terça-feira, março 28, 2006

Quaresma Quiz 26

Meus queridos,
Finalmente participo nesta grande iniciativa santiagrina!
tenho um quiz que com pouca pesquisa se responde, mas que vai servir mais para nos lançar para uma coisa que estou a organizar com o Pe Nuno para a seguir à Páscoa.

O que é a Mistagogia e o que é que a Elenchus finalis tem a ver com isto?

Mts beijinhos

11 comentários:

Senzhugo disse...

Mista é um avançado do ValÊncia, logo Mistagogia são aqueles tipos que estão sempre a dizer para ele jogar embora o homem esteja completamente fora de forma.

Elenchus finalis é uma planta herbácia da família dos canídeos noruegueses que durante o inverno e face à ausência de luz emigra para o fim do mundo. É tambem presença assídua nos bailes de finalistas universitários.

Mts beijinhos é uma forma de terminar post.

João Silveira disse...

Se está no fim do mundo, o seminarista 16 deve conhecer. Ele costuma lá ir às 4as feiras

Anónimo disse...

1º Tinha que vir a Maria estragar isto tudo! É que francamente! Tivemos 25 posts com o título "Quaresma Quiz" e teve que vir o raio da miuda colocar um "Quiz Quaresma"... Quiz Quaresma? que raio de título é esse? Ai ai...

2º Mistagogia é, evidentemente, uma Gogia com queijo e fiambre.

3º Elenchus Finalis é o que vem a seguir ao Elenchus Medialis.

Agora a sério... já investiguei e julgo que consegui perceber a ligação. De facto encontra-se com um bocado de pesquisa e, graças à minha prima mais nova, que é sangue do meu sangue, e de quem tanto me orgulho, aprendi coisas novas. Viva!
Não dou já a resposta para não estragar tudo e para o Aguiar não ficar triste porque sei que ele gosta de ser sempre o primeiro a acertar.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

LOL.

Primeiro, faça-se justiça, nem todos os quizes tinham por título Quaresma Quiz, alguns tinham só Quiz, entre eles um feito pela Senhora Avillez! Agora sim, estão todos consistentes.

Hoje não tenho tempo, podes responder Filipe. Já que a maioria dos quizes são feitos por ti, também podes responder a um de vez em quando, até porque eu já levo forte vantagem nas respostas.

Por falara nisso, Isabel, ondes estás, cadê a minha claque??? ;)

Anónimo disse...

Respondo amanhã... acho que faz bem aos outros investigar as respostas. Falo por mim, quando vejo uma pergunta dificil e a resposta já lá está, tenho muita preguiça em ir investigar.
Por isso, investiguem!

Até porque eu encontrei uma possível ligação, mas não sei se é a certa...

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Ok, já encontrei uma e outra, com a ligação certa. Deixo então para amanhã também.

João Magriço disse...

Mistagogia
É o último tempo da caminhada catecumenal da *iniciação cristã (V., 2, d), que decorre normalmente nos 50 dias da Páscoa, em que os *neófitos, acompanhados pela comunidade e pelos padrinhos, aprofundam o conhecimento dos mistérios cristãos e fazem a dupla experiência da vida sacramental e da inserção na comunidade.

Agora a relação com a Elenchus Finalis (lista final) encontra-se aqui:

http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia.asp?noticiaid=30367

Resumindo, a Lista final é uma lista de 50 propostas aprovadas no último Sínodo dos Bispos que prevêm uma revisão da maneira de celebrar o culto na igreja católica. Percebe-se melhor quando forem ler o link.

Como o Filipe e o Aguiar não se chegaram á frente, tive que ir procurar. Foi bom.

Um grande abraço

Jam

Anónimo disse...

Maria, confirmas?

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Acabaste por pôr exactamente o que eu ai pôr, se bem que eu transcreveria a parte da notícia que mostra a relação de uma coisa com a outra.

Penso que é mesmo isto, a Maria que diga se é o que pretendia. De resto, podem passar para o 27, que já tenho o 28 pronto para lançar também.

João Magriço disse...

Eu pensei nisso, mas há gente que não gosta de copy paste...

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Oh João, poupa-me! O que fizeste tu com a mistagogia senão copy paste do enciclopédia católica? Até os asteriscos das palavras pesquisáveis mantiveste... :p