segunda-feira, outubro 31, 2005

SANTIAGOOO!!

Pois é... faz hoje um ano estavamos nós a fazer a última etapa do nosso caminho a Santiago. Lembro-me tão bem desse dia... quando saímos de manhãzinha de Padron sabendo que nesse mesmo dia chegaríamos a Santiago! Lembro-me da ultima missa, com testemunhos incríveis em que cantaram uma música que eu adoro, a pedido da Ana van Uden claro(era a minha amiguinha secreta). Excepto Jesus e Maria, ela foi uma grande ajuda que tive pois foi-me dando grandes sinais da existencia de Deus.
Mas claro, o que me lembro melhor é da nossa entrada em Santiago a cantar altíssimo o " Nada nos separará" com o padre Hugo a gritar la ao fundo "agora os homens", "agora as mulheres". Muito giro mesmo!! Depois quando chegámos a catedral estava fechada... mas nada nos impediu, foi mesmo ali, no meio da praça, que na nossa pequenez e diante daquela catedral enorme falámos mais um bocadinho com Ele!

OBRIGADA A TODOS POR AQUELES DIAS!!

sábado, outubro 29, 2005

Não podia deixar de ser...

Meus queridos, não podia deixar de escrever qq coisa aqui nestes dias...
Apetece-me relembrar tudo (é incrivel, eu que sou um bocado amnésica lembro-me de cada pormenor destes dias!), apetece-me entrar pela lamechice, mas depois não ia conseguir parar e ia ser chato para vocês por isso vou-me conter, prometo ;)

Partilho só duas coisas que ficam especialmente para aqueles que passam por fases menos "beatas" de vez em quando. Há um ano e uns meses atrás estava eu a passar por uma destas fases, mas Jesus está sempre atento e chamou-me com sinais muito óbvios, daqueles com luzes néon à volta e setas fluorescentes. O primeiro foi o ter sido convidada para ser madrinha e o segundo foi o ser convidada para as peregrinações com este desafio da novidade que era Santiago.

Sinais diferentes que levaram ao mesmo: acompanhar e contribuir activamente para o crescimento na fé, tanto do Miguelinho, como vosso e meu.

O que eu sou agora muito o devo a estes dois sinais e assim numa expressão meio melodramática defino-os como uma "estalada carinhosa de Deus".
Guardo-vos a todos no meu coração e peço que rezem especialmente pelo nosso Du!

Muitos beijinhos,
Mérie

Pontevedra -Caldas

Sabem o que estavamos a fazer há um ano?
Jogar futebol contra uns espanhois num pavilhao enorme em Caldas de Reys!Grd Jogo!
Na altura lembro-me de pensar como era engraçado ver q após um dia a andar com Chuva houve quem ainda tivesse energia para um jogo de futebol!E ganharam!

Beijinhos

sexta-feira, outubro 28, 2005

Rezem pela Igreja Perseguida

Amigos,
Há umas semanas falei-vos um pouco do Papa Shenouda III dos Coptas Ortodoxos. Na altura a conversa surgiu por mera curiosidade.
Agora o tema é mais grave. Os cristãos, Ortodoxos ou Católicos, no Egipto estão a passar uma fase muito difícil. Para além dos problemas do costume (conversões forçadas, serem obrigados a respeitar o ramadão em público, rapto de mulheres cristãs etc) nos últimos dias uma freira foi esfaqueada, juntamente com o homem que foi em seu auxílio, oito igrejas foram destruídas e centenas de propriedades de cristãos foram saqueadas numa motim que envolveu milhares de muçulmanos fundamentalistas. Os fanáticos juraram destruir mais igrejas e matar cristãos. Um clérigo muçulmano já anunciou que é legítimo matar o Papa Shenouda.
Tudo isto por causa de uma peça de teatro gravada há dois anos e comercializada agora em DVD chamada "Eu estava cego mas agora vejo" e que retrata um jovem copta que é atraído por muçulmanos fundamentalistas que o tentam matar quando ele decide voltar para o cristianismo.
Ontem, enquanto falava aos seus fiéis o Papa Shenouda disse o seguinte "No meio de todos os problemas que nos rodeiam deixamos sempre os nossos problemas nas mãos de Deus e pedimos que seja feita a Tua vontade... se quiseres resolver o problema, que seja, contudo, se nos quiseres dar a graça de carregar a Cruz..." e nesta altura parou de falar porque desatou a chorar.
A situação por lá é mesmo muito grave. É o martírio diáriamente. Rezem muito por eles e por todos os cristãos que são perseguidos pela sua fé.
Mais info: http://www.copts.net/index.asp e http://freecopts.blogspot.com/

quinta-feira, outubro 27, 2005

História...

Não vou dizer o que se passou há 1 ano, porque isso todos guardamos na cabeça e no coração.
Vou contar uma pequena história:

Como se devem lembrar, o combinado era às 5e30 nos túneis do Campo Grande, eu tinha de carregar o carro e ir buscar o pão do pequeno-almoço... Então pus o despertador para as 4e15, mas como não é hora que esteja mto habituado a acordar, pus também nas lembranças como "aniversário", acordar para santiago, e p me lembrar às 4e20... não é que as lembranças passam de ano para ano e hoje às 4 e20 lá toca o telemóvel a dizer acordar para santiago, bem me aptecia, mas não era, tudo não passava de uma lembrança estúpida...

SANTIAGOOO!!!


Muitos Parabéns a nós! ehehe como é bom olhar para trás e relembrar tudo aquilo que vivemos!! foi tão bom e especial! Muito obrigado a todos pela maravilhosa companhia e apoio naqueles dias! Agora mais do que nunca, rezo por voces todos!






Um ano SANTIAGRINOS!!!!!!!!!


Image hosted by Photobucket.com

É verdade, os Santiagrinos também estão em festa!!!!!!!!
Há um ano estávamos na camioneta a caminho de Valença, lembram-se?Dia chuvoso e merdoso, tal como este!!! Mas mau só em clima, porque de resto a partir deste dia e durante 5 foi um sonho!!Mil memórias de pessoas, situações, partilhas, oração e bolhasssss!!!
Lembro-me de tudo com imensas saudades, nunca me hei-de esquecer desta paregrinação que foi tããão importante para o meu caminho e de certeza que para muitos de vocês!Mais uma vez quero dar graças a Deus por cada um de vocês, pela Mérie e Pe Hugo, que fizeram esta claramente das melhores peregrinações de sempre!!!!
Comecem os festejos do primeiro de muitos anos Santiagrinos!!!!!
Ponham fotografias e coisas bonitas, que eu aqui não tenho nada!!!!

Muitos beijinhos e abraços!!

sexta-feira, outubro 21, 2005

Stop Abortion

Image hosted by Photobucket.com

A não perder...

Marcelo Rebelo de Sousa, 2ª feira, às 21e30 em Santa Isabel...

Divulguem!

Poderá ser ele a dizer se votar PSD ou PP é pecado... como deve agir um grupo de jovens católicos dentro do PSD? são algumas perguntas já prometidas pelos jovens equipistas...

APAREÇAM! e é para todas as idades, movimentos e feitios...

quarta-feira, outubro 19, 2005

Image hosted by Photobucket.com

Li este artigo hoje. Gostaria de o partilhar convosco. Dá que pensar.
Pipos, pede a alguem que te faça um resumo.

http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2005/10/17/AR2005101701311.html?

Alta animação por aqui

Cheguei ontem de Roma e gostei imenso de ver a animação q por aqui andou!!

Viva este blog!

terça-feira, outubro 18, 2005

Papa só há um!

Estou farto de abrir o blog e ver as fotografias daqueles marmanjos impostores!

VIVA BENTO XVI!!!

Image hosted by Photobucket.com

sexta-feira, outubro 14, 2005

E os outros "não sérios"

Chamem-me o que quiserem, não resisti!

Apresento-vos três dos "supostos" papas da Igreja Católica. Ele há malucos para tudo!

O papa Miguel:
Image hosted by Photobucket.com
http://www.vaticaninexile.com/

O papa Pio XIII
Image hosted by Photobucket.com
http://www.truecatholic.org/


e o meu favorito (pelo menos em termos de fotos) o papa Gregório XVII
Image hosted by Photobucket.com
http://www.geocities.com/Area51/Lair/7170/ibio1.htm

O outro Papa "a sério"

Comecei a escrever isto como comentário, mas acho que merece um post...
Francisco (Moraes) pelo que o Aguiar postou, tens razão, mas não me estava a referir aos bispos no antigamente, mas sim a uma pessoa actualmente que usa legitimamente o título de Papa, sem ser o Bispo de Roma.Trata-se do Patriarca Copta Ortodoxo de Alexandria.
Os Coptas são os Cristãos do Egipto, hoje em dia uma minoria muito oprimida e perseguida, precisam muito das nossas orações. Uma pequeníssima minoria de cristãos coptas está em comunhão com Roma, mas a maioria pertence à Igreja Copta Ortodoxa, que é autónoma. O seu patriarca usa o título de Papa já há muito tempo, por tradição e não com qualquer sentido de rivalidade com o "nosso" papa.
Isto compreende-se melhor quando sabemos que, como o Aguiar explicou, antigamente todas as autoridades eram tratadas por Papa. Como a Igreja Copta se separou depois do concílio de Calcedónia no século V, por causa de uma disputa sobre a natureza de Cristo. Enquanto os Ocidentais e os Bizantinos defendiam que Cristo tem duas naturezas, os Antioquinos e Alexandrinos diziam que tinha apenas uma, por isso passaram a ser conhecidos por monofisitas.Hoje em dia já se sabe que tudo não passou de uma confusão linguística e cultural, essas barreiras teológicas estão ultrapassadas... é triste saber que a Igreja de Cristo está dividida por questões destas, que afinal não passam de mal entendidos.
Mas enfim, como a separação se deu à tanto tempo, os Coptas nunca deixaram de usar o título Papa para o seu Patriarca.O actual chama-se Shenouda II e vive no Egipto onde tenta, como possível, defender o seu rebanho da opressão terrível que o governo e a sociedade lançam sobre eles. Só para terem uma ideia, uma das queixas mais comuns é de rapto de mulheres cristãs, que são "convertidas" à força ao Islão. Nestes casos a polícia nunca ajuda os familiares a recuperar as suas filhas ou mulheres. Há uns anos houve um motim por parte de Cristãos devido ao rapto da mulher de um padre, que acabou de forma violenta.
Os cristãos do egipto são das comunidades mais antigas, guardam com muito orgulho e devoção as lendas da passagem da Sagrada Família pelo seu país quando viveram no exílio.

Image hosted by Photobucket.com
A Igreja de Alexandria é das mais importantes na história da Igreja, tendo sido fundada por S. Marcos. Shenouda III é o 117º Papa de Alexandria.

quarta-feira, outubro 12, 2005

Papa!!

Hj num livro do 4º ano aprendi o significado da palavra Papa. Mas antes de vos dizer, queria saber o que é que vocês acham que significa para ver se estamos muito errados ou não. Às vezes é engraçado ver como não fazemos ideia do que siginificam aquelas coisas do dia-a-dia que damos como grarantidas.

E então, o que significa Papa?

Ps-Quem tiver a certeza absoluta da resposta não ponha logo, para que os seguintes não fiquem a saber antes de dar a sua opinião.

segunda-feira, outubro 10, 2005

Boa Viagem...

A todos os equipistas e não só que se encontram a caminho de Fátima. Que não haja chuva nem subida que vos impeça de chegar ao destino. E esse, bem o sabemos não é a Basílica, nem a capelinha, mas o Filho daquela em honra de quem foram feitas. Sigam-no.
Nós, os que por cá ficámos, vamos rezando por vocês. Vêmo-nos dia 12.
Image hosted by Photobucket.com

sexta-feira, outubro 07, 2005

O que se passa num Sínodo

Image hosted by Photobucket.com

A nossa sorte é que não apanharam o Patriarca a ler o Record...

Dia de Nossa Senhora do Rosário

Hoje é um dia muito importante para nós!
A festa de Nossa Senhora do Rosário foi instituída pelo papa Pio V, em 1571, quando se celebrava o aniversário da batalha naval de Lepanto. Segundo consta, os cristãos saíram vitoriosos porque invocaram o auxílio da Santa Mãe de Deus, rezando o rosário.
A origem do terço é muito antiga. Remonta aos anacoretas orientais que usavam pedrinhas para contar suas orações vocais. O Venerável Beda sugerira aos irmãos leigos, pouco familiarizados com o Saltério latino, que se utilizassem de grãos enfiados em um barbante na recitação dos pai-nossos e ave-marias.
Segundo a lenda, em 1328 Nossa Senhora apareceu a São Domingos, recomendando-lhe a reza do rosário para a salvação do mundo. Rosário significa coroa de rosas oferecidas à Nossa Senhora. Os promotores e divulgadores da devoção do rosário no mundo inteiro foram os dominicanos.
Somos hoje, portanto, convidados a meditar sobre os mistérios de Cristo Jesus, associando-nos como Maria Santíssima à encarnação, paixão e gloriosa ressurreição do Filho de Deus. Dizia o Papa João Paulo II na sua Carta Apostólica "Rosarium Virginis Mariae": "O Rosário, de facto, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica. Na sobriedade dos seus elementos, concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica,da qual é quase um compêndio. Nele ecoa a oração de Maria, o seu perene Magnificat pela obra da Encarnação redentora iniciada no seu ventre virginal. Com ele, o povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor. Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor."
Avé Maria, cheia de graça o Senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós pecadores.
Agora e na hora da nossa morte.
Amén.

quinta-feira, outubro 06, 2005

Sínodo

Meus queridos,
Como sabem está a decorrer neste momento um Sínodo (reunião de todos os bispos do mundo - que possam ou queiram estar presentes) onde se discute o tema da Eucaristia.
É importante mantermo-nos atentos ao que se passa lá.
Por enquanto chamo a vossa atenção para este artigo: http://www.ewtn.com/vnews/getstory.asp?number=61147
nomeadamente os seguintes pontos:
1 - Uma sugestão de um Bispo do Cazaquistão (que foi perseguido) para que a Santa Sé estabeleça a regra de ser obrigatório receber a comunhão directamente na boca e de joelhos.
2 - Uma sugestão de um Bispo do Ecuador para que nas Sextas Feiras da Quaresma, não se celebre a Eucaristia, ou seja, uma forma de jejum eucarístico, que ajudaria os fiéis a dar mais importância à Eucaristia e libertaria os Padres para outros sacramentos, nomeadamente o da reconciliação. Não fica claro no artigo se poderia haver celebração da palavra e distribuição da eucaristia em vez de missa, como se faz na Sexta Feira Santa...
3 - Muita insistência de várias partes na importância de receber a eucaristia de forma preparada (confissão).
4 - Um bispo da Nova Zelândia que sugere permitir a comunhão a "recasados" e a esposos não católicos, mas cristãos de fiéis.

Já agora podemos abrir à discussão aos frequentadores deste blog. O que acham destes assuntos?

Missa Semanal

Não se esqueçam, que agora, a missa semanal passou para a 5ª feira.

19h, em Santa Isabel.

Hoje, também será celebrada, em Acção de Graças, pelo equipista Zé Figueiras.

quarta-feira, outubro 05, 2005

Dia de S. Benedito, o Negro

Benedito nasceu na Sicília, por volta de 1526, filho de negros que haviam sido escravos ou que descendiam de outros que o tinham sido.Ingressou num convento franciscano de Palermo, capital da Sicília, e foi religioso exemplar, primando pelo espírito de oração, pela humildade e pela obediência.Embora simples irmão leigo e analfabeto, a sabedoria e o discernimento que possuía fizeram com que fosse nomeado mestre de noviços e mais tarde eleito superior do convento. Atendia a consultas de muitas pessoas que o procuravam para pedir conselhos e orientação segura. Foi favorecido por Deus com o dom dos milagres.Tendo concluído seu período como superior, retornou com humildade e naturalidade para a cozinha do convento, reassumindo com alegria as funções modestas que antes desempenhara.E assim, na mais sublime indiferença pela sua própria pessoa, faleceu com fama de eminente santidade. Foi canonizado em 1807 e é um dos padroeiros de Palermo.No Brasil, entre os escravos e as pessoas de cor, foi muito difundida sua devoção, geralmente associada à de Nossa Senhora do Rosário, à de Elesbão, Imperador negro da Etiópia, e à de Efigênia, princesa também negra e igualmente etíope.

Lucas 11,1-4.

Sucedeu que Jesus estava algures a orar. Quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar, como João também ensinou os seus discípulos.» Disse-lhes Ele: «Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; dá-nos o nosso pão de cada dia; perdoa os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende; e não nos deixes cair em tentação.»

Hoje no dia de S. Benedito em que o Evangelho fala sobre a instituição do Pai-Nosso. Nada melhor que aprender um bocadinho mais sobre este Santo que empresta o seu nome ao Papa e rezar um Pai-Nosso por ele.

Um grd abraço

terça-feira, outubro 04, 2005

É MEGA!!!!

Realmente vocês são muitoooo a frente!!!
Não vinha aqui há uns tempos e quando chego esta "cena" está cheia de posts!!! É mesmo bom de ver!!!
Enfim...tenho vindo a ler e a saborear os vossos posts, mas considero-me incapaz de por coisas tão interessantes/bonitas, de forma que me limito a ler os vossos e a cultivar-me!!! ;)
Mas isso não quer dizer que n esteja aqui, Francisco-melhor-amigo-secreto-de-sempre (!), eu vou deixando rastos da minha passagem pelo blog nos comentários e afins!!!
Este blog está realmente de um nível fantástico!!! Estão todos de parabéns!
Assim que encontrar uma coisa interessante partilho, prometo!!!
Muitos beijinhos a todos, especialmente aos que não vejo a mais tempo!!
Ju

Icone Pro-Vida

Como sabem sou um adepto de Icones. Por isso achei particularmente interessante encontrar este num site dos Ortodoxos Pro-Vida dos EUA.
Não é nem típico nem sei se gosto particularmente, mas é interessante e ajuda a lembrar que esta causa não é "Católica" é de todos. Nesta luta, mais que qualquer outra, "Quem não está contra nós, está por nós."
Abraços

Image hosted by Photobucket.com
Queria fazer um comentário ao recente post do Pipos, mas achei de importância suficiente para merecer um post próprio.

Sei que não foi o Pipos quem escreveu a biografia de S. Francisco, mas há uma passagem um bocado preocupante.
"S. Francisco de Assis é sempre diácono, sem alcançar a dignidade sacerdotal."
Quem lê isto, fica com a ideia que o pobre S. Francisco morreu frustrado por não ter sido ordenado Padre. Nada mais longe da verdade!
S. Francisco nunca quis ser ordenado Padre. Ele foi ordenado diácono para poder pregar, mas nunca desejou o sacerdócio porque não tinha vocação para tal.
Pode parecer detalhe, mas não é! Nos nossos dias olha-se os diáconos como uma espécie de acólitos crescidos. O diáconato é uma ordem tão antiga como o sacerdócio, deu à igreja o primeiro mártir, não é uma ordem de menor dignidade ou respeito que o sacerdócio.
Há quem tenha vocação para o diaconáto e não para o Sacerdócio. Infelizmente, hoje em dia, não se dando valor ao primeiro, qualquer rapaz que sente um chamamento para servir a igreja pensa automáticamente que é para o sacerdócio, mas não é necessariamente assim. Aliás, quem é ordenado Padre sem ter essa vocação, ou a vocação para o celibato, pode ver a vida a correr-lhe muito mal e pôr em perigo a sua própria salvação.
Tenho pena que a Igreja não aposte mais na divulgação deste honrável e venerável serviço à Igreja, poderia poupar muitas dúvidas vocacionais a jovens rapazes que não sabem bem para o que é que Deus os chama.

Dia feliz para Francisco e Marta!

Hoje, é o dia de S.Francisco de Assis.
Hoje, o evangelho do dia, é o de Maria e Marta.

Evangelho segundo S. Lucas 10,38-42.
"Continuando o seu caminho, Jesus entrou numa aldeia. E uma mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa.
Tinha ela uma irmã, chamada Maria, a qual, sentada aos pés do Senhor, escutava a sua palavra.
Marta, porém, andava atarefada com muitos serviços; e, aproximando-se, disse: «Senhor, não te preocupa que a minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe, pois, que me venha ajudar.»
O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e perturbada com muitas coisas;
mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.» "

Image hosted by Photobucket.com


"Místico italiano, fundador da ordem franciscana. Filho de um rico mercador, segue a carreira das armas. Prisioneiro dos Senhores de Perugia, fica doente após ser libertado. Esta doença marca uma mudança na sua vida. Retira-se para a Igreja de S. Damião, em Espoleto, onde, segundo a tradição, um crucifixo lhe fala. Em 1207 abandona a casa paterna e recolhe-se como eremita em S. Damião.

Inicia as suas prédicas e logo tem um grupo de seguidores. Em 1210 recebe a aprovação do papa Inocêncio III. Clara de Assis também o segue e funda a Ordem das Clarissas. Cerca de 1213 visita a Espanha, com a intenção de passar para Marrocos para pregar aos Mouros.

Em 1215 assiste ao IV Concílio de Letrão, onde o papa aprova a regra da nova irmandade. Completa a organização da ordem e pretende pregar em França, mas, aconselhado pelo cardeal Ugolino, futuro papa Gregório IX, permanece em Itália. Em 1219 une-se à cruzada do Egipto e visita a Palestina. De novo em Itália renuncia a dirigir a obra por ele iniciada, que tem crescido de modo insuspeitável, e regressa à prédica e à vida eremita. A sua figura é característica: canta nas praças, prega aos pássaros, apazigua os lobos… S. Francisco de Assis é sempre diácono, sem alcançar a dignidade sacerdotal.

Em 1224, no monte Verna, recebe os estigmas da Paixão de Cristo. Regressa doente e cego a Assis. Pouco antes de morrer compõe o seu Cântico ao Sol.

S. Francisco de Assis é uma das figuras mais atraentes do cristianismo. Centra toda a sua doutrina evangélica na pobreza. É canonizado, dois anos após a sua morte, por Gregório IX."

Image hosted by Photobucket.com

A Marta Salema e o Francisco Moraes, estão no auge com toda esta coincidência... Era um bom dia para marcarem o casamento, mas só para depois de 2007, até lá não dispenso a Marta das EJNS :)

segunda-feira, outubro 03, 2005

Pessoas sem Fé

Querido santiagrinos,

Este fim de semana fui para Vila Nova de Cerveira (ao pé de Moledo) e estava a ouvir a RFM durante a Viagem. Ainda Lisboa estava perto quando ouvi um daqueles momentos de reflexão que a RFM tem.
O texto era a partilha de algúem que tinha lido uma coisa que tb mexeu comigo:um estudo estatistico mostra q 1/3 da população Mundial vive sem qqr tipo de fé!A narradora contava que deu por ela a pensar q era mesmo mta gente sem FÉ, que era triste haver tanta gente assim, no meio da escuridão. No final levantou a questão, como é q eu, que tenho fé, consigo viver com a ausência de fé dos outros?Como??

Dei por mim a pensar nisto também. Será que nós conseguimos ser exemplo da presença de Deus em nós?Será que conseguimos mostrar aos outros que Deus está em Nós, q após o encontro com ELE, voltamos por outro caminho (como os Magos e como aprendi em Colónia)??

Como normalmente a RFM faz, tb eu deixo a sugestão: Vale a pena pensar nisto, meus amigos!

Beijinhos para todos
Laura

Bem-vinda!

Os Santiagrinos, saúdam o regresso da Senza, Inês Rodrigues :)

EJNS em grande!!

Hoje, Dia Mundial da Oração pelo Respeito da Vida, 12 equipistas fizeram-se à estrada e foram rezar a Fátima pela Vida, pela Vida desde o 1º dia.

A saída foi às 9e30 da manhã, para variar, em Santa Isabel! Apesar, das poucas horas de sono, a alegria que sempre existe nas EJNS, estava lá bem presente, as t-shirts do Internacional eram vísiveis em todos! A viagem correu muito bem, com muita alegria...
Chegados às portagens de Fátima, a senhora Alda Rosa, decide dizer que éramos uma Irmandade, nós não percebemos porquê, só 25 segundos mais tarde, é que nos lembramos que tavamos todos de igual. O nome do grupo estava dado, os Irmandade, mas não vamos fazer blogs, nem t-shirts ;)

Depois, missa celebrada pelo Bispo de Leiria-Fátima, com um sol arrasador e um Santuário muito composto, gostei muito, principalmente, da sua homília, uma agradável surpresa, eu que não sou fã número 1 dele a falar. (heresia!!!).
Depois, a bela da almoçarada na esplanada em Fátima, e de seguida, rezar o terço na Capelinha. Rezar pela vida! Não nos podemos esquecer, cada vez mais, de rezar pela vida, pelo respeito da vida humana.
Seguimos, depois, para a Conferência com a tia Mary Anne, que falou sobre o ser humano desde o primeiro dia, coisa que para quem já tem o nível 1 do MDV, não foi novidade, mas mais uma vez ensinou-nos bastante, e principalmente, formas de "discutir" a questão do aborto, sem recorrer ao insulto fácil e barato.
A presença das EJNS, aqui foi bastante notada, apesar de a sala não estar cheia... Fomos apelidados de a claque às cores, simpático da parte do organizador, mas podia-nos ter dado um nome melhor...

VALEU A PENA! vale a pena rezar pela vida, vale a pena deslocarmo-nos a Fátima e pedir à nossa Mãe pela vida de todos nós, pela vida desde o primeiro dia na barriga das mães, vale a pena deslocarmo-nos com as EJNS!

IRMANDADE, não temos grande idade, mas temos grande proximidade, no Senhor temos muita fidelidade, IRMANDADE!

Reflexão!

Os jogadores do Sporting que ponham os olhos nos Santiagrinos, que dão o litro até ao fim...

Caldeiradas e afins, nós suamos a nossa camisola de borla, eles não se mexem e ganham milhares. E agora achas justo refilar com a nossa forma de jogar?

sábado, outubro 01, 2005

Hoje...

É o dia de Santa Teresinha do Menino Jesus.



"Não quero ser Santa pela metade, escolho tudo".

Francesinha, que nasceu em Aliçon 1873, e morreu no ano de 1897. Santa Terezinha não só descobriu no coração da Igreja que sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Terezinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, com a autorização do Papa e sua vida passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus, pela salvação das almas, e na intenção da Igreja. Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o pai, livre igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus, e tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou a pequena via da infância espiritual.

O mais profundo desejo do coração de Terezinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo, até a consumação dos séculos". Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma", e como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.

Proclamada principal padroeira das missões em 1927, padroeira secundária da França em 1944, e Doutora da Igreja, que nos ensina o caminho da santidade pela humildade em 1997, na data do seu centenário. ela mesma testemunha que a primeira palavra que leu sozinha foi: " céus "; agora a última sua entrada nesta morada, pois exclamou : " meu Deus, eu vos amo...eu vos amo ".

Obrigado Pedro Guedes...

... a tua assistência para o nosso último golo é magistral, nem um guarda-redes da 4ª divisão faria igual, nós agradecemos-te este empate. Os Senzas também te devem agradecer, terem pago metade do campo à tua pala...

Obrigado Magriço, por seres tão melhor!