Comecei a escrever isto como comentário, mas acho que merece um post...
Francisco (Moraes) pelo que o Aguiar postou, tens razão, mas não me estava a referir aos bispos no antigamente, mas sim a uma pessoa actualmente que usa legitimamente o título de Papa, sem ser o Bispo de Roma.Trata-se do Patriarca Copta Ortodoxo de Alexandria.
Os Coptas são os Cristãos do Egipto, hoje em dia uma minoria muito oprimida e perseguida, precisam muito das nossas orações. Uma pequeníssima minoria de cristãos coptas está em comunhão com Roma, mas a maioria pertence à Igreja Copta Ortodoxa, que é autónoma. O seu patriarca usa o título de Papa já há muito tempo, por tradição e não com qualquer sentido de rivalidade com o "nosso" papa.
Isto compreende-se melhor quando sabemos que, como o Aguiar explicou, antigamente todas as autoridades eram tratadas por Papa. Como a Igreja Copta se separou depois do concílio de Calcedónia no século V, por causa de uma disputa sobre a natureza de Cristo. Enquanto os Ocidentais e os Bizantinos defendiam que Cristo tem duas naturezas, os Antioquinos e Alexandrinos diziam que tinha apenas uma, por isso passaram a ser conhecidos por monofisitas.Hoje em dia já se sabe que tudo não passou de uma confusão linguística e cultural, essas barreiras teológicas estão ultrapassadas... é triste saber que a Igreja de Cristo está dividida por questões destas, que afinal não passam de mal entendidos.
Mas enfim, como a separação se deu à tanto tempo, os Coptas nunca deixaram de usar o título Papa para o seu Patriarca.O actual chama-se Shenouda II e vive no Egipto onde tenta, como possível, defender o seu rebanho da opressão terrível que o governo e a sociedade lançam sobre eles. Só para terem uma ideia, uma das queixas mais comuns é de rapto de mulheres cristãs, que são "convertidas" à força ao Islão. Nestes casos a polícia nunca ajuda os familiares a recuperar as suas filhas ou mulheres. Há uns anos houve um motim por parte de Cristãos devido ao rapto da mulher de um padre, que acabou de forma violenta.
Os cristãos do egipto são das comunidades mais antigas, guardam com muito orgulho e devoção as lendas da passagem da Sagrada Família pelo seu país quando viveram no exílio.
A Igreja de Alexandria é das mais importantes na história da Igreja, tendo sido fundada por S. Marcos. Shenouda III é o 117º Papa de Alexandria.
sexta-feira, outubro 14, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
As coisas que tu sabes, Filipe! Fabuloso! Muito obrigado.
Já agora, uma correcção - eu não expliquei nada, apenas transcrevi o que está na enciclopédia católica.
se esta fotografia estivesse no meio das outras dos não-papas não estranhava nada!Tem um ar muito peculiar!eheh
Mas de resto tb já tivemos muitos papas com uma figura no minimo diferente, hj em dia é que já estão mais normais!
Enviar um comentário