sábado, janeiro 22, 2005

Igreja concede indulgências plenárias no Ano da Eucaristia

Queridos amigos, para quem não sabe, aqui vão óptimas notícias:


«A Penitenciaria Apostólica publicou um decreto onde se explica o dom da Indulgência Plenária durante o Ano da Eucaristia, lançado em Outubro passado por João Paulo II, na participação “com atenção e piedade” em actos particulares de culto e veneração para com o Santíssimo Sacramento, como a Missa ou a adoração eucarística.
No texto –datado em 25 de dezembro de 2004–, afirma-se que “se concede indulgência plenária segundo as condições habituais (confissão sacramental, comunhão eucarística e
oração pelas intenções do Sumo Pontífice, com a alma totalmente desprendida de afecto a qualquer pecado), cada vez que os fiéis participem com atenção e piedade numa cerimónia sagrada ou num serviço piedoso em honra ao Santíssimo Sacramento, exposto solenemente ou conservado no tabernáculo”.
“Também se concede, com as condições citadas anteriormente, a indulgência plenária ao clero, aos membros dos Institutos de Vida
Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica e aos outros fiéis obrigados por lei à oração da Liturgia das Horas, além dos que estão acostumados a rezar o Ofício Divino por pura devoção, sempre, ao final da jornada, rezem diante do Senhor presente no sacrário, ou em comum, ou de forma privada, Vésperas e Completas”, adiciona o decreto.
Esta foi uma decisão tomada por João Paulo II, no passado mês de Dezembro, com o objectivo de “exortar os fiéis a um conhecimento e amor mais profundos para com o inefável ‘Mistério da fé’”.A Indulgência é definida no Código de Direito Canónico (cf. cân. 992) e no Catecismo da Igreja Católica (n. 1471) como "a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições pela acção da Igreja que, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica, por sua autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos". A Penitenciaria Apostólica recomenda aos párocos que “informem da maneira mais conveniente os seus fiéis sobre esta disposição salutar da Igreja”.»

Eu cá vou aproveitar!!Para quem não sabe na Capela da Católica o Santíssimo está exposto todo o dia, das 8h as 17h!

Muitos beijinhos e abraços

Duarte

Sem comentários: