quinta-feira, julho 14, 2005

Santiago

Image hosted by Photobucket.com
Andei a pesquisar um pouco a história do Santo que dá nome ao nosso grupo. A primeira coisa que descobri, que se calhar já devia saber, mas não sabia, é que havia dois discípulos chamados Tiago. Tiago Maior e Tiago Menor.
O “nosso” é o Tiago Maior.
Santiago (Maior) era irmão de São João. Os dois foram dos primeiros a ser chamados por Cristo para O seguir. Ele refere-se aos irmãos como “Filhos da Trovoada”, pensa-se que por causa do seu temperamento tempestuoso (e esta? Para aqueles que sempre imaginam S. João como um miúdo imberbe, mansinho e tímido...).
Image hosted by Photobucket.com
Tiago foi o primeiro discípulo a ser martirizado. O Rei Heródes Ágripas mandou decapitá-lo por volta do ano 40. A tradição afirma que os seus restos foram levados para Compostela... e o resto já vocês sabem.

Tiago era um dos apóstolos presentes na transfiguração e também um dos três que Jesus levou com Ele para o Horto das Oliveiras.
Image hosted by Photobucket.com


O dia de Santiago está-se a aproximar. É já a 25 de Julho, 2ª Feira. Que tal fazermos um esforço para ir à missa nesse dia?

4 comentários:

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Caro Filipe, de facto não saberes que dos 12 Apóstolos 2 eram Tiago, sendo que o "nosso" era o Maior, irmão de S. João, é quase inadmissível.

Não sei por que sites andaste a pesquisar, mas em Português tradicionalmente diz-se e escreve-se Herodes Agripa e não Heródes Àgripas.

Quanto a dia 25, pois é. Já tinha falado com o Pipos e o Duarte. Acontece que a Igreja de S. Tiago em Lisboa fecha às 2ªs e nem nesse dia vai abrir, já confirmámos. O Pe. Hugo ficou de ver outras Igrejas em Lisboa que tbm tenham um altar de S. Tiago e que celebrem nesse dia, mas ainda não nos deu notícias. Sei que dia 25 o Pe. Hugo vai estar de férias, pelo que não vamos poder ter missa consigo. Em todo o caso, temos sempre a hipótese de missa em Santa Isabel.

Jo disse...

Pois olha eu, misera herege, apesar de já saber da existência de dois tiagos, gostei muito deste pequeno briefing!! é que não sabia o resto e é sempre bom! obrigada filipe!!
Quanto à missa, queria ver se ia também!Mais ainda pq já n vou a um dia de semana há bués!

Duarte 16 disse...

Não há nada como imagens bonitas a ilustrar vidas de Santos! Obrigado!

Pipos disse...

Acho que o melhor mesmo é irmos todos à missa, na nossa "sede", Santa Isabel. ERa muito engraçado irmos a Igreja de S.Tiago, mas...ao menos, poderiam abrir nesse dia.