quinta-feira, fevereiro 16, 2006

A Coerência!

Eu até tinha uma certa admiração pelo Francisco Louçã, acho que ele é muito inteligente, e apesar de ser uma pessoa que não defende os meus valores, admirava-o por defender as suas convições como poucos o fazem, então na política cada vez há menos a dizerem o que sentem.

Mas no outro dia, estava a ver o Telejornal, e vi-o a criticar quem fez os cartoons de Maomé, que era uma falta de respeito, que criticava valores de certas pessoas, que isto era uma ofença para os muçulmanos, que não querem guerra e depois fazem isto, etc etc...

Irritou-me à séria, não por ser a favor dos cartoons, mas sim porque ele, e como ele, muitos pensam assim, esquecem-se que defender o aborto, defender o casamento dos homosexuais, defender muitos valores que ele defende, é uma ofença também para os católicos, é o mesmo conflito de valores, será que ninguém lhe diz isto? Adorava que alguém o confrontasse com esta incoêrencia para ver o que ele respondia, só podemos respeitar alguns, agora esses católicos retrógados, nem pensar! Aguiar, quando chegares a presidente, vai em frente e desmascara-o!!

E com este exemplo, queria apenas alertar para o cuidado que nós católicos devemos ter, não gostamos de ser ofendidos, e que certas pessoas digam algumas coisas, mas também precisamos de ter cuidado quando falamos, pois podemos caír nesta incoêrencia.

Os comentários do anterior post, acho que já estavamos a caír nesse erro, ser católico não é fácil, mas temos que tentar facilitar e muitas vezes o caminho é mais ao lado do que nos aptece e queremos.

Um grande bem haja a todos...

P.S.- Aguiar, se pensavas que o meu post iria ser critico aos homosexuais, muçulmanos, etc, estavas enganado...

12 comentários:

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Grande Pipos, as minhas expectativas criaram-se mais no seguimento dos comentários da Bela ao que seria o teu post.
Quanto ao mesmo, já o comento devidamente. Para já, digo que gostei e tá bom.

Anónimo disse...

1º Concordo com quase tudo o que dizes, fora a parte de até ter respeito pelo Louçã...

2º Acreditam que, passado este tempo todo, ainda não faço ideia qual a minha posição sobre a polémica dos cartoons?
Vou estar atento ao que se escreve aqui.

Domingueira disse...

"à séria" não SFF!!! Não está correcto. A expressão é "a sério".

Tiago disse...

aprende a escrever "ofensas"...

Tiago disse...

mas nao o faças...

Senzhugo disse...

não gosto do Louçã. Aliás, achei engraçado q qd o Cunhal faleceu, o único elogio q lhe era unanime prendia-se com a sua coerência até final.

Relativamente aos cartoons:
1. foram publicados há 5 meses.
2. passados prai 3 meses é que chegam as críticas.
3. Estão a ser usados como arma de arremesso político.
4. Estão em confronto 2 civilizações onde os valores não são iguais.
5. ao fim de 3 meses, qd começou a revolta de uma pequena facção árabe (equivale em proporção ao nosso beloquo de esquerda), alguns jornais europeus resolveram espicaçar e publicar de novo um pouco por toda a parte os ditos cartoons.
6. Ora, para mim, esta ultima atitude é falta de inteligência e visão.
7. Apenas se prende com critérios financeiros que hoje dirigem todos ou quase todos os jornais (já ouvi isto da boca de 2 vice-directores de jornais portugueses em conferencias, por acaso eram desportivos os jornais querem é ganhar money - n vejo mal nenhum nisto, desde q sejam honestos).
8. Com este comportamento, sobretudo a republicação pela europa fora, só se deram motivos aos árabes à bloco de esquerda, para terem atitudes extremistas. É necessário apelar ao bom senso e inteligência do povo europeu.
9. claro que foi giro, como se disse no blog senza, ouvir depois figuras como Rui Zink defenderem a "cultura de vida sobre a cultura de morte" (será que ele anda a ler JPII?)
10. Sá Pinto.
11. já escrevi demais (e sim, isabel guedes, se os posts já são redutores por natureza, os comments ainda são mais lol).

Anónimo disse...

Hugo,
Dois dos teus pontos contradizem-se.
Se é apenas uma minoria radical estilo bloco de esquerda de Maomé que está a manipular o resto, então como é que temos duas civilizações conflito? Para isso eles tinham que ser a esmagadora maioria representativa...
Isto é MUITO complicado.

Anónimo disse...

Ah, e mais uma coisa.
Que tal acabar com esta mania de meter comentários a implicar com os erros ortográficos uns dos outros? Há alguns que são gritantes, tudo bem, mas não julgo que sejam maioria. Também gosto de escrever bem e acho que se deve escrever bem, mas alguns erros são meros descuidos. Nem toda a gente prepara e envia os comentários como se fossem teses de doutoramento. Noutras alturas são manifestações de oralidade, as pessoas tendem a escrever como falam. Não está correcto, mas não é o fim do mundo.
As correcções constantes apenas atrapalham o ritmo dos comentários, para além de poderem ser constrangedores para quem os comete. Não vale a pena. Vemo-nos todos com bastante frequência, se sentirem assim tanta necessidade de corrigir, façam-no durante o beijo da paz da Missa.
Não levem a mal isto, não vale a pena. Sei que muitas vezes as correcções são bem intencionadas.

João Magriço disse...

Sabem uma coisa curiosa? Como a publicação de figuras de Maomé é proibida no mundo árabe, todos os muçulmanos revoltados nunca viram o respectivo Cartoon. Por isso Filipe, é q a revolta é comandada por uma minoria e este sim, está a ser usado como arma de arremesso político.

Duarte 16 disse...

O beijo da Paz na Missa não é para se andar a corrigir a ortografia das pessoas!!!!! Ai essa liturgia!ehehe - isto são muitas aulas de liturgia - vou sair um verdadeiro fariseu!! (sem desprimor para esses queridos!)

Pipos disse...

Isabel, tu criaste as expectativas, eu apenas disse... m vamos ao tema do post...
e desculpem os 2 erros neste ditado, vou-me confessar ainda hoje!

Senzhugo disse...

Filipe, tens razão, expliquei-me mal.
É que nalguns países árabes o berloque esuerda é como se tivesse no poder. E foram eleitos em eleições, julgo. Penso de qq modo que nem todos os eleitoes se revêm nas manifs com mortos, etc. Também sei de gente supostamente normal que votou no Berloque. Daí que os europeus tenham de ser muito inteligentes ao lidar com eles.