terça-feira, março 21, 2006

Quaresma Quiz 19

Visto que a minha belíssima e querida espoisa não se chega à frente, e sei que está ocupada hoje, aproveito para colocar a pergunta que o João Silveira nos mandou para o Quiz:

Quais os símbolos da Páscoa?
Nota: 1 - São símbolos da Páscoa e não da Quaresma.
2 - Posso adiantar que tenho 15 , mas poderá haver mais...

14 comentários:

Anónimo disse...

Já agora avanço com o mais óbvio de todos, o CORDEIRO....

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

O mais óbvio de todos é o Ovo! Há também o coelhinho e a galinha.

Anónimo disse...

Pois, fiquei com uma dúvida: João, inclui símbolos pagãos (Coelhinhos e afins)? Ou só beatos?

João Silveira disse...

Filipe, acertaste no cordeiro, cujo sangue marcou os umbrais das portas das casas judaicas. Mas acima de tudo relembra Cristo como o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo,tal como disse João Baptista.
Aguiar,o ovo tb está certo. Assim como o ovo está aparentemente morto,contém em si vida nova pronta a despontar, também do Santo Sepulcro emerge a Vida Nova. Depois há umas curiosidades acerca dos ovos serem de chocolate,pq cacau em grego quer dizer alimento divino.

O coelho tb está certo,é símbolo da fecundidade,e da forma como se "multiplicaram" os cristãos por todo o mundo.É também uma uma exortação a sermos evangelizadores e iluminarmos a terra inteira com a luz de Cristo.

A galinha não tinha na minha lista.Sabes qual a simbologia?
Filipe, os símbolos que tenho não são todos beatíssimos,incluem estes da tradição popular,mas estão todos relacionados com o cristianismo,como tentei explicar.

Há ainda 12 por dizer!!!

Anónimo disse...

Encontrei uma referência aos galos (e não galinhas). Uma lembrança da traição de Pedro, para nunca renegarmos Cristo.

Encontrei também referências a Velas e a Palmas.
É claro que há o crucifixo. Claro que não é um símbolo só da Páscoa, mas não deixa de ser um símbolo da Páscoa.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Encontri uma catrefada de coisas, mas tou sem tempo.

Sinos, Lírio brancos e outras flores como os narcisos e tulipas, pintainhos, sol nascente,pão, vinho, sementes de salgueiro, etc.

raninha disse...

Antes de mais obrigado pela tão querida recepção no quiz 14.

Gostava ainda de confirmar que sim, pertenço (pertencia..:() à melhor equipa do mundo, a csc9 que por sinal também é (era) a equipa do felipe...

Quanto à pergunta eis o que encontrei:
1. Ovo: simboliza nascimento
2. Coelho: simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente
3. Cruz: traduz, simultaneamente, sofrimento e ressureição
4. Cordeiro: simboliza Cristo que é o cordeiro de Deus e se sacrificou em favor de todo o Seu rebanho
5 e 6. Pão e o Vinho: representam o Seu Corpo e Sangue. Eles são dados aos Seus discípulos para celebrar a vida eterna
7. Círio: acende-se no Aleluia e quer dizer "Cristo, a luz dos povos". O alfa e omega nele gravados querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo".
8. Árvore:Um dos símbolos mais significativos e difundidos; representação poderosa do reino vegetal foi freqüentemente venerada como símbolo de substâncias divinas ou moradas de poderes luminosos.
A árvore, com suas folhas que se renovam anualmente, é, sobretudo um símbolo do nascimento da vida, que sempre vence a morte.
As árvores, com suas raízes presas a terra, com seu tronco subindo verticalmente e a copa parecendo dirigir-se ao céu, tornando-se muitas vezes um símbolo de ligação da vida entre a Terra e o Céu.
9. Louro: Como todas as plantas que permanecem verdes, os louros estão ligados ao simbolismo da imortalidade. Considerado na antiguidade como purificador físico e moral.
10. Círculo: O círculo volta a si mesmo sendo por isto um símbolo de unidade do absoluto e da perfeição, Nesse sentido é também o símbolo do Céu em oposição à Terra, ou do espírito em oposição à matéria. Existe uma relação estreita com significado simbólico da roda, por ser linha infinita, ela simboliza a infinidade do tempo.
11. Galo e Galinha: Por anunciar um novo dia, com sua crista vermelha, cor de fogo, o galo para muitos povos é o símbolo do sol e do fogo. A galinha como símbolo da maternidade cuidadosa e protetora de seus ovos.
12. Borboleta: O significado essencial da borboleta baseia-se em sua metamorfose de ovo para lagarta e da crisálida, presa à rigidez da morte, para inseto alado com cores brilhantes, voltando para a luz do sol. Por isso, na antiguidade, já era considerado um símbolo da alma, pelo fato de não se extinguir após a morte física.
13. Rosas vermelhas: São-lhe atribuídos vários significados; a rosa vermelha indicando o sangue derramado e as chagas de Cristo, simboliza, além disso, a taça que recolheu o sangue sagrado.
Devido a essa relação com o sangue de Cristo, ela é símbolo do Renascimento Místico.
Visto ser a rosa, na Idade Média, um atributo das virgens, ela é também um símbolo da Virgem Maria.
A rosa vermelha é ainda, de maneira geral, símbolo do amor divino.

Isto com a última lista do Aguiar já ultrapassa os 15.

Confesso que os pontos 1 a 7 me fazem todo o sentido. Já os pontos 8 a 13 parecem-me mais meras curiosidades. Quem sabe não foram também fruto dos estudos do Da Vinci e seus cavaleiros.

Desculpem qualquer eficiencia a mais mas a verdade é que estou fechada em casa com mononucleose e o tempo custa a passar. Ainda bem que há o vosso blog!

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Raninha, aqui não há excessos de eficiência! ;)

As melhoras! E já agora, se tás em casa também podes contribuir com perguntas pró quiz.

É verdade, a Raninha resolveu deixar mais um contributo na resposta ao QQuiz 2!!! Vão lá ver.

João Silveira disse...

Filipe,na lista tenho velas e o crucifixo,mt bem. 10 to go...

Aguiar,sinos tb está certo,têem como objectivo quebrar o silêncio da Quaresma e espalhar a notícia da Ressurreição de Cristo. O pão e vinho são óbvios simbolos eucarísticos,do Cristo Vivo. faltam 7...

Raninha,bela resposta,bastante completa.Dos que disseste,e q não tinham sido ditos, só tenho o círio pascal. Obrigado pela explicação dos outros, é giro ter noção desses simbolismos. Restam 6...

Estava para os escrever já, mas 2 deles são muito importantes,por isso espero até à hora de almoço, antes de responder.

Anónimo disse...

Então vamos lá explorar umas ideias:
Mirra? Levado pelas mulheres para ungir o corpo de Jesus...
Pão ázimo não levedado que era usado... mas isso está incluido no Pão de que já se falou.
Sinceramente, não me estou a lembrar de mais nada...

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Anjos

Anónimo disse...

Cristograma (PX)

João Magriço disse...

Peço desculpa pela minha ausência, mas não tenho conseguido vir cá e não sabia do quiz, se não teria vindo mais cedo. Obrigado Filipe.

Eu não sei, mas arrisco pelo menos mais alguns, em que um tenho a certeza: os espinhos ou a coroa de espinhos, a água, o vinagre que Jesus sorveu na cruz, o alfa e o ómega e o coração. Se tiver acertado todos são os 6 que faltam.
Se tiver acertado, vou jogar no Euromilhões esta semana :-p

João Silveira disse...

Ahahaha...não vale a pena jogares,magriço.

A Ana acertou num dos mais importantes,os óleos,que são abençoados na Semana Santa e serão usados durante o ano nos Sacramentos do Baptismo,Crisma e Unção dos Enfermos.

A outra é a àgua do Bapistmo,abençoada durante a Vigília Pascal.“Se morremos para o pecado, como é que ainda permanecemos nele? Ou ignorais que, baptizados em Jesus Cristo, foi na Sua morte que fomos baptizados? De facto, no baptismo fomos sepultados, com Ele, na morte, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova” (Rom. 6,2-4)

Os 4 restantes são apenas curiosidades:

Peixe - Era o simbolo secreto entre cristãos,na altura das perseguições,pois as suas letras, em grego, são as iniciais de Jesus Cristo Filho de Deus Salvador. Além disso, Jesus ressuscitado come peixe (vd Lc 24, 42-43). O peixe é também símbolo eucarístico,pois a Eucaristia alimenta milhões,tal como, graças à multiplicação dos peixes, foram alimentados milhares.

Girassol - que se vira para o sol,tal como os fiéis se viram para Deus. (desconfio que não estavam à espera desta)

Cartões de Páscoa - enviados aos amigos,com o objectivo de fazer despertar a noção da ressureição de Cristo,verdadeiro motivo da alegria cristã (aposto q tb foram apanhados desprevenidos)

Panetone - doce de origem italiana,que simboliza a pomba,e representa a vinda do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos,no dia do Pentecostes,fim do tempo pascal. (mais uma surpresa)

Et voilá!! A minha lista tinha estes 15, tal como poderia ter mais ou menos, mas os essenciais estão lá. Agradeço-vos pelo q me ensinaram...

Abraço em Cristo Vivo