terça-feira, abril 05, 2005

Encontro Nacional

Como os dois camaradas fizeram também vou partilhar estes dias...

O Encontro Nacional do ano passado tinha sido espectacular, foi quando conheci mesmo melhor este movimento, calma ainda não fui a um Encontro Internacional, já faltou mais.. e este ano jamais poderia faltar. Fui tentado a isso, tendo sido convidado para trabalhar num torneio de golf, o Open de Portugal, quatro dias inteiros, desde quinta até domingo, mas mal soube das datas disse que não, não foi fácil, pois a conta bancária iria subir bastante e isso iria dar muito jeito, como calculam, mas o dinheiro não é o mais importante e não é essencial para vivermos verdadeiramente contentes, apesar de ajudar. Fui tentado a ir ao Bessa ver o Sporting, várias pessoas tentaram, mas em vão, deve ter sido muito bom, por várias razões, mas não estou em nada arrependido...o que eu queria mesmo era estar no Encontro Nacional.

O Encontro começou logo marcado pela doença do Papa, quando íamos a caminho e já todos sabiamos que era uma questão de horas. Fui com o Filipe e falavamos do que ele partilhou, é uma grande sorte podermos estar todos reunidos, ainda por cima em Fátima. Acho que foi um grande presente que Deus nos deu, a todos e ao movimento. Por vezes sentia-me arrepiado pelos silêncios na sala de televisão, principalmente quando soubemos da sua morte, a sala cheia, às escuras, o movimento ali em peso, onde só se ouvia a televisão, nem um burburinho, é algo que me vai marcar para sempre. Agradeço muito a possibilidade de tudo ter acontecido quando estavamos todos juntos. O terço a seguir também foi...não sei, como disse o João, só estando lá mesmo, só de pensar fico emocionado.

Muitos outros momentos do Encontro também foram marcantes:

- A visita ao lar de velhinhos, foi muito boa. Rezamos, dançamos, conversamos, cantamos, demos de lanchar, a velhinhos que se não fosse a nossa visita seria uma tarde como as outras, em silêncio a olhar para o ar. São pequenas coisas que fazem a diferença, tanto a nós como a eles. Gostei tanto que alguns de nós prometemos voltar dia 12 de Maio, para uma breve mas importante visita. A senhora que tomava conta deles, também nos deu uma lição de como a vida em serviço é espectacular e pode ser tão animada, tenho a certeza de que ela não faz qualquer sacrificio para estar ali a "aturar" coisas que nós jamais quereriamos..
- O bocadinho na missa de Sábado à volta do altar para os responsáveis por alguma actividade, em que me fez pensar do que é servir o movimento e a importância que tem, e muitas vezes não temos noção disso ou nem sequer nos lembramos, deu-me muita força, motivação para continuar, às vezes precisamos disto, de recarregar as baterias, eu estava a precisar.
- O testemunho do Noni e da Mafalda, especialmente, pelo que contaram da sua passagem pelas EJNS e pela importância que o movimento teve para eles, é bom ouvirmos quem também já passou por cá e para sabermos como este movimento é tão importante para nós e para o nosso crescimento, que no dia a dia nem sempre percebemos isso.
- As bençãos na missa final, mostraram a capacidade deste movimento, os vários caminhos que este nos oferece e, ver ali grandes amigos, a partirem para Moçambique, para o seminário ou para o Matrimónio foi muito bom, emocionante.

Para quem não foi fica aqui um rápido testemunho, pouco pensado e escrito à pressa (desculpem os erros).

Somos jovens de Portugal
Vivemos com alegria
Um movimento bestial
Iluminados por Maria...

Beijinhos e abraços a todos

Pipos

P.S.- Não escrevo isto sobre o movimento apenas porque saí de um EN e agora tudo parece fantástico, digo isto todo o ano e acho que sabem como gosto dele e como este foi muito importante na minha vida.

Sem comentários: