quinta-feira, novembro 12, 2009

SQAS 22

Como se chama esta veste sacerdotal?




11 comentários:

Filipe d'Avillez disse...

Eu sei. Chama-se "Capa do Imperador Palpatine". Certo?

mvs disse...

Pluvial?

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Menos Filipe, menos!
Mariana, pluvial é um dos nomes correctos, mas há pelo menos mais um.

Zé Maria Duque disse...

Capa de Asperges.

Veste sacerdotal não é uma boa expressão. Quanto mais não seja, porque os diáconos tambem a podem usar. Paramento litúrgico parecia-me mais correcto.

Pe Duarte Andrade e Sousa disse...

Bem, é uma veste... e é sacerdotal, porque os diáconos são sacerdotes. Bem vistas as coisas, até calças de ganga são vestes sacerdotais, uma vez que todos participamos do sacedócio comum dos fiéis. (tinha de vir a conversa do sacerdócio comum, não era?)

Zé Maria Duque disse...

Duarte, até tu podes usar uma destas. Mas o meu ponto n é esse.

Veste sacerdotal é uma expressão que não quer dizer nada (como tu bem explicas com o exemplo das calças de ganga).

As vestes próprias para a celebração da litúrgia são chamadas de paramento, como tu sabem bem melhor do que eu. Era só isto que eu queria dizer.

Abraço, Zé Maria.

Filipe d'Avillez disse...

Muito bem.
E com a autoridade que advém do meu sacerdócio comum, nomeio a Mariana para elaborar a próxima pergunta, porque foi a primeira a dar uma resposta certa.

Se não puderes ou não quiseres, passa a bola para o Zé Maria, que deu a segunda.

mvs disse...

Desculpem o atraso...

Vivi há já alguns séculos.
Fui um bocado maluco e tive quatro filhos ilegítimos. Aos 25 anos fui nomeado cardeal.
Fui fazendo carreira até conseguir chegar a Papa. Nessa altura, converti-me e mudei de vida. Dei início a um acontecimento que veio a dar origem a importantes reformas da Igreja. A nível das artes, foi no meu pontificado que Miguel Ângelo terminou alguns trabalhos no Vaticano.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Escrevi sacerdotal para que não se pensasse que era de uso exclusivo do Papa. E como o quiz é sobre o ano sacerdotal, fazia sentido assim referir-me.
Além disso, também é utilizada por exemplo em procissões - pode ser ignorância minha mas não é uma cerimónia litúrgica - daí não ter chamado de paramento.

Unknown disse...

Boas:
Acho que o paramento chama-se Casula.

Giovanna Machado disse...

Tbm pode ser chamada de capa d'asperges ou coisa parecida expremi meu cerebro agora galera não cobrem muito rsrsrs