quinta-feira, julho 21, 2005

Virtude da Pobreza

"Mais depressa um camelo passará por um buraco de uma agulha do que um rico entrará no reino dos Céus."

A transcrição não está exacta mas vocês conhecem a passagem. Nós somos chamados a viver a pobreza terrena, não no sentido de sermos pobres no sentido monetário, mas de sim no sentido espiritual. Não podemos estar apegados às coisas desta vida, às coisas terrenas.

No outro dia levantou-se uma questão muito interessante: é a amizade uma coisa terrena? Se sim, devemos estar despregados dos amigos? Então como é que podemos ser verdadeiros amigos se não nos abrirmos e partilhamos porque temos que estar despregados. Será egoísmo querermos estar a sós com uma amigo e inveja qd outros estão e nós não estamos?

Do mesmo modo, também podemos falar da nossa vida. Também devemos estar libertos do amor por nós mesmos? Mas também temos direito à legítima defesa e por isso a nossa vida material tem imenso valor e é importante, porque qd nos atacam o corpo fisicamente, dificilmente nos atingem a alma e essa sim é importante.

Agradeço os vosso comentários porque foi uma questão que me baralhou.
Um grande abraço

13 comentários:

Anónimo disse...

1º A amizade (verdadeira) deriva do amor. O amor é tudo menos uma coisa terrena, é antes um sinal de Deus na Terra. Mas não é, não pode ser deste mundo, porque este mundo é finito e o amor é infinito.

2º A inveja é sempre uma coisa terrível.

3º A nossa vida é um dom de Deus, estar despegado da vida é como enterrar o talento na areia.

4º A nossa alma não é mais importante que o nosso corpo. A partir do momento em que Cristo encarnou e mais tarde foi elevado ao céu de corpo e alma que existe uma pessoa da santíssima trindade que tem corpo físico como nós. O nosso corpo e a nossa humanidade foram elevados à condição de sagrados, por amor de Deus e não por nosso mérito.
O nosso corpo não é uma mera embalagem para a alma.
A Igreja defende a ressurreição da carne. Não necessariamente da carne que apodrece e adoece, mas de carne perfeita em estado de graça sem os defeitos que o pecado traz. O nosso corpo também é sagrado, por isso é que atentar contra ele (física, sexual ou psicológicamente) é um pecado muito grave.
Somos vasos de barro no sentido em que somos frágeis e não porque o nosso corpo físico não tem valor.

Pipos disse...

Já irrita a vossa maneira de nos ensinar! vou tendo cada vez mais respostas, agr a minha cabeça anda a 1000, precisa de parar p pensar nestas coisas...

Pipos disse...

só p esclarecer q o irritanço é no bom sentido!!

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Oh João, mas que raio de confusão vai nessa cabeça! O Filipe já respondeu e muito bem, para não variar.

Arrisco mais alguns comentários.

É natural querer estar por vezes a sós com um amigo, mas se se torna uma obcessão então não é uma amizade saudável, por um lado, e por outro é obviamente egoísmo por outro e portanto pecado. Quando outros amigos estão com um amigo teu e tu não estás, podes sentir várias coisas. Se sentires inveja é que é mau. Ter pena de também não estar não tem mal nenhum.

É claro que o desprendimento da vida é um disparate. Como o Filipe disse, a vida é um Dom de Deus.
Só o desprendimento como acto de Amor é que faz sentido - dar a vida por alguém, dar a vida por Jesus: "Pois, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas, quem perder a sua vida por minha causa, encontrá-la-á." (Mt 16, 25).

O teu corpo é um templo, preserva-o. A comunhão chama-se comunhão exactamente porque, ao receberes o Corpo de Cristo, estás a comungar do seu corpo, estás a tornar-te também tu em Corpo de Cristo, pelo que é óbvio que o teu corpo é sagrado.
Se não tivesse essa dimenão sacramental (a parte do Filipe aqui ajuda mais), como explicar que pelo sacramento do matrimónio duas pessoas já não sejam duas mas uma só carne?

Filipe, não respondas por tópicos que isso irrita o Pipos. Dá-te um ar muito Doutoral! LOL
Pipos, sempre que sentires isso, lembra-te que o Filipe não sabia que havia 2 S. Tiagos, um maior e outro menor, e que nunca leu as memórias da irmã Lúcia.

Anónimo disse...

Se formos começar pelas coisas que eu nunca li, nunca mais saimos daqui. O outro dia quase que tinha vergonha, o JP a falar de imensos livros, de vidas de santos etc. e eu a ver navios.

Laura disse...

Estou com o Pipos!!
Vocês são uns cromos!!Ainda bem que vos conheço!tenho aprendido imenso neste blog!Obrigada

Laura disse...

Estou com o Pipos!!
Vocês são uns cromos!!Ainda bem que vos conheço!tenho aprendido imenso neste blog!Obrigada

Pipos disse...

Francisco, acho que por vezes é dificil distinguires a inveja de ter pena...imagina q nós tamos todos juntos e tu telefonas furioso a prgtr pq n foste convidado? claro q tens pena, m será q tens inveja...ter inveja é ter pena sempre, certo? ter pena secalhar tem um pouco de inveja, não? o querer estar e ng ter dito.Podes ter uma inveja inconsciente.

Quanto à questão do corpo, acho q o Filipe e os complementos do Aguiar, n deixaram duvidas.

mvs disse...

O desapego pelas coisas terrenas n significa desprezo pelos outros. S. Francisco, por exemplo, vivia super desapegado de tudo e no entanto amava todas as criaturas. Não acho que o desapego seja mau.

Anónimo disse...

Laura,
Tás com o Pipos? Manda-lhe um abraço meu.

MVS. Desapego no sentido em que estás a dizer não tem mal nenhum. Mas mesmo S. Francisco tratava do seu corpo, cuidava dele. É nesse sentido que estou a falar.

Pipos disse...

Sim, tratava dele, m aquele cabelo n lhe ficava optimamente, parece q nc olhou pro espelho...

Laura, porque é q nunca tive ctg e tu tavas cmg?

Laura disse...

Pipos, estiveste comigo porque os meus amigos estão sempre comigo em pensamento!!!

Jo disse...

vocês são realmente uns grandes cromos...a única parte assustadora de quando leio durante horas este blog, é o meu sentimento de ignorância!!!! tenho de "beber" livros, ADORO discussões e entristece-me não poder comentar! comento um facto menos beato: Laura, se o Pipos está no pensamento e no coração de alguém, é nos meus! (amorzinho...contente c o meu reaparcimento?!) bjs cheios de saudades a TODOS!!!