sexta-feira, outubro 28, 2005

Rezem pela Igreja Perseguida

Amigos,
Há umas semanas falei-vos um pouco do Papa Shenouda III dos Coptas Ortodoxos. Na altura a conversa surgiu por mera curiosidade.
Agora o tema é mais grave. Os cristãos, Ortodoxos ou Católicos, no Egipto estão a passar uma fase muito difícil. Para além dos problemas do costume (conversões forçadas, serem obrigados a respeitar o ramadão em público, rapto de mulheres cristãs etc) nos últimos dias uma freira foi esfaqueada, juntamente com o homem que foi em seu auxílio, oito igrejas foram destruídas e centenas de propriedades de cristãos foram saqueadas numa motim que envolveu milhares de muçulmanos fundamentalistas. Os fanáticos juraram destruir mais igrejas e matar cristãos. Um clérigo muçulmano já anunciou que é legítimo matar o Papa Shenouda.
Tudo isto por causa de uma peça de teatro gravada há dois anos e comercializada agora em DVD chamada "Eu estava cego mas agora vejo" e que retrata um jovem copta que é atraído por muçulmanos fundamentalistas que o tentam matar quando ele decide voltar para o cristianismo.
Ontem, enquanto falava aos seus fiéis o Papa Shenouda disse o seguinte "No meio de todos os problemas que nos rodeiam deixamos sempre os nossos problemas nas mãos de Deus e pedimos que seja feita a Tua vontade... se quiseres resolver o problema, que seja, contudo, se nos quiseres dar a graça de carregar a Cruz..." e nesta altura parou de falar porque desatou a chorar.
A situação por lá é mesmo muito grave. É o martírio diáriamente. Rezem muito por eles e por todos os cristãos que são perseguidos pela sua fé.
Mais info: http://www.copts.net/index.asp e http://freecopts.blogspot.com/

1 comentário:

Pipos disse...

isto faz-me mta confusão!