante para se perceber o que estamos a falar)

sexta-feira, setembro 25, 2009

Entrevista Pe. Arsénio

Como sabem, tenho feito algumas entrevistas durante o Ano Sacerdotal com padres. A ideia é focar 12 padres de características e áreas de trabalho diferentes ao longo dos 12 meses do Ano Sacerdotal.


Este mês falei com o nosso querido amigo Pe. Arsénio, que acompanhou as equipas durante tantos anos.






Já agora, para quem não viu os outros, a entrevista com o Pe. João Eleutério está aqui, e com o Pe. Dâmaso Lambers está aqui.

quinta-feira, setembro 24, 2009

viva o PAPA!!

Hoje confirmado pela Presidência da República que o Papa vem a Fátima, pelo menos, no dia 12 e 13 de Maio!!

Ficamos à espera do programa oficial, mas viva o Papa e a sua vinda!

Resposta:

Então depois de tantas e tantas respostas erradas, por fim tu Filipe, acertaste mais ou menos, as 4 principais reformas saídas do Concilio Vaticano II, foram:

1- Introdução das linguas modernas, permitindo-se ainda e sempre o Latim como lingua oficial.
2- O Padre estar voltado para a Assembleia durante a Liturgia, embora seja permitido estar voltado para Deus.
3- As pessoas responderem a mais diálogos, antes estavam mais unidas no silêncio.
4- O Padre passou a dizer quase quase tudo alto, antes a maioria era no silêncio, agora ouve-se quase tudo.

E convid0 o Duarte a fazer a próxima pergunta, sendo que já me disseram que o Aguiar, Magriço, Laura e os Senzas tão ansiosos por serem convidados.

terça-feira, setembro 22, 2009

SQAS 2

Estamos no ano Sacerdotal, e sem Sacerdotes não há Eucarístia.

Por isso cá vai a minha pergunta:

- Quais foram as 4 últimas reformas, e quando se deram, da Missa tal como a celebramos actualmente?

Não falo em alterações, porque tudo tem continuidade e não houve rupturas com as anteriores celebrações.

(regra nova: quem faz a pergunta, convida o próximo a fazer e avisa-o por sms, quem participar e não for editor no blog pode ser convidado e os editores põe o post, nos comentários digam quem quer participar).

segunda-feira, setembro 21, 2009

Sim, mais ou menos

E a resposta é Sim, mais ou menos, como bem adivinhou o Pipos.

Pela lei civil, como é evidente, não há nenhuma razão para um Padre não adoptar um filho.

A lei canónica nada diz e, de facto, costuma imperar o bom senso.

O bom senso dita que não é fácil nem prático um homem solteiro com a vida ocupada como é a de um padre, educar um filho. Contudo, há excepções.

O Pe. George Clements, da diocese de Chicago, adoptou um rapaz há muitos anos, já com uns 10 anos, mais ou menos, por ser uma criança vista como "inadoptável".

O seu bispo tentou proibí-lo, mas ele insistiu e foi o próprio Papa quem acabou por autorizar. Ao todo acabou por adoptar 4 rapazes, que educou e se fizeram 4 homens adultos muito agradecidos e bem sucedidos.


Mais recentemente vi o caso de um padre que foi obrigado a renunciar à sua paróquia por adoptar legalmente uns rapazes, contra a vontade do seu bispo. Neste caso até eram mais velhos, e penso que a ideia era permitir que eles viessem para os EUA estudar, uma vez que eram do Haiti.

Não me parece que haja qualquer caso semelhante em Portugal.

E com isto, convido o Pipos a fazer a próxima pergunta.

SQAS - Pode um Padre adoptar uma criança?

Em baixo, o Pe. Nikolay Stremsky, com a sua mulher e alguns dos seus 70 filhos, a maioria dos quais adoptados.

Os Stremsky são ortodoxos, por isso não pensem que isto responde à pergunta, que apenas diz respeito aos "nossos" padres, católicos de rito latino, celibatários.



sábado, setembro 19, 2009

Antes do SQAS...

Muito bom...

http://www.youtube.com/watch?v=wEc-ZTXbUC4

Vídeo de "promoção" à peregrinação das EJNS.

sexta-feira, setembro 18, 2009

SQAS?

E já que se sugeriu um Quiz, e tendo em conta que nos encontramos no Ano Sacerdotal... que tal um SQAS?


Super Quiz do Ano Sacerdotal


Pede-se a participação de todos, vamo-nos quizar sobre todos os aspectos, básicos, óbscuros, bizarros, hilariantes ou simplesmente inacreditáveis sobre os padres.


Podem ser coisas gerais, ou então coisas específicas sobre padres que conhecemos.


Pede-se a ajuda de todos, e logo se vê o ritmo a que isto anda e de quantos em quantos dias metemos perguntas novas.


Começo eu, e colocarei a primeira pergunta na Segunda-feira.


Parece-vos bem?


Boa, então avançamos.

quarta-feira, agosto 19, 2009

Deixo o link com um post antigo:

http://peregrinosdesantiago.blogspot.com/2005/12/aguiaaaaaaar.html

Pode ser que volte a picar! e os outros de se lembrarem de escrever!

(Adoro trabalhar(??) em Agosto! Amanhã férias!!)

Para marcarem na Agenda:

26 de Outubro de 2014 - Partida para Santiago.

A Comissão de Organização, Maria, Pipos e Duarte, combinaram num jantar que vão organizar os festejos dos 10 anos da nossa Peregrinação a Santiago, em 2014. Iremos lembrar e "convidar" todos os peregrinos que fizeram a peregrinação de 2004.

Nesse ano o Duarte já será Padre (rezamos por isso!), muitos seremos casados, uns com mais filhos que outros e será muito bom voltarmos alguns, todos é sempre dificil, a fazer essa caminhada.
Fica a sugestão e a ideia escrita para não ser esquecida por ninguém.

Para os 5 anos, combinámos fazer um jantar para vermos se aderirem aqueles mais "desaparecidos" e para lembrar que este blog ainda existe!!!

abraços

Lembranças

Hoje de manhã ouvi uma notícia chocante e lembrei-me de uma discussão que houve aqui devido a umas palavras verdadeiras do Patriarca.

A notícia falava de que foi aprovado num país Oriental, Afeganistão se bem me lembro, uma lei em que os homens poderiam deixar as mulheres em greve de fome caso estas não fossem "boas na cama" (digo assim de forma simples...).

Fica mais um exemplo.

quarta-feira, agosto 05, 2009

EJNS

Amigos,

Todos devemos estar orgulhosos por sabermos (quem não sabe fica a saber) que neste momento estão 200 equipistas numa audiência com o Papa em CastelGandolfo...
Melhor ainda é saber que o Papa rezou pelas Equipas e referiu a sua presença na Praça.

Fica a grande pena de não estar presente, mas um grande orgulho e segurança de saber que as Equipas estão "guardadas" pela oração do Papa.

Para os extreme e com MMS, posso mandar uma fotografia do Papa que me mandaram directamente de lá.

quarta-feira, julho 22, 2009

Apaixonado por Cristo

Não é este o nome da reportagem, mas bem que podia ser.
Convido-vos a ver, vale bem a pena!

Cliquem aqui

Abraços e beijinhos!

sexta-feira, junho 26, 2009

Miudas, digam lá...

... a qual de vocês é que isto nunca aconteceu?



Fica aqui um brinde para assinalar um ano sacerdotal.

quarta-feira, junho 24, 2009

Blog engraçado:

http://umasemanacom.blogspot.com/

Vale a pena dar uma espreitadela, esta semana com um Padre mais próximo de nós!

segunda-feira, junho 15, 2009

Santiagrinos dão o exemplo

Em época de luta pela defesa da família e do casamento tradicional, os Peregrinos de Santiago, fiéis à Santa Madre Igreja, dão o exemplo.

Parabéns Pipos e Maria!

terça-feira, junho 02, 2009

Dá sempre jeito saber...e nós Per.Santiago queremos muitas!

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 12 de maio de 2009 (ZENIT.org).- Os sacerdotes e fiéis que realizarem determinados exercícios de piedade durante o Ano Sacerdotal receberão a indulgência plenária.
Assim informa um decreto divulgado hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé, assinado pelo cardeal James Francis Stafford e pelo bispo Gianfranco Girotti, O.F.M., penitenciário maior e regente da Penitenciaria Apostólica, respectivamente.
A Igreja celebrará o Ano Sacerdotal do dia 19 de junho de 2009 até o mesmo dia do ano seguinte, por ocasião do 150º aniversário da morte de São João Maria Vianney, o Cura de Ars.
O Ano Sacerdotal começará no dia da solenidade do Sagrado Coração de Jesus, com a celebração, presidida pelo Papa, das Vésperas diante das relíquias de São João Maria Vianney, levadas a Roma pelo bispo de Belley-Ars.
Bento XVI concluirá o “sagrado período” um ano depois, na Praça de São Pedro, com sacerdotes do mundo inteiro, que “renovarão a fidelidade a Cristo e o vínculo de fraternidade”, segundo o texto.
O decreto explica detalhadamente as modalidades para a obtenção das indulgências.
Em primeiro lugar, poderão obter a indulgência plenária os sacerdotes que, “arrependidos de coração”, rezem qualquer dia as Laudes ou Vésperas diante do Santíssimo Sacramento exposto para a adoração pública ou no sacrário e, seguindo o exemplo de São João Maria Vianney, ofereçam-se para celebrar os sacramentos, sobretudo a Confissão, “com espírito generoso e disposto”.
O texto indica que os sacerdotes poderão beneficiar-se da indulgência plenária aplicável a outros sacerdotes defuntos como sufrágio, se, em conformidade com as disposições vigentes, se confessarem, comungarem e rezarem pelas intenções do Papa.
Também receberão indulgência parcial, sempre aplicável aos irmãos no sacerdócio defuntos, “cada vez que rezarem orações devidamente aprovadas para levar uma vida santa e cumprir os ofícios que lhes foram confiados”.
Por outro lado, todos os cristãos poderão beneficiar-se de indulgência plenária sempre que, “arrependidos de coração”, assistirem à Santa Missa e oferecerem pelos sacerdotes da Igreja orações a Jesus Cristo e qualquer boa obra.
Tudo isso complementado com o sacramento da confissão e a oração pelas intenções do Papa “nos dias em que se abra e se conclua o Ano Sacerdotal, no dia do 150º aniversário da morte de São João Maria Vianney, nas primeiras quintas-feiras de cada mês ou em qualquer outro dia estabelecido pelos Ordinários dos lugares para a utilidade dos fiéis”.
Os idosos, doentes e todos aqueles que, por motivos legítimos, não possam sair de casa, também poderão obter a indulgência plenária se, com ânimo afastado do pecado e o propósito de cumprir as três condições necessárias assim que lhes for possível, “nos dias indicados rezarem pela santificação dos sacerdotes e oferecerem a Deus, por meio de Maria, Rainha dos Apóstolos, suas doenças e sofrimentos”.
O decreto indica que se concederá a indulgência parcial a todos os fiéis cada vez que rezarem 5 Pai Nossos, Ave Marias e Glórias, e outra oração devidamente aprovada “em honra do Sagrado Coração de Jesus, para que os sacerdotes se conservem em pureza e santidade de vida”.
O texto indica que o Santo Cura de Ars “aqui na terra foi um maravilhoso modelo de verdadeiro pastor do rebanho de Cristo”.
Também destaca que as indulgências podem ajudar os sacerdotes, junto com a oração e as boas obras, a obter “a graça de resplandecer com a fé, a esperança, a caridade e as demais virtudes” e “mostrar com sua conduta de vida, também com seu aspecto exterior, que estão plenamente dedicados ao bem espiritual das pessoas”.

terça-feira, maio 19, 2009

No you can't!

Nos últimos dias um homem ferozmente pró-aborto e um padre pró-vida de 80 anos foram a uma Universidade Católica.

Adivinhem qual é que foi preso.

domingo, abril 05, 2009

Não tens tempo para rezar?

http://www.informationageprayer.com/

E dá para qualquer religião...

Onde iremos nós parar? Não dá para pagar e um computador trabalhar por mim?

terça-feira, março 31, 2009

Apetece tanto!

Vejam este vídeo

22 de Março de 2009 (na descrição do vídeo diz Maio, o que é obviamente um erro), militantes comunistas e de grupos homossexuais reuniram-se diante da porta da Catedral de Notre Dame, onde distribuiram preservativos e panfletos e gritaram palavras de ordem contra o Papa.

Alguns jovens católicos reagiram.



Esclarecimentos e comentários

1. Tenho dúvidas sobre a "catolicidade" de alguns dos presentes. Não pela reacção, a isso chegaremos, mas pelo aspecto. Parecem-me mais militantes de extrema-direita do que católicos e acredito que, pelo menos alguns, estariam lá mais movidos por ódio anti-homossexual e anticomunista do que por amor ao Papa. Há pelo menos um que é nitidamene skinhead e quem sabe alguma coisa sobre os skins (e eu sei), sabe que não há nada de católico nessa ideologia.

2. Não coloco aqui este vídeo nem como defesa, nem como condenação do que se passou. Coloco principalmente porque isto me parece um acontecimento digno de nota, que não vi ser mencionado em mais lado nenhum da comunicação social.

3. Uma explicação do meu título. De facto, apetece tanto, tanto, tanto, que às vezes só me apetece chorar. Se lá estivesse apetecer-me-ia também, como me apeteceu reagir violentamente quando vi, na última marcha contra o aborto, que os skinheads e neo-nazis do PNR estavam a tentar colar-se à nossa caminhada... como me apetece desatar à chapada tantas vezes quando vejo pessoas a insultar a minha fé e a minha religião. Mas até hoje sempre consegui resistir a essa tentação. Porque acredito que é uma tentação, e acredito que é pecado.

4. Tanto quanto percebo pelo vídeo, o primeiro gesto de violência parte de um dos jovens católicos, contra um tipo que andaria a distribuir panfletos. Penso que isso é importante para enquadrar o resto do vídeo.

5. Não pode ser esta a resposta. Não foi a resposta de Cristo quando o prenderam, insultaram, torturaram, não pode ser a nossa. Deus é amor. A nossa religião é uma religião de amor, e se o amor não implica que nos deixemos espezinhar e humilhar sem resposta, também não passa certamente por pontapés em voo contra quem nos ofende, digo eu.

6. Mas apetece tanto! Tanto...

sexta-feira, março 06, 2009

Piada papal

Porque é que Gregório XI não foi de carro para Roma?



Porque foi de Avinhão.

sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Casamento, sofrimento e vontade de Deus

Cá vai então a minha resposta muito atrasada ao Silveira sobre a questão do papel de Deus nas nossas vidas.

Para quem não leu o que vai para trás (essencial para compreender aquilo que vou escrever), sugiro que vejam os comentários ao seguinte post no blog dos senzas.

João, recordas-te com certeza que tudo isto começou por eu dizer que não acredito que exista uma pessoa (cara metade, alma gémea, etc.) destinada a cada um de nós, ou pelo menos a cada um daqueles que se sente chamado à vocação do matrimónio.

Ao dizê-lo, estava a dizer que a Ana não me estava “destinada”, no sentido em que outras pessoas tinham argumentado anteriormente. Casei-me com a Ana, mas imagino que, caso a minha vida tivesse sido diferente (bastava eu não ter aceite o convite para ser RI das EJNS), talvez me tivesse casado com outra pessoa e fosse igualmente feliz, e a Ana idem aspas.

Por conseguinte, argumentei que não faz muito sentido dizer que o meu casamento fazia parte de um grande plano de Deus para a minha vida, pelo menos no sentido em que Deus mexe os cordelinhos para que eu me encontre com a Ana e me case com ela.

Porque no fundo é disso que estamos a falar, dizer que a Ana estava destinada por Deus, desde o princípio do mundo, para se casar comigo, implica que Deus teve uma parte activa em todas as condicionantes que levaram isso a acontecer. Ou seja, Deus fez com que eu fosse concebido num certo dia, e a Ana noutro, fez com que os meus pais regressassem para Portugal do Canadá, fez com que decidissem voltar para Lisboa do Porto, fez com que eu conhecesse as EJNS e me integrasse. Mais, fez com que eu fosse convidado para o Secretariado Internacional, e daí fez com que eu fosse convidado para ser Responsável. E atenção que estas são só as coisas simples, porque para eu nascer, foi preciso que a minha mãe tivesse um desmancho antes de ficar grávida de mim, isso também teve dedo de Deus?

Claro que Deus não fez abortar um filho da minha mãe só para que eu nascesse. Diria que isso é completamente evidente. Mas então como é? Deus adaptou-se à situação quando ela aconteceu? Então e se eu tivesse morrido num acidente antes de encontrar a Ana, ela ficava solteira para o resto da vida? Ou casava-se com outro? Mas então não seríamos obrigados a dizer que, por a Ana ter casado com outro, foi necessário eu ter morrido, logo Deus quis que eu morresse?

Então dir-me-ão que Deus não lida com as coisas desta maneira. O Senhor, no essencial, coloca as peças em movimento e acompanha o seu desenvolvimento. Mas então, dizer que Deus planeou que eu me encontrasse com a Ana faz tanto sentido como dizer que eu planeei que o Sol nascesse hoje de manhã, e que a prova disso é que nasceu mesmo.

Tentei explicar que a minha opinião é outra. Certamente a vontade de Deus tem aqui um papel. Resumidamente Deus quer-me santo, e quer a Ana santa, e na medida em que eu e a Ana procurámos conformar a nossa vontade à Dele, fomos progredindo em direcção à santidade (um caminho longo e difícil), e que quando nos conhecemos e nos apaixonámos, percebemos que a nossa união era uma forma de levar a bom porto esse plano que Deus tem para nós, esse sim, o da santidade.

Ou seja, nem as coisas aconteceram “por acaso”, nem porque Deus andou a mexer cordelinhos ao longo dos tempos, para que eu me casasse com aquela pessoa em particular. Nesse sentido sim, é difícil para mim, como dizes: “entender que Deus leva em conta todas as variáveis para juntar duas pessoas”.
Em contrapartida, já não me custa nada acreditar que Deus, por estar fora do tempo, sempre soube que eu e a Ana íamos casar, que a minha mãe ia ter um desmancho, que o meu avô iria sobreviver à guerra, ao contrário de dois dos seus irmãos, e que, e que e que…
Mas soube essas coisas sem ter que interferir na história para que elas acontecessem.

Quer isto dizer que Deus não intervém, ou está impedido de intervir na história? Não! Mas a essas intervenções, quer demos por elas ou não, chamamos milagres. Abundam, graças a Deus (quem mais?), e mostram o quanto Deus nos ama. Até acredito que em alguns casos particulares Deus interfira directamente na nossa história para que duas pessoas se conheçam, como sei que intervém por vezes para salvar vidas e curar doentes terminais, mas daí a dizer que para todos nós Deus tem um par perfeito reservado, é um grande salto.

Portanto, por tudo o que escrevi acima, não concordo contigo quando dizes que a minha argumentação implica que “apenas poderás agradecer [a Deus] a tua existência, porque tudo o que aconteceu daí para diante deveu-se às tuas decisões”. Compreendo que os meus argumentos possam ser levados nesse sentido, mas isso ignora a importância do meu esforço de conformar a minha vontade à vontade de Deus, e ignora o papel do Paráclito, o Espírito Santo que, sem me impor decisões, me aconselha em momentos de dificuldade. Por tudo isso posso agradecer a Deus e sei que a minha vida teria sido outra, bem pior, não fossem esses factores.

Repara que eu concordo contigo quando dizes que “vejo mais a vontade de Deus em todos os metros desse meu caminho, em todas as decisões que tomo, por mais ínfimas que sejam”, mas vejo-o dessa forma, através da suave sugestão, da iluminação da minha vontade, porque Deus me ama demais para retirar a livre vontade que me deu, ama-me demais para condicionar as minhas decisões, ama-me demais para me obrigar a ser feliz, sabe que essa felicidade só fará sentido se for eu a conquistá-la, que só assim será simultaneamente felicidade e santidade.



Queria também abordar aquilo que escreves sobre o mal, porque me parece que a tua visão não é correcta. Tu escreves:

“A vontade de Deus pode ser causar o mal? Absolutamente, claro que não. Mas aí teremos que definir o que é mal e o que é bem. Um cancro é mal? Sofrer é mal? Ou apenas o pecado é mal?”

Sim, o pecado é o verdadeiro mal, por assim dizer. Afinal é o pecado que nos afasta de Deus, e nada há pior que isso. Mas daí a dizer que apenas o pecado é mal? Parece-me descabido.
O pecado é mal, mas o cancro também… aliás, não é por acaso que o Génesis nos diz que a doença e a morte entraram no mundo por causa do pecado, há algo a aprender aí.
A doença pode-me aproximar de Deus, ajudar-me a reavaliar a minha vida, a ser uma pessoa melhor? Pode. Mas isso não faz com que a doença seja uma coisa boa, significa, isso sim, que eu retirei de uma situação má um fim bom. É essa a história de Cristo, que pegou em todo o mal do mundo, todos os nossos pecados, e transformou-o em salvação.
Escreveste: “Recordando as palavras de Nossa Senhora aos pastorinhos, em Maio: “Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em acto de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de suplica pela conversão dos Pecadores?”

Nossa Senhora, como “porta-voz” de Deus propõe o sofrimento àquelas crianças. Pode Deus propor o mal? Não me parece. Então aquilo tem que ser bem.”


Sugiro que não leias os diálogos de Nossa Senhora com os pastorinhos de forma literal. Lembra-te que Ela estava a falar com crianças, e não pondo em causa o espírito de nada do que lhes disse, convém ter em conta a sua linguagem seria aplicada a essa situação.

Também não é por eles terem visto uma imagem do inferno que devemos acreditar que o inferno é mesmo como eles o descreveram, com chamas e tudo.

Não ponho em causa a possibilidade de transformar o sofrimento em acto de reparação pelos pecados, mas não acredito que as doenças que vitimaram os pastorinhos foram “enviados” por Deus. Acredito, isso sim, que Ele sabia que o Francisco e a Jacinta iam ficar doentes, que sofreriam muito, e que lhes propôs que transformassem esse sofrimento em graça.

Não me parece que este meu raciocínio ponha em causa o que escreves a seguir: “É o mistério da redenção, quem ama está disposto a sofrer. E esse sofrimento tem em vista acabar com o verdadeiro mal, as ofensas a Deus, e o pecado. Esse é o mal, é esse que Deus permite, mas que nunca propõe”, simplesmente onde tu estarás a supor que o sofrimento parte de uma vontade activa de Deus para aquela pessoa, eu não concordo.

Da mesma forma, estou completamente de acordo com o que citas da irmã Bridget McKenna, mas tenho sérias dúvidas que ela mesmo concordaria com a tua conclusão, que é Deus quem “queira que uma pessoa tenha cancro, para curar o mal espiritual de outras, ou dela própria”.

Finalmente, no fim do teu texto lamentas que “Achamos que o facto de haver uma vontade de Deus em relação a tudo o que temos que decidir, diminui de algum modo a nossa liberdade”

Eu não acho nada disso. Saber que há uma vontade de Deus em relação a tudo o que eu tenho que decidir mostra-me que Deus me ama como um pai e me acompanha intimamente, em tudo na minha vida. Ele sabe quantos cabelos tenho na cabeça (e nem o culpo por serem poucos!).

O que eu acho é que o facto de Deus condicionar as coisas que eu tenho que decidir na minha vida diminui, e muito, a minha liberdade. Por isso tenho a certeza que não o faz.

E pronto. Peço desculpa pela extensão da resposta e pela sua demora...

E aproveito para convidar outras pessoas a opinar sobre este assunto, seria uma pena a discussão ficar resumida a mim e ao Silveira quando há com certeza outras opiniões válidas para partilhar.

Beijinhos, abraços e santa quaresma!

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Porquê?

Em geral, Porque costumamos dar mais importância à Quaresma do que ao Advento?

Hoje estava a pensar nisso, porque estava já a pensar no que vou fazer na Quaresma, etc... e lembrei-me porque no Advento nunca pensamos em nada e falamos muito menos sobre isso..

A Quaresma está sempre presente, contamos o que fazemos e que não fazemos, onde almoçamos às 6ªs, a semana antes... vivemos tudo de uma forma mais intensa.
No Advento estamos preocupados com o que vamos dar no Natal, tudo com pressas, preparamo-nos menos...

Pelo menos sinto imenso isso, e não consigo arranjar uma razão óbvia para esta diferença.

sexta-feira, janeiro 30, 2009

segunda-feira, janeiro 26, 2009

Olé!

terça-feira, janeiro 20, 2009

Concílio Vaticano II

Amigos e irmãos em Cristo:


No próximo Domingo faz 50 anos que o bom Papa João XXIII convocou o Concílio Vaticano II.

Foi uma decisão que apanhou toda a gente de surpresa e que acabou por ter uma enorme importância na vida da Igreja.







A nossa geração não conhece suficientemente bem o Concílio, o que é natural mas é pena.


Durante esta semana a Página 1, jornal on-line para o qual trabalho, está a publicar uma série de artigos e entrevistas com peritos em diferentes assuntos que marcaram o concílio, e com pessoas que o viveram mais de perto.


Ontem D. Manuel Clemente e D. Jorge Ortiga recordaram a importância que o Concílio teve nas suas juventudes. Hoje o liturgista Cónego João Peixoto fala sobre a reforma litúrgica. Amanhã o Pe. Peter Stilwell aborda as relações ecuménicas e inter-religiosas e teremos ainda conversas com o Pe. João Seabra e com o Pe. Tolentino até ao fim da semana.


Sugiro que leiam e que aproveitem estes testemunhos para vos familiarizarem com o Concílio.


Podem fazer o download do Página 1 aqui. Sai todos os dias por volta das 15h.


Entretanto, e por falar em ecumenismo, deixo-vos também o link para um vídeo feito por malta da Renascença. Não colaborei com ele, mas tenho pena. Está muito bem feito e é interessantíssimo.



Abraços e beijinhos!

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Não sei se já conhecem...

Vejam este site...

http://www.catholicscomehome.org/

E se tiverem 3 minutos (literalmente!), vejam o vídeo que está em baixo da imagem grande de entrada que se chama Epic!

Os outros dois também são bons... mas o Epic é excelente! Enjoy..!

Ah, e BOM ANO aos que ainda não vi! :)