segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Pérolas dos nossos Doutores

Comentário ao Evangelho do dia feito por Santa Teresa de Ávila (1515-1582), carmelita, doutora da Igreja

“Todos que lhe tocavam eram curados”

Quando Jesus estava neste mundo, o simples contacto das suas vestes curava os doentes. Porquê duvidar, se temos fé, que ele também realize milagres quando está tão intimamente unido a nós na comunhão eucarística? Porque não nos dará ele o que lhe pedimos uma vez que está na sua própria casa? Sua Majestade não tem por hábito pagar mal a boa hospitalidade que lhe é dispensada. Se estais desolados por não o verdes com os olhos do corpo, considerai que isso não vos convém...

Mas assim que Nosso Senhor quer que uma alma aproveite da sua presença, ele revela-se-lhe. Ela não o verá, é verdade, com os olhos do corpo, mas ele manifestar-se-á a ela por meio de grandes sentimentos interiores ou por outros meios. Portanto, estai com ele de “bom coração”. Não perdeis uma ocasião tão favorável para tratar dos vossos interesses com o momento que se segue à comunhão.

in EAQ - Evangelho Quotidiano

1 comentário:

João Silveira disse...

Santa Teresa d´Ávila era de uma espiritualidade fortíssima. Imensas vezes, depois de comungar, era vista a levitar, em êxtase, tal era o amor com que recebia o o Santíssimo Sacramento.
Tudo isso transparece nos seus escritos, marcantes para a Igreja...não fosse S.Teresa de Jesus uma das três doutoras da Igreja. (doutores há trinta, vide http://pt.wikipedia.org/wiki/Doutor_da_Igreja#Os_doutores_proclamados)