terça-feira, março 06, 2007

MJAQSE 9

Quando ainda não existia a Jugoslávia, nós éramos escultores. Fomos torturados e martirizados porque não quisemos fazer uma estátua para o grande chefe romano.
Somos conhecidos pela nossa quantidade e como se usássemos uma coisa na cabeça.
Quem somos?

17 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma do Aguiar.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Tks. Não estava a conseguir.

Pipos disse...

com 2 horas ainda deixo mais algum tempo...

Proposta de nova regra: o premiado de hoje faz o MJAQSE de amanha... assim seria mais um incentivo para todos e não sermos sempre os mesmos a fazer.
Amnha é o silveira e dps a regra começa por aí...

que acham?

João Silveira disse...

Não vou responder a esta pq o puto tiago ameaçou que ia responder. Aliás, a dúvida dele era a minha...

Vou pôr o MUJAHIDIN de hoje:

"Sou conhecido por 2 nomes. Sou conhecido por um que eu próprio nunca consegui pronunciar, talvez por isso exista uma alternativa valiosa. Nasci na Europa, e cá passei toda a minha vida. Sou bispo, e fiz da evangelização a batalha da minha vida.
Fui chamado a funções específicas por um Papa que só tomou posse 6 meses depois de ter sido escolhido. Isto pelas relações atribuladas com o imperador, e depois com os 3 filhos deste. O seu papado foi marcado pela constante ameaça dos sarracenos, que ocupavam então a sicília. E também fez com que finalmente o dia de "são nunca" fosse no dia em que é hoje, na Igreja Católica Romana. Na Igreja Ortodoxa esse dia continua a ser no primeiro Domingo depois do Pentecostes.
Ainda ninguém se lembrou de pôr informação sobre mim no wikipedia (surpresa!). O meu nome é..."

Simples, não?

Anónimo disse...

Então e a resposta a esta?
Chamem o Tiago para colocar a resposta. Aliás, alguém que ponha a resposta porque o Tiago não vai ouvir a chamar...

inésia disse...

filipe, n sei por que razão ainda dão os serões de domingo aos gatos fedorentos, quando TU é q devias lá estar! ;)

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Isto tá complicado! Se respondermos ao 10 sem haver resposta ao 9 fica tudo embrulhado.
Alguém que responda sff.

Tiago disse...

A resposta é os "Quatro Mártires Coroados". Os chamados "Santi Quatro Incoronato". Os 4 santos coroados são: Castório, Cláudio, Nicóstrato e Sinfrónio e foram torturados e depois martirizados em Pannonia (hoje Húngria), visto que eram escultores em Sirmium (antiga Jugoslávia) e se recusaram a esculpir uma estátua pagã para o Imperador Diocleciano (243-305). O curioso é que parece que afinal não eram 4, mas antes 5 os mártires! Um quinto mártir chamado Simplício também morreu com eles.

A Igreja comemora não 4, mas os 5 mártires, embora haja até 1 igreja em Roma dedicada apenas aos 4 primeiros mártires referidos.

Então, podem perguntar: como explicar a ausência de referências a Simplício?

A explicação mais convincente é que os 5 homens que foram martirizados em Pannonia, um dos quais Simplício, mas este teria sido foi omitido na contagem. Alguns tempo depois, as relíquias de 4 foram trazidas para Roma e enterradas na Via Labicana, mas a e de Simplício teria ficado em Pannonia. A tradição diz que eles foram torturado por não quererem fazer uma escultura do deus Aesculapius, o deus grego da medicina. Mais tarde, o Papa Miltiades indicou os nomes dos cinco com sendo os mártires coroados.

No entanto, há ainda a lenda popular:

Esta conta que eles eram grandes escultores em pedra e trabalhavam juntos. O seu trabalho exibia um perfeito equilíbrio entre a pedra e o espaço, e o Imperador Diocleciano havia adquirido um certo número de trabalhos deles e admirava os mesmos. Outros escultores, menos talentosos, com inveja, convenceram Diocleciano a ordenar uma escultura de Aesculapius sabendo que eles, sendo cristãos, iriam recusar. Realmente os escultores educadamente recusaram a esculpir a referida estátua. Eles foram então ordenados a fazerem sacrifícios ao deus sol, o que era ainda menos aceitável para os escultores. Quando o oficial de Diocleciano, Lampadius (que estava a tentar convencer os escultores a oferecer os sacrificios) morreu repentinamente, os seus parentes culparam os escultores pela sua morte. Para aplacar os parentes, Diocleciano ordenou que os escultores fossem amarrados vivos dentro de caixas de chumbo e lançados no rio.

Os corpos foram enterrados mais tarde a três quilómetros de Roma e mais tarde o Papa Gregório Magno mencionou pela primeira vez na Igreja os "quatro mártires coroados", tendo o Papa Leão IV em 841 ordenado a trasladação das relíquias para a igreja da Via Lavican.

Na arte litúrgica da Igreja, os quatro homens (ou 5) aparecem com ferramentas de escultores. Em alguns casos, as pinturas mostram o cinzel, a coluna e as ferramentas de escultura. Noutros, mostra Cláudio com uma prancheta e Sinfrónio e ou Simplicio com uma talhadeira e Castório como um velho.

São padroeiros dos escultores e dos cortadores de pedras e dos trabalhadores em mármore.

A sua festa, na Igreja, é celebrada no dia 8 de novembro.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

A resposta tá certa, mas é copy-paste integral da net!!!

Anónimo disse...

Elá! Sim senhor.
Ainda bem que alguém respondeu antes de respondermos ao MJAQSE 10, porque senão era o fim da picada! Ficava tudo embrulhado e abria-se o VORTEX DA MORTE que começava a engolir a estratosfera.
Nada seria como antes.

Inês, levantaste uma questão muito pertinente. Uma que eu próprio não sei responder... talvez um dia justiça seja feita e eu tenha os meus momentos de glória na televisão para exercer o meu erudito e apurado sentido de humor, que consiste essencialmente em gozar a surdez do Tiago e outras desgraças alheias à minha pessoa.
Queres ser minha agente?

Anónimo disse...

Com tantos erros de ortografia e ainda por cima é copy paste? São acusações graves meu caro, tens provas?

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

http://www.cademeusanto.com.br/quatro_santos_coroados.htm

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Pera, não é deste mas de outro. Já o re-encontro.

Tiago disse...

Tive um trabalho de pesquisa sério e honesto, que envolveu ainda esforço e dedicação a escrever este pequeno prémio nobel da literatura e ainda me injuriam de copy paste?! É lamentável que um site brasileiro de qualidade duvidosa me tenha querido citar tão rapidamente (e ainda dê erros ortográficos, tentanto corrigir a minha escrita notável), e eu seja aqui acusado de tão ilícita prática.

inésia disse...

filipe, serei tua agente! Tudo pela justiça!
quem acusar um senza de copy paste vai p o inferno

João Silveira disse...

vim aqui defender o tiago: ele não é surdo! Não tenho mais nada a acrescentar

Bernardo disse...

lá na minha faculdade há quem adore Esculápio... e eu confesso que tenho uma certa simpatia pelo senhor. Daí a esculpir-lhe estátuas, vai um grande passo!