sexta-feira, outubro 23, 2009

SQAS 16 #

Estou farto de questões crípticas, portanto nesta começo por dar a informação e só têm de descobrir o nome.

Pelo direito canónico todos os cardeais devem ser bispos. Logo, quando alguém que não é bispo é nomeado cardeal, deve ser ordenado bispo logo que possível. Contudo, é possível pedir uma dispensa.

Isso passou-se, por exemplo, com o Cardeal Avery Dulles, um jesuíta, que pediu para não ser ordenado bispo após ter sido elevado ao cardinalato. Dulles morreu o ano passado.

Neste momento, há pelo menos um cardeal nesta condição. Penso que é o único... mas não garanto, mas há pelo menos um. Eis a sua foto...


Conseguem descobrir quem é?

Podem parecer fácil, mas o facto de haver várias ordens de cardeal (cardeal-bispo, cardeal-padre e cardeal-diácono) complica as buscas, como irão descobrir.

Pistas: 1 - Guedes, não vale a pena clicar na foto... não caio na mesma duas vezes.
2 - Se, por acaso, encontrarem um caso idêntico mas que me tenha escapado, então ganham à mesma.

3 comentários:

Duarte 16 disse...

Urbano Navarrete Cortés. Padre jesuíta, foi reitor da Gregoriana em Roma. Foi feito Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2007, já com mais de 80 anos (com essa idade já não pode participar em Conclaves). Pediu dispensa, como bom jesuíta que é!


Pelo que eu sei há também o checo Tomás Spidlik, que é padre jesuita e foi feito cardeal já com 83 anos como distinção pelo seu contributo teológico.

Também o padre jesuíta Roberto Tucci, que foi feito cardeal a menos de dois meses de fazer 80 anos, em 2001, e pediu a dispensa da ordenação episcopal ao Papa João Paulo II.

Mais outro padre jesuíta, Albert Vanhoye, feito Cardeal em 2006 pelo Papa Bento, já tinha 83 e pediu a dispensa.

Pelo que percebi, Stanisław Nagy é sacerdote com título pessoal de Arcebispo titular de Hólar, o que não sei bem o que significa, mas penso que não conte para esta lista.
Que eu saiba não há mais Cardeais não bispos, mas posso enganar-me (!!).
Alguém que faça outra pergunta que a mim não me ocorre nada!

Filipe d'Avillez disse...

Epá! Sim senhor. Resposta mais completa seria complicado.

O Stansilaw Nagy foi ordenado Bispo. De resto para os outros todos está certíssimo. Eu devia-me ter lembrado do Checo, porque li sobre ele há duas semanas... mas enfim.

Reparem como todos estes casos são jesuítas. Isto acontece porque os Jesuítas ñão devem procurar honras ou "promoções" eclesiásticas. Daí pedirem dispensa ao Papa para não serem ordenados bispos, especialmente quando, pela idade, isso não teria qualquer efeito prático.

O primeiro a pensar numa nova pergunta que se chegue à frente então.

f.braga disse...

grandas jesuitas!