terça-feira, março 31, 2009

Apetece tanto!

Vejam este vídeo

22 de Março de 2009 (na descrição do vídeo diz Maio, o que é obviamente um erro), militantes comunistas e de grupos homossexuais reuniram-se diante da porta da Catedral de Notre Dame, onde distribuiram preservativos e panfletos e gritaram palavras de ordem contra o Papa.

Alguns jovens católicos reagiram.



Esclarecimentos e comentários

1. Tenho dúvidas sobre a "catolicidade" de alguns dos presentes. Não pela reacção, a isso chegaremos, mas pelo aspecto. Parecem-me mais militantes de extrema-direita do que católicos e acredito que, pelo menos alguns, estariam lá mais movidos por ódio anti-homossexual e anticomunista do que por amor ao Papa. Há pelo menos um que é nitidamene skinhead e quem sabe alguma coisa sobre os skins (e eu sei), sabe que não há nada de católico nessa ideologia.

2. Não coloco aqui este vídeo nem como defesa, nem como condenação do que se passou. Coloco principalmente porque isto me parece um acontecimento digno de nota, que não vi ser mencionado em mais lado nenhum da comunicação social.

3. Uma explicação do meu título. De facto, apetece tanto, tanto, tanto, que às vezes só me apetece chorar. Se lá estivesse apetecer-me-ia também, como me apeteceu reagir violentamente quando vi, na última marcha contra o aborto, que os skinheads e neo-nazis do PNR estavam a tentar colar-se à nossa caminhada... como me apetece desatar à chapada tantas vezes quando vejo pessoas a insultar a minha fé e a minha religião. Mas até hoje sempre consegui resistir a essa tentação. Porque acredito que é uma tentação, e acredito que é pecado.

4. Tanto quanto percebo pelo vídeo, o primeiro gesto de violência parte de um dos jovens católicos, contra um tipo que andaria a distribuir panfletos. Penso que isso é importante para enquadrar o resto do vídeo.

5. Não pode ser esta a resposta. Não foi a resposta de Cristo quando o prenderam, insultaram, torturaram, não pode ser a nossa. Deus é amor. A nossa religião é uma religião de amor, e se o amor não implica que nos deixemos espezinhar e humilhar sem resposta, também não passa certamente por pontapés em voo contra quem nos ofende, digo eu.

6. Mas apetece tanto! Tanto...

1 comentário:

Pipos disse...

1- concordo, mas diria que a mesma indignação poderia vir de qualquer um de nós... (apesar do ponto 5 me desarmar).

2- não podiam dar. o Pe.João Euleutério é que faz capas. Mas agora a sério, eu vi isto num telejornal qualquer... obviamente os católicos é que se foram meter no meio da outra manif (segundo a jornalista)

3- Uma tentação muito dificil, mas sinceramente cada vez reajo menos com violência (psicologica, pq nunca se fez nada), cada vez mais sinto uma dor no coração, custa-me ouvir e ver muitas coisas deste mundo... quem foi ao debate com o zé diogo na universidade, aí sim, aptecia e muiuto violencia fisica..

4- é verdade, o 1º gesto foi "nosso" segundo o video, mas como não oiço o video, não sei se a violência psicológica não foi bem pior... e não sei o que é pior, eu acho a psicológica, desde sempre.

5- amén

6- quantos somos? bora!