quarta-feira, março 01, 2006

Quaresma Quiz 1

Ora respondam-me meus sabichões Santiagrinos ou Senzas (SSS):
Se a quaresma tem 40 dias... porque é que tem 45?
Confusos?
1º dia da quaresma: 1 de Março
Sexta Feira Santa (último dia de Quaresma) 14 de Abril
1 de Março a 14 de Abril (inclusivé) = 45 dias.

Eu tenho uma ideia da resposta, que mesmo assim não bate certo a 100% (não partilho já, para não estragar).
Aceitam-se mais perguntas para o quiz... Que estes quarenta (e cinco) dias sejam de Jejum e Abstinência da ignorância também.

17 comentários:

pguedes disse...

Dahhhh!!! Os domingos da Quaresma não são contabilizados porque ao Domingo não se faz penitência, o Domingo já é o dia do Senhor, Páscoa semanal!
Para mais informações, é favor vir à Missa à Católica, todos os dias, à 1!
Faz lá agora as contas...sem contar os domingos...e tens...40!!!
Tcharaaaaann
Puto tiago, Pedro Guedes e claro...Hugo dos Santos!

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Caro Guedes, antes de te armares em espertalhão informa-te como deve ser antes de responder. A Quaresma não termina na sexta-feira santa mas na quinta, antes Missa da Ceia do Senhor. A partir desse momento entramos no Tríduo Pascal.

Noção e história. É o tempo do Ano Litúrgico preparatório da Páscoa, a grande celebração do mistério da Salvação pela morte e ressurreição de J. C. Na actual disciplina litúrgica, vai da Quarta-Feira de Cinzas até Quinta-Feira Santa, excluindo a Missa da Ceia do Senhor, que já pertence ao Tríduo Pascal. A Q. surgiu no séc. IV, a seguir à paz de Constantino, quando multidões de pagãos quiseram entrar na Igreja. Duas venerandas instituições a ela estão ligadas, a *penitência pública e o *catecumenado. Daí o seu duplo carácter penitencial e baptismal. Inicialmente durava 3 semanas, mas depois, em Roma, foi alargada a 6 semanas (40 dias), com início no actual I Domingo da Quaresma (na altura denominado Quadragesima die, entenda-se 40.º dia anterior à Páscoa). O termo Quadragesima (que deu a nossa “Quaresma”) passou depois a designar a duração dos 40 dias evocativos do jejum de J. C. no deserto a preparar-se para a vida pública. Como, tradicionalmente, aos domingos nunca se jejuou, foi necessário acrescentar alguns dias para se perfazerem os 40. Daí a antecipação do início da Q. para a Quarta-Feira de Cinzas.

in http://www.ecclesia.pt/catolicopedia/

pguedes disse...

Francisco, para variar escreves escreves mas acrescentas pouco...

continua com os teus copy paste's :)

Boa quaresma para todos,

agora assino só eu, pq os "espertalhões" anteriores fomos 3 (a conta q Deus fez)

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Acrescento pouco, dizes. É a tua opinião. Eu por mim, uma vez elucidado, não poderia deixar passar a incorrecção de que a Sexta-Feira Santa é o último dia da Quaresma.

Continuarei com certeza com os meus copy-pastes enquanto forem úteis à iluminação do mundo.

Lá está, a tradição oral e a escrita. ;) LOL

Abraços

Anónimo disse...

Guedes:
1º Fizeste Batota. Consultar um Pe não conta, ainda por cima um Pe Santiagrino, mas enfim, deixamos passar.
2º Antes de baixares o nível da conversa e do vocabulário utilizando a horrenda expressão "Dahhhh!!!" podias ao menos ter confirmado as tuas contas. É que os 45 dias que eu referi, menos os Domingos até à Páscoa (e sem contar o Domingo de Páscoa) não dá 40 dias mas sim 39. Há 6 Domingos até à Páscoa, os dias 5,12,19,26 de Março e os dias 2 e 9 de Abril.
Mesmo tendo em conta o meu erro, fruto de ignorância que apenas corrijo graças à fraternal ajuda do meu camarada e companheiro Francisco, que indica que a Quaresma termina na Quinta e não na Sexta Feira Santa, isso dava 44 dias de Quaresma, pelo que a subtracção de 6 Domingos = 38 dias de Quaresma.

Portanto, meu caro amigo Guedes, mete o DAHHHH!!!! Num sítio que eu cá sei, pede um calendário ou uma calculadora aí no BES (ou ainda funciona com Abacus?) e engole o teu orgulho.
A tua resposta: NÃO ME SATISFAZ!!!
Já usaste a ajuda do Clero, agora safa-te sozinho.

Francisco, obrigado pela tua info, mas ainda assim continuamos com uma Quaresma de 38 dias. (Sem contar Domingos, e a terminar na Quinta Feira antes da Páscoa.)
Alguém tem ideia?

Finalmente, Guedes. Quando eu disse que tinha uma ideia mas que não batia certo a 100%, era o tal problema dos Domingos.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Caro Filipe, parece-me que haverá uma mistura de conceitos. Liturgicamente, a Quaresma termina antes da Missa da Ceia do Senhor, mas os dias de jejum (prática) vão até Sábado Santo, inclusivé. Por outro lado, se os domingos não são de jejum (prática), nem por isso deixam de ser Domingos da Quaresma (liturgia). Assim, se contares todos os dias entre a 4ª Feira de Cinzas e o Domingo da Ressurreição, exceptuando os domingos, tens 40 dias de jejum e abstinência.
Penso que será isto.

pguedes disse...

não sei se é por ser dia de jesum, ou por n ter sido eu a escrever o comment, mas... n estou com muita pachorra para esse tipo de expressões filipe e aguiar.

mas sim, na boa sei que faz parte...

Agora a conclusão do "elucidado" foi a mesma q estava no "meu" comment... renuncio ao meu orgulho, mas não com estes comments

Anónimo disse...

Aguiar: Essas contas já batem certo, mas têm problemas:
1º - Sábado de Páscoa já não é (salvo erro) dia de Jejum e abstinência, logo, não perfaz os tais 40 dias de jejum e abstinência.
2º - Se, como escreveste no teu outro post, a palavra quaresma vem de "quarenta dias" então não faz sentido que a Quaresma seja mais ou menos que 40 dias mas que os dias de Jejum e abstinência sejam mais, ou menos...
Ainda por cima, só para complicar, os dias de festa não são de Jejum, por isso, para além dos Domingos, tinhas que retirar também, pelo menos, o dia 25 de Março (Dia da Anunciação) e tinhas menos dias ainda de Jejum etc. etc.

Pedro... Desculpa lá se alguma das expressões que usei não tenham sido do teu agrado. Não foi por mal, como deves calcular.

Isso à parte, a tua conclusão não é igual ao que disse o Aguiar.
A tua sugestão foi, simplesmente, retirar os Domingos e assim já dava 40 dias. Mas não dá, dá menos. Para dar os 40 dias é preciso contar com o Sábado de Páscoa, que (admito que possa estar enganado, mas tenho quase a certeza) já não faz parte da quaresma, nem é dia de Jejum e abstinência.

A segunda pergunta do Quaresma Quiz poderia ser "Porque razão o Filipe insiste em escrever Jejum com J maiúsculo? Pois bem... não sei.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Filipe, tanto quanto sei, é Sábado Santo e não Sábado de Aleluia ou Sábado de Páscoa, como escreveste. Apesar de ser comum chamá-lo assim, o nome correcto é Sábado Santo e sempre aprendi que o jejum só terminava no Domingo de Páscoa. Teremos que esclarecer isso com quem de direito.
Quanto aos dias de festa, só vieram baralhar o esquema. O mais provável é terem sido introduzidos posteriormente à instituição da Quaresma nos moldes em que a conhecemos hoje e não se ter alterado os dias para dar os 40 à mesma, porque não dava para acrescentar para trás dias e muito menos para a frente.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Esclarecido!
Até Pio XII Sábado Santo também era de Jejum e Abstinência. Deixou de ser obrigatório o Jejum (mas pode fazer-se), sendo apenas obrigatória a abstinência de trabalho. É um dia de recolhimento, pode ser aproveitado para actos sociais - visitas aos doentes, pobres, presos, etc.
Pelo que para todos os efeitos, é contado para os tais 40 dias originais da instituição da Quaresma.
Quanto aos dias de festa que aparecem pelo meio, Filipe, são dias de calendário, não contam nem interferem. A Quaresma é móvel, esses dias são sempre nesses dias. Digamos que não têm culpa de a Quaresma cair em cima deles.

João Silveira disse...

Bela discussão esta, infelizmente só vi agora.
Vi por aí bastantes contas, com calculadoras ou abacus, mas julgo não sei se foi bem assim q tudo se processou.
No Missal romano os 40 dias são os q vão do sexto Domingo antes da Páscoa(1o Domingo da Quaresma) até 5a Feira Santa, mais concretamente até à Noa(3 da tarde), oração intermédia da Liturgia das Horas. Esta é a forma correcta de contar os 40 dias, indiferentemente se são 40 dias de jejum ou não.
Depois, como o 1o dia de jejum, mto especialmente para as pessoas q tinham de suportar penitência pública, não podia ser a um Domingo, dia da Ressureição do Senhor, antecipou-se esse dia, para um dia estacional, ou de guarda, uma quarta-feira ou uma sexta-feira
Estes eram dias de semi-jejum e de assistir a um acto litúrgico.
Sinceramente não sei pq a quarta e não a sexta-feira anterior ao primeiro Domingo da Quaresma. Talvez p fazer mais uns diazinhos de jejum, e compensar os Domingos..eheheh

Anónimo disse...

Concluindo...
granda confusão...
A resposta do João e do Francisco parece-me bastante completas, calculo que as tenham ido buscar a locais fidedignos.
O Pe ZM, ontem, apenas nos pôde explicar que a quaresma propriamente dita acaba com a Quinta Feira Santa, mas que para efeitos de jejum e abstinência conta-se com Sexta e Sábado Santos.
(Eu sabia que Sábado de Aleluia não se devia dizer, mas como não tinha a certeza se se diz Sábado Santo, achei melhor ficar-me por Sábado de Páscoa...)

Eu pelo menos, continuo um bocado confuso com tudo isto, mas ao menos estou confuso com informação a mais e não com informação a menos. É uma benção!

Peço novamente desculpa por algum excesso de linguagem que tenha utilizado nos meus comments anteriores. Outra coisa a tentar emendar durante a Quaresma.

Pipos disse...

Não sabia que sábado Santo, era dia de Jejum (letra grande!), até pq n é nada costume na minha family..grd almoçarada de familia sempre..

De resto a q conclusão chegamos? é bom todos ficarmos esclarecidos e c apenas a resposta certa... eu acho a do Aguiar bastante aceitável e viável.

A ana escreveu um post, ganhou o titulo dops comments e bazou, tá mal!

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Vamos então tentar simplificar:
Quaresma - origem do termo Quadragesima die, (hoje o 1º Domingo da Quaresma)o dia que marcava o início dos 40 dias de jejum e abstinência.
Hoje, os 40 dias de jejum e abstinência contam-se da 4ª feira de Cinzas ao Sábado Santo, excluindo os Domingos.
Quaresma, como tempo litúrgico é o que vai da 4ª feira de Cinzas até 5ª feira Santa, "mais concretamente até à Noa(3 da tarde), oração intermédia da Liturgia das Horas".
A partir dessa hora, entramos no tempo litúrgico do Tríduo Pascal, que termina com a Missa e Segundas Vésperas do Domingo da Ressurreição.

João Silveira disse...

Bom resumo, EAB...penso q seja isso.

Tudo se encaixa como um puzzle...

Angué disse...

li toda a conversa, porém ainda não consegui entender por que exclui o domingo... pois Jesus ao fazer os 40 dias não excluiu os domingos, fazendo assim 40 dias seguidos... me perdoem pela ignorância.. mas poderiam me explicar.. ou aceitar? pois no meu ponto de vista seria no domingo de ramos quando Jesus retorna o fim da quaresma.

Foto Studio Vila "A" disse...

Seus sabichões, responda outra pergunta, Jesus ressuscitou ao terceiro dia certo? Foi crucificado na sexta e recusitou no domingo certo? Então sexta pra sábado 1 dia, sábado pra domingo 2 dias? Então era pra ser Páscoa na segunda?