segunda-feira, março 20, 2006

Quaresma Quiz 17

Ora bem, aqui vai mais uma pergunta, abandonando o subtema "40".

Como sabem, durante a Quaresma os paramentos usados nas celebrações eucarísticas são roxos. No entanto, no 4º Domingo da Quaresma pode usar-se uma outra cor, que também é usada no 3º Domingo do Advento. Que cor é essa?

7 comentários:

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Ok, o quiz anterior já tinha abandonado o 40. LOL

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Pronto! Não só nem esperou (e depois sou eu), como respondeu a mais do que o pergutnado e matou outras hipóteses de quiz! LOLOLOL

Mas sim, tá certo. Cor de rosa ou rosáceo.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Completar? Como completar? Tu já respondeste! É cor de rosa. Eu não perguntei porquê...

Anónimo disse...

Viva a minha mulher!

O que eu encontrei, também sugere que a razão é a alegria e não a tristeza:
"Rose colored vestments may be worn on the third Sundays of Advent and Lent, to suggest a pause or lift in the penitential focus of these seasons, appropriate because of the initial Latin words of the collects for these Sundays, which mention rejoicing."

Só um reparo, tanto quanto sei, ainda se podem, oficialmente, usar paramentos pretos para enterros.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Sim, podem. Apenas caíram em desuso, mas não foram abolidos.

Este quiz já era, passem ao seguinte sff!

João Silveira disse...

Ana, mto bem a tua resposta, mas disseste que o cor-de-rosa simbolizava a tristeza, mas simboliza exactamente o oposto, a alegria!

Como disseste, isso acontece no Domingo Gaudete (alegrai-vos), que é o 3o do Advento. Li algures que este é um Domingo de alegria, por causa da antífona de entrada:"Regozijai-vos sempre no Senhor...", retirada da epístola de São Paulo aos Filipenses (Fl 4,4-5). A juntar-se à festa, a 2a leitura (1Ts 5,16-24)começa com:"Regozijai-vos sempre.". Com esta alegria toda na liturgia da palavra, decidiu-se fazer uma pausa no recolhimento próprio do Advento.

No Domingo Laetare, 4o Domingo da Quaresma, acontece o mesmo, a antífona de entrada é: "Laetare, Jerusalem" (Rejubila-te, Jerusalém). Mais uma vez é uma adaptação ao hino de entrada, que está na origem da possibilidade de mudar os paramentos próprios do tempo Quaresmal. Além dos paramentos cor-de-rosa, é autorizado o orgão na Missa, e a presença de flores no altar. Também li algures, mas não confirmei, que o este Domingo é também usado para marcar o meio da Quaresma, que coincide sempre com a 5a feira anterior ao Domingo Laetere. Pode dizer-se que é uma pausa para a alegria, no meio da penitência e contenção.

Anónimo disse...

Gostava de perceber mais sobre o advento. Por isso madem-me um mail a dizer mais coisas até dia 13 de dezembro.
Cumprimento João Martins