quarta-feira, março 15, 2006

Quaresma Quiz 14

Não sei bem se podia por este quiz já, se é um por dia, mas se andarmos adiantados não é nada mau.

Como vimos no anterior quiz, houve duas personagens bíblicas que fizeram preparações de 40 dias, além dos 40 dias de deserto de Jesus... Mas estas não foram as únicas mudanças que existirtam em 40 dias...

Deus determinou períodos de 40 dias para realizar grandes transformações...para alem de quiz 12, quiz 13 e Jesus a quem mais... Quantas mais souberem dizer, mais completa fica a resposta!

Pus já este quiz para também dar continuidade ao outro e para alguém partir para a charada, do porquê sempre 40 dias!

13 comentários:

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Não achas que tás a dar muito trabalho???

Anónimo disse...

Boa Pipos...
Já encontrei uma lista bastante completa! Mas não a meto já para não estragar a diversão para os outros.
Só uma recomendação: Não tem mal estarmos adiantados, até porque ainda só vamos no 14, faltam 26 perguntas, ou seja quase o dobro do que já fizemos e corremos o risco de se acabar "o stock" mas parte da piada disto é haver uma pergunta nova todos os dias, um incentivo para as pessoas virem cá todos os dias, por isso não interessa muito estar a meter muitas perguntas no mesmo dia para depois estar vários dias sem nenhuma.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Muito bem, também já tenho a minha lista pronta! Isto deu um trabalhão!!!

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Dilúvio – “O dilúvio caiu sobre a terra durante quarenta dias. As águas incharam e levantaram a arca, que foi elevada acima da terra.” (Gn 7, 17)

Embalsamamento de Israel – “José atirou-se então sobre o rosto de seu pai e o beijou chorando. Ordenou depois aos médicos que o serviam, que embalsamassem seu pai; e os médicos embalsamaram Israel. Gastaram nisso quarenta dias, que é o tempo necessário ao embalsamamento.” (Gn 50, 1-3)

Exploração de Canaã – “Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou como exploradores a Canaã. Moisés deu a Oséias, filho de Nun, o nome de Josué. Enviando-os a explorar a terra de Canaã, Moisés disse-lhes: "Ide pelo Negeb e subi a montanha.Examinai que terra é essa, e o povo que a habita, se é forte ou fraco, pequeno ou numeroso. Vede como é a terra onde habita, se é boa ou má, e como são as suas cidades, se muradas ou sem muros; examinai igualmente se o terreno é fértil ou estéril, e se há árvores ou não. Coragem! E trazei-nos dos frutos da terra." Era então a época das primeiras uvas. [...]Tendo voltado os exploradores, passados quarenta dias, foram ter com Moisés e Aarão e toda a assembleia dos israelitas em Cades, no deserto de Farã.” (Nm 13, 16-20.25)

Desafio de Golias – “Saiu do acampamento dos filisteus um campeão chamado Golias, de Get, cujo talhe era de seis côvados e um palmo. Trazia na cabeça um capacete de bronze e no corpo uma couraça de escamas, cujo peso era de cinco mil siclos de bronze. Tinha perneiras de bronze e um dardo de bronze entre os ombros. O cabo de sua lança era como o cilindro de um tear, e sua ponta pesava seiscentos siclos de ferro. Um escudeiro o precedia. Apresentou-se ele diante das tropas israelitas e gritou-lhes: Por que viestes dispostos a uma batalha? Não sou eu filisteu, e vós os escravos de Saul? Escolhei entre vós um homem que desça contra mim. Se ele me vencer, batendo-se comigo, e matar-me, seremos vossos escravos; mas, se eu o vencer e o matar, então sois vós que sereis nossos escravos e nos servireis! E ajuntou: Lanço hoje este desafio ao exército de Israel: dai-me um homem para lutarmos juntos! Saul e todo o Israel ouviram essas palavras do filisteu, e ficaram consternados, cheios de medo. [...] O filisteu aproximava-se pela manhã e pela tarde, e isso por quarenta dias seguidos.” (1Sm 17, 4-11.16)

Ezequiel e a iniquidade de Israel – “Quando esse período estiver terminado, tu te deitarás sobre o lado direito, para de novo levar a iniquidade da casa de Judá durante quarenta dias; cada dia que te concedo corresponde a um ano.” (Ez 4,6)

Jejum de Nínive – “Jonas foi pela cidade durante todo um dia, pregando: Daqui a quarenta dias Nínive será destruída. Os ninivitas creram (nessa mensagem) de Deus, e proclamaram um jejum, vestindo-se de sacos desde o maior até o menor.” (Jn 3, 4-5)

Aparições de Jesus Ressuscitado – “E a eles se manifestou vivo depois de sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus.” (At 1,3)

Anónimo disse...

Eis o que eu encontrei:

Noé: 40 dias de Chuva;
Israelitas: 40 dias que os espiões estiveram na Terra Santa antes do povo lá entrar.
David: Golias desafiou os israelitas durante 40 dias antes de David lhe limpar o sebo.
Elias: 40 dias de força depois de uma refeição sobrenatural dada por Deus.
Jonas: Os 40 dias de arrependimento da cidade de Ninevá depois da pregação de Jonas.
e
Os 40 dias passados com Jesus pelos discípulos depois da sua Resurreição.

Fora os outros casos que já mencionámos.
Há mais? Deve haver...

Anónimo disse...

Pois... como estava a traduzir do Inglês, escrevi mal Nínive... lamento.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Essa dos 40 dias de força de Elias eu não vi. Qual a passagem?

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Os 40 dias de força de Elias, após uma refeição oferecida por Deus são exactamente os 40 dias da caminhada para o Horeb, pelo que não conta, já estava incluída no anterior. Mas sempre aprendi mais qualquer coisa! ;)

raninha disse...

Antes de mais tenho de vos dar os parabens por este quiz. Tenho vindo aqui assiduamente e tenho aprendido imenso. GRANDE INICIATIVA!!!

Entretanto em pesquisa encontrei mais isto. Já todos devem saber mas para os mais ignorantes ou distraídos, como eu, pode ser que nunca tenham reparado...


"No 40º dia depois do Natal a Igreja Católica celebra a “Apresentação do Senhor”.
No Judaísmo, era costume ir com o filho primogênito ao templo e oferecer a Deus um holocausto. Assim, também Maria foi, 40 dias depois do nascimento de Jesus ao templo com seu filho. Segundo a Sagrada Escritura, na ocasião, um homem de nome Simeão teria exclamado: Mostras a todos os povos a Tua luz."

Anónimo disse...

Boa! Essa não me tinha lembrado...
Benvinda, Raninha ao nosso Blog. É sempre bom ter aqui uma (outra)representante da melhor equipa do mundo.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Que eu saiba a Raninha não era da equipa da Mariana Costa Duarte.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Mas sim, bem vinda Raninha!!!

Pipos disse...

a Raninha esteve inscirta para a peregrina de santiago até à véspera, é uma das nossas!!