segunda-feira, abril 18, 2005

Roma, Papa...

Queridos amigos:

Antes de mais dizer que fico muito contente pela actividade do blog, gosto!

O timing não foi o melhor é verdade, mas a data foi escolhida à uns meses atrás, na esperança de ainda ir ver o Papa João Paulo II e estar na audiência com ele, no dia em que a minha Mãe fazia 50 anos. Foi pena, mas paciência. Obrigado pelas orações por mim.
O timing ainda se tornou mais desadequado por ter apanhado a excelente noite Europeia de Alvalade... Duarte, eu posso dizer que fui a Roma e vi o Papa porque tive lá à 4 meses!!

Quanto ao novo Papa, quem será? Eu vi alguns Cardeais, apoio aqueles que estive mais perto, alguns reconheci, mas aquele que estive mais perto não consigo nem em fotografias descortinar, era ruivo e meio careca (menos do que o Filipe..), alguém me ajuda? Não me parece que a opção do Filipe seja a escolhida, acho que vai ser um Cardeal europeu e aposto num italiano, quem sabe o Bispo de Milão. Mas como está muito falado, é capaz de não ser. Acho que não será africano, nem da América Latina, não são pessoas indicadas neste momento, por muito bom que fossem para esses países, não são para muitos outros, mas não sou eu que escolho, se o Espírito Santo quiser que eles sejam, cá estou eu para achar que é o melhor!
Também não acredito que os portugueses venham a ser sucessores de Pedro. Apesar de o Monsenhor Agostinho, o Padre da Igreja de Santo António dos portugueses em Roma já ter encomendado várias bandeiras para o caso de vir a ser eleito um compatriota.
Eu tive instalado na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé e lá disseram-me, pessoas que falam com os Cardeias, que existem duas linhas/facções dentro dos Cardeais, a facção Ratzinger que quer um Papa no seguimento de João Paulo II, europeu e a facção do Papa não europeu, para chamar mais fiéis de outros lados, visto para estes a Europa já estar "conquistada". E dizem que o Papável Saraiva Martins está muito bem cotado, bem mais que o Patriarca.
Estou de acordo com o Duarte, todos menos da Obra e do CL! A 1ª medida era logo acabar com os inovadores e pouco conservadores e sociais dos equipistas...tanguices...

Aposto num dos 8 italianos, e caso não seja, aposto que será um Europeu, que não será um dos 4 franceses...Estar em Roma sem Papa e ler todos os dias e ouvir falar sobre o Papa, criou em mim uma enorme ansiedade de saber quem será o próximo Papa, vou adorá-lo de certeza desde o 1º dia. À uns tempos escrevemos aqui o que seria depois deste Papa, agora ninguém duvida que este será como João Paulo II.

Qual o “nome” que querem que este Papa adopte? Também tenho pensado nisso, gostava que voltasse o nome Leão, que seria o XIV. E já agora, tb vos conto que o Papa Leão XIII baptizou a minha bizavó na Basílica de S.Pedro, eu sou descendente de italianos é verdade, e deu uma cruz fantástica (se é que me permitem dizer esta palavra...) que tem a minha mãe e que só agora vi, achei lindo ter em casa algo dado por um Papa.

O Papa pode adoptar o nome de Pedro? Nenhum até agora fez isso, será que é possível? Filipe, faz-nos mais inteligentes.

Para não me alongar mais, amanhã escrevo sobre a minha viagem a Roma. Posso garantir que fui dos primeiros a visitar o tumulo do Papa João Paulo II, pois fui logo no 1º dia de manhã, quem sabe se não o 1º português!!!

Ciao colegas peregrinos!

Pipos

1 comentário:

Maria Avillez disse...

Duvido que tenhas sido o primeiro português a visitar o túmulo, houve pelo menos dois cardeais que lá devem ter ido antes de ti.
Nenhum papa escolheu o nome de Pedro por uma questão de respeito. Poder podem, mas não vai acontecer tão cedo.
Se o próximo papa se chamar Leão, converto-me à ortodoxia. Se se chamar Águia, ainda vá que não vá...