sexta-feira, julho 08, 2005

Tiranicídio

Meus caros,
Ontem na envolopagem da partilha, tivemos uma acesa discussão (no bom sentido, académico e não de puxar cabelos e insultar) sobre o tiranicídio. Nomeadamente: Será legítimo matar alguém, neste caso, um tirano, para impedir que ele cometa atrocidades.
Não vou entrar em argumentos agora. Quem estava lá ontem sabe bem qual é a minha posição. Mas porque muitos de vocês também lá estavam, e porque o assunto é moralmente importante e sério, gostaria de partilhar convosco um texto que fala do assunto.
Queria realçar dois aspectos do texto:
1 - O autor é Padre Católico, mas duvido que algum de nós o conheça. Encontrei o texto na internet, fazendo uma busca. Todos sabemos que na net encontra-se de tudo. No entanto as posições que ele refer no artigo estão sustentados com fontes e bibliografia identificada, por isso sou da opinião de que se pode aceitar como sério o que ele escreveu.
2 - O mesmo autor refer pelo menos duas vezes que não há um ensinamento definitivo da Igreja sobre este assunto. Pelo que é permitido e legítimo argumentar quer para um lado quer para o outro. Convém é poder sustentar os argumentos com algumas fontes.

Repito que a minha intenção não é reabrir a discussão aqui, simplesmente partilhar com quem lá esteve ontem, um texto importante para compreender o que se estava a discutir.
Abraços.

O texto encontra-se em: http://www.catholicherald.com/saunders/01ws/ws010927.htm

4 comentários:

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Caro Filipe, ainda bem que existes! Acho que é assim mesmo que as coisas se fazem - pesquisar, partilhar informação para que todos possamos melhorar os nossos conhecimentos e assim termos mais consistência nas nossas discussões.

Já agora, um erro uma vez pode ser uma gralha, quando repetido é mesmo erro. Assim, não é "refer" (essa é a companhia que gere as linhas férreas em Portugal, mas "refere" a conjugação correcta do verbo referir para o caso exposto.

Abraços.

Pi Braga disse...

Eu e o Pipos(penso eu) não percebemos muito bem de inglês.
Se alguém nos puder resumir o que diz o texto eu agradecia.
Muito Obrigado

pguedes disse...

vou ler, informar-me um pouco melhor, e reformular (ou não) a minha opinião...

Pi e pipos: vão ao seguinte site

http://www.pt.britishcouncil.org/

inscreverem-se para os cursinhos de verão.

Pipos disse...

Pi fala por ti...

Tive 13 na frequencia de ingles, sou alto cromo...e verdade q o olhometro funcionou bem, m na parte q tinha de fazer por mim, tive 8 em 10...

m pro ano, possivelmente, estarei um mes em londres...
ainda n tive tempo p ler, amnha lerei, em ingles ou portugues...m a minha opinião ontem foi a do Filipe.