sexta-feira, março 31, 2006

Quaresma Quiz 29

A resposta à pergunta do Aguiar (QQ28) é Terça Feira de Carnaval.
No mundo anglófono esse dia é conhecido por Pancake Tuesday, ou Fat Tuesday ou Shrove Tuesday. O nome advém do facto de ser o último dia em que se podia comer produtos como ovos e leite e por isso aproveitava-se para usá-los nesse dia. Panquecas (com ou sem COMPOTA) são uma solução evidente e inteligente para esse problema.
Nessa altura a Quaresma era a sério. Não se comia qualquer produto animal (terrestre... calculo, peixe podia-se comer, acho.) nem sequer leite, queijo, ovos etc.

Agora passemos à pergunta 29 que vem no seguimento dessa. No país do Ras Tafari, o que é que se injera durante a quaresma?

Esta não é difícil, por isso compliquei-a um bocado. Divirtam-se...

Dica: O aspecto é este, quero o nome:

Image hosting by Photobucket

16 comentários:

João Silveira disse...

nhanha

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Filipe, para complementar, faltou dizer que, em particular, no Reino Unido é conhecido como Pancake Day, ou seja Dia da Panqueca. Para quem não sabe, Shrove Day significa Dia da Absolvição, pois era costume confessarem-se na véspera da Quaresma.

O que é que se injera? Injera?!?!?! Ingere!!!

Anónimo disse...

É? OK... preocupa-te menos com a minha ortografia e mais com a pergunta...
E mais não digo, por enquanto...

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Ouve lá, esta é tramada!!!

mvs disse...

O segredo está precisamente nessa palavra... Já descobri a resposta e a foto!

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

LLLLLLLLLOOOOOOOOOLLLLLLLLLL

Muito boa esta Filipe! Uma bela panqueca arranjaste-nos! Ganda totó que eu estava a ser, a procurar no lado errado.

Pipos disse...

aguiar, cm procuras tudo? faz ai um post c as tuas buscas...

isto não consigo encõntrar, quero pistas!!!!

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

É verdade, também já descobri a resposta e a foto e não foi pela dica da Mariana, que só depois percebi.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Pipos, entre google e wikipedia quase tudo se encontra. Muitas coisas estão em inglês.

A questão está mais em saber o que procurar e estar atento aos resultados, que às vezes levam-nos, de pesquisa em pesquisa, a encontrarmos finalmente o que queremos.

Por exemplo, neste caso eu fiz uma grande nabice, parti do princípio que sabia qual era o país dos rastafari e não encontrava nada. Lendo melhor o post do Filipe, pesquisei melhor e acabei por perceber que estava enganado e aprendi qualquer coisa. Encontrado esse resultado, pude então pesquisar pelo prato da quaresma e lá encontrei.

Anónimo disse...

Sim senhor! Levou-vos menos tempo do que eu estava à espera. Sugiro que coloquem a resposta durante o fim de semana senão ainda hoje.
Bom fim de Semana!

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Desta vez fica para o Pipos responder. ;)

Pipos disse...

Eu vou agora pra peregrina 4 dias... deixo-vos responder enqto rezo por vcs ;)

obrgdo plas dicas, m ja n tenho tp pra procuras...

Anónimo disse...

Então força, Mariana ou Aguiar, um de vcs que ponha a resposta!

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Pois então, estamos a falar da Injera (cromo), uma panqueca da Etiópia - país do imperador Ras Tafari - muito conhecida pelos vegetarianos e adeptos da comida "vegan". É tradicional da Etiópia, em especial durante a Quaresma. Feita à base de farinhas de grãos sem gluten, serve tanto de base como de prato, onde normalmente se servem purés de especiarias.

Para mais informações, procurem no google por injera. Quanto à fotografia, está neste link: http://www.gonomad.com/features/0211/ethiopiafood.html

Anónimo disse...

Uma adenda, mera curiosidade.
Ras Tafari era o título do imperador cristão Haile Sellasie. Quando foi coroado uma seita com grande seguimento entre os descendentes de escravos, especialmente na Jamaica, partiram do princípio que seria a realização de uma profecia biblica que anunciava a coroação de um Rei Africano, e convenceram-se que Ras Tafari era uma reencarnação de Cristo, passando a venerá-lo como divindade.
Eis os Rastafarianos, os tais das "rastas" e do Reggae.
Quando visitou a Jamaica e se deu conta da magnitude desta seita, o imperador ficou desolado e mandou um bispo da Igreja Ortodoxa Etíope para lá para repor a verdade.
Ao que parece o próprio Bob Marley converteu-se antes de morrer.

Como a pergunta, no fundo era fácil, coloquei "País do Ras Tafari" para enganar, pois a maioria das pessoas pensariam logo na Jamaica.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Pois, eu bem que andei à procura de pratos tradicionais da Jamaica na Quaresma e nada. Lá fui pesquisar o Ras Tafari e percebi a minha ignorância e fiquei a saber essa história toda.