quinta-feira, março 23, 2006

Quaresma Quiz 21

Desculpa Filipe, mas como não sei quando é que cá volto e gostava de pôr esta pergunta, a tua pode ficar para amanhã?

Apesar de ter um ideia, não sei a resposta, mas aqui vai.

A Quaresma começa na 4ª-feira de cinzas. Porque é que este dia tem o nome de cinzas? E não vale responder que é porque somos ungidos com cinzas nesse dia, porque o que quero saber é porque é que somos ungidos com cinzas nesse dia. E já agora, dentro deste contexto, de certeza que alguém vai responder, por isso não conta para o número de perguntas do Quiz: as cinzas têm de ser especiais?

Um grd abraço a todos e valeu a pena ficar acordado até agora p ler as perguntas todas do Quiz.

João

Ps-Muitos Parabéns Laura!!!

15 comentários:

Anónimo disse...

Pá... eu diria que estás a raciocinar ao contrário, mas pode ser preconceito meu...

A Quarta Feira marca o início da Quaresma (sob o número de dias da Quaresma, ver a pergunta 1). Para marcar o início do tempo de penitência somos marcados com cinzas, que são um símbolo bíblico e antigo de penitência.
Daí esse dia se chamar Quarta Feira de Cinzas...
Estarei errado?

Pipos disse...

A adepta Isabel invadiu o campo...

João Silveira disse...

Concordo com o Filipe. Ia escrever mais umas coisas sobre as cinzas, mas está tudo no link q a Isabel mandou.

Anónimo disse...

Cheira-me a mais uma pergunta do estilo "Sabem o que quer dizer PAPA?" à lá Magrice...

Laura disse...

Amigos venho dizer umas quatas coisas ao Blog:
1- Esta ideia dos quizes e linda!
2- vejo sempre so q qd chego normalmente ja estao as respostas, por isso amigas eu sou a maior das adeptas!!!

beijinhos
ps- joao oobrigada pelos Parabens!

João Magriço disse...

Não, não era tipo a história do Papa. E com essa aprendi uma grande lição e pelo menos uma criança, e talvez uma turma não foi enganada pelo sistema.

Eu achava que a resposta era esta. Além disso, como ninguém me elucidou neste assunto, quer dizer q as cinzas utilizadas não têm de ser especiais.

Esta pergunta foi mais uma do Magriço aproveitar-se do vosso entusiasmo de procura para esclarecer umas dúvidas, em vez de ser ele a procurar.
Muito obrigado a todos :-p

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

João, é só leres com atenção: "A Igreja benze hoje as cinzas, tiradas dos ramos benzidos no domingo de Ramos do ano passado, para as impor a cada um de nós."

Claro que são cinzas especiais, não são as da lareira de tua casa, mas as dos RAMOS BENZIDOS no Domingo de Ramos do ano anterior, que foram queimados e cujas cinzas se guardaram.

João Silveira disse...

Aguiar,essa maneira de explicar deu-me a ideia de fazer uma Rua Sésamo beata...

João Magriço disse...

Se é numa de Rua Sésamo,muito obrigado Poupas... DEsculpa Aguiar, não consegui resistir.
Obrigado e um abraço

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Pois, eu não via a rua sésamo, pelo que não percebo a piada.

Anónimo disse...

Pequena correcção
No mail do Aguiar, onde se lê:
"Pois, eu não via a rua sésamo, pelo que não percebo a piada."
Deve ler-se:
"Pois, eu não via a Rua Sésamo, pelo que se conclui que não tive infância e sou um jovem perturbado."

Pedimos desculpas pelo lapso...

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

LOL. Safa-se o ser jovem, não é? Menos mal.

Como se ver a rua sésamo fosse condição para se ter tido infância! Tive-a, noutro país, com outros programas!

João Silveira disse...

Ahahaha...no brasil devias ver as "confissões de adolescente", ou a 1a temporada da "Malhação"

Viva o Sítio do Pica-Pau amarelo!!

Anónimo disse...

Mãe! Está no intervalo do Sassaricando... posso comer uma sandes com Goiabada de Marmelo?

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Filipe, eu sei que para ti o Sassaricando foi há muiiiiiiiito tempo, eras tu pequenino... pois, eu já não era, já estava em Portugal e já tinha praí uns 12-13 anos, já lá ia a minha infância!

Sítio do Pica-Pau Amarelo, isso sim, é que era programa! Tal como o Pirlimpimpim e o Plunct Plact Zum!