quarta-feira, março 29, 2006

Meditações de Quaresma e Páscoa

Amigos,
Como sabem a Páscoa é a celebração cristã mais estreitamente ligada ao judaismo. Como tal, pensei que poderia ser interessante visitarem este site. Trata-se da página da Associação de Hebreus Católicos, ou seja, Judeus que se converteram ao cristianismo. (Cristãos Novíssimos...)
Estes são, do ponto de vista católico, os verdadeiros filhos pródigos. Os nossos irmãos mais velhos que voltaram a casa, que acolheram a mensagem de quem foram os primeiros destinatários.
Pela sua educação e formação judaica, têm uma visão da Páscoa que poderá ser interessante para nós. Vejam que deve valer a pena. Nesta época rezem de um modo especial pelos nossos irmãos Judeus e pela paz na Terra Santa.
Beijinhos e Abraços

Image hosting by Photobucket
Edith Stein, a grande pensadora e freira que se converteu do judaísmo ao catolicismo e morreu no holocausto.

3 comentários:

João Silveira disse...

Filipe, o filho pródigo é o filho mais novo, e o que fica em casa é o filho mais velho. Por isso parece-me um bocado forçado aplicar esta parábola aos judeus convertidos. Podemos chamá-los os nossos irmãos mais velhos na Fé, mas só os baptizados são verdadeiramente irmãos, porque através desse primeiro Sacramento se tornam filhos de Deus.
Parece-me que esta parábola se aplica mais a baptizados que renegam Deus, andam na má vida, e um dia percebem a Verdade e, de coração contrito voltam para os braços de Deus misericordioso. Mas admito também que se possa aplicar a todos os pecadores que se convertem, e não especialmente aos judeus convertidos ao catolicismo. Mas pode ser só uma diferença de interpretação.

Quanto a Santa Teresa Benedita da Cruz(Edith Stein),é espectacular. Como disseste, nasceu numa família judia, mas converteu-se ao ler o Livro da Vida, de Santa Teresa de Ávila. Foi baptizada aos 31 anos, e aos 42 anos (1933) entrou para o Carmelo da cidade de Colónia.

O nome que adoptou está relacionado com os dois reformadores da Ordem dos Carmelitas Descalços, Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz.

Foi assassinada em Auschwitz, a 9 de Agosto de 1942.

"A oração e o sacrifício valem muito mais do que se possa pensar... Por toda e qualquer oração, mesmo pela mais pequenina, acontece algo na Igreja... Aprendamos a servir-nos da oração, para, de cada hora de cada dia, fazer uma obra de eternidade".
Santa Teresa Benedita da Cruz

Anónimo disse...

Concordo contigo João, acho que se resume a uma diferença de interpretação e a tua deve estar mais correcta. O que eu queria era realçar a nossa ligação ao povo escolhido. Sem negar o facto de que a sua busca de Deus só estará completa quando o encontrarem em Cristo, e que foi a revelação de Cristo que fez de nós (comunidade dos baptizados) o povo escolhido.
Aconselho-te a ler alguns dos artigos na página da AHC, para se perceber a forma tão especial como um Judeu educado da forma e com os mesmos valores de Cristo, entende a Sua mensagem. Não é melhor que a nossa forma de a entender e praticar, mas é diferente e especial.
Abraço

João Silveira disse...

Assim o farei. Mto obrigado. Abraço