terça-feira, junho 14, 2005

Ícone

Pois é camaradas!
Lá custou mas foi! Estava há muito tempo para partilhar convosco a imagem deste ícone que o Pipos tão gentilmente colocou aqui no blog por mim.
Fico contente por o Duarte ter gostado, mas não, não é do sítio que disseste. Este ícone está presente em Fátima, na capela Bizantina (católica), onde existe um padre ucraniano, da Igreja Greco-Católica da Ucrânia.
É bastante raro encontrar ícones orientais de santos ou eventos tipicamente ocidentais. Ainda por cima, que eu saiba, não existem reproduções deste ícone em lado nenhum, nem nunca encontrei na net.

Já sabia da sua existência o ano passado quando fui com o Pipos e a Joana Caiado a uma Divina Liturgia (o equivalente à nossa Missa) nessa capela. E estava desde então à espera de uma oportunidade de ter comigo uma cópia. Não podendo, tenho as fotos, já não é mau.
Quem gosta de arte sacra oriental, e é devoto de Fátima, não pode ficar indiferente.
Enfim. Espero que gostem.
Filipe

9 comentários:

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Igreja Greco-Católica da Ucrânia??? Alta salada russa! LOL. Recomenda-se a leitura de "A Riqueza da Igreja Católica" partes I, II, III, IV e V publicadas na Partilha, para quem estiver baralhado das ideias.

Filipe, gosto muito! Tenho que ir ver essa Igreja - mas não pode ser com o sono com que estava quando me convidaste da última vez.
Abraços

Pipos disse...

Como nos foi dito, há lá missa todos os dias às 11h...por isso qualquer visita a Fátima e que possam ir lá, acho que vale mesmo a pena.
Eu não sabia bem ao que ia, e achei lindo ver as diferenças, a igreja é linda e até gostava de ir a outras missas tb diferentes...

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Vê-se mesmo que nunca foste a um Encontro Internacional...
Depois escrevem cartas abertas!!!

Pipos disse...

Que eu saiba no Encontro só existem missas católicas...eu falava em bizantinas, ortodoxas, o q quiseres...

e já tive mais longe do meu 1º encontro...foste a 3, n é? realmente, n vou mesmo a mais q tu...

Maria Avillez disse...

Pipos, a "missa" a que nós fomos também era católica, mas bizantina. As missas a que vais normalmente são católicas romanas ou latinas, mas nenhuma é mais católica que a outra.
Também podes ir a uma "missa" ortodoxa se quiseres, mas não podes comungar, enquanto nas católicas (bizantinas ou outras) podes comungar.
Nos encontros internacionais só há missas católicas, mas, principalmente por causa dos Sírios e dos Libaneses por vezes há "missas" maronitas, quando eles trazem um padre.
Os Maronitas são outra "corrente" de Católicos.

Escreví aqui missas entre aspas, porque só a nossa eucaristia é que se chama Missa, que vem do Latim. Os Bizantinos têm Divinas Liturgias e os Maronitas têm o Qurban, que significa Sacrifício em Árabe.

Finalmente, ou muito me engano ou as Divinas Liturgias em Fátima são às 10:00 e não às 11:00.

Pipos disse...

Obrigado pelos esclarecimentos...

Já me tinhas explicado isso, até pq os rituais da "missa" são iguais simbólicamente aos das nossas missas...o que eu quis dizer era q nos EI as missas n devem variar mto das nossas. Não se deve comungar de forma diferente, como na Divinas Liturgias!

E tinha quase a certeza que fomos às 11...

pguedes disse...

quase a certeza como se vê não chega...

a imagem é fantástica. Nós os senzas, tivemos entre muitas e variadas experiências, tivemos a possibilidade de ir a uma missa de uma igreja polaca (católica romana) mas só o facto de ser celebrada e comungada por pessoas diferentes já se sente a expressão máxima da palavra: Catolicismo - Universalidade.

abraços

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Sim, Pedro, comunga-se quase da mesma maneira: dizes Ámin, abres a boca e comungas.
O resto da missa segue a mesma regra - liturgia da palavra e liturgia eucarística - mas é uma confusão: benzes-te mil vezes, dizes Ámin dez mil e não percebes nada do que se está a passar nem em que parte da missa estás. É o descalabro - às tantas damo-nos a olhar com um ar estúpido uns para os outros a perguntar "em que parte é que vamos" e toda a gente a encolher os ombros. Básicamente vais benzendo-te e dizendo Ámin ao ritmo deles e quando chega a consagração lá percebes e ajoelhas-te.

Vê-se mesmo que não lestes os textos do Avillez!!!

Quanto ao Qurban, que significa sacrifício, também a nossa Missa é chamada de Santo Sacrifício.

Pipos disse...

como ele disse fui a essa missa bizantina, nós tinhamos uns caderninhos que nos iam ajudando a saber o que dizer e a seguir tudo...

Na comunhão, a diferença é o corpo e o sangue de Cristo...eu sinceramente ia vomitando, aguentei.me mesmo ao máximo, a directa e a falta de habito devem ter ajudado, mas ...aquilo todos os dias..rrrr...