segunda-feira, setembro 28, 2009

SQAS 4

Os padres devem celebrar missa todos os dias?

p.s. Esta pergunta foi colocada pelo Magriço, em clara violação das regras, uma vez que não foi ele quem acertou a última pergunta.

Sendo assim, peço ao ZMD para ter paciência e compreensão, e ir já pensando na próxima pergunta a fazer. Podes colocar nos comentários, que nós depois colocamos.

Mariço, estás perdoado, apesar de tudo.

7 comentários:

Zé Maria Duque disse...

N há problema,tento responder a esta pergunta.

Obrigado a celebrar tenho certeza que não é. Se tem o dever de, pelo menos assisitir todos os dias à missa, tanto quanto sei tambem não (se estiver errado avisem-me para avisar o padre que me disse isto :P).


Tanto quanto consegui perceber os padres tem que rezar a liturgia das horas completa todos os dias (mas chegando aqui n sei se este ponto era especifico da ordem do padre a quem eu perguntei isto há uns tempos ou se é geral. Espero que o Duarte me saiba elucidar).

Zé Maria Duque

Pipos disse...

Sem procurar, sempre tive ideia em conversas com Padres e Leigos sábios, que os Padres deveriam celebrar todos os dias... sempre achei que não era obrigatório mas um dever... talvez uma fronteira entre os dois.

vou tentar saber melhor ou alguem que diga!

Pe Duarte Andrade e Sousa disse...

Sim Zé, não são obrigados a celebrar Missa todos os dias, apesar de ser, desde há muito na tradição, altamente aconselhável. Mas não é obrigatório. Já a Liturgia das Horas é obrigatória, aliás se fores a uma Ordenação Presbiteral vais ver que eles fazem essa promessa, mas não a de celebrar Missa todos os dias!

Pipos disse...

boa, acho que todos dissemos mais ou menos o mesmo e que será a resposta certa.. se o Magriço assim permitir, avança zé para a próxima pergunta.

Laura disse...

Rápidos!
nem me deram tempo para tentar!:)

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Convenhamos que isto não era um quizz santiagrino sem a minha participação. Amanhã cá estarei.

Zé Maria Duque disse...

Bem, aqui vai.

Quais os pecados que bradam aos céus?