segunda-feira, março 05, 2007

MJAQSE 8

Somos quatro "deste lado", sendo eu o único que não conheceu os outros nem eles a mim.

Esta é a pergunta sugerida pelo Aguiar.
Aviso já que "Um dos neurónios do Filipe" NÃO É a resposta certa.
Obrigado.

15 comentários:

Pipos disse...

grande moral pra refilar c as perguntas dos outros..

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Pipos, eu não refilei, apenas comentei. Não disse nada do género "vê lá se arranjas outra mais difícil, que esta não chegou".

O problema desta é que qualquer pista torna-a demasiado óbvia.

Bernardo disse...

...em vez de tentar esta, vou dedicar-me a adivinhar a combinação do Euromilhões; mais depressa chego lá!

João Silveira disse...

quem me veio logo à ideia foi S.Lucas, sendo "os 4" os evangelistas. Mas é natural que tenha conhecido os outros...

João Silveira disse...

Bem, não acho que seja isto, mas com tão poucas pistas pode ser quase tudo.

Os 4 primeiros doutores da Igreja, provêm da igreja latina. São eles: Papa São Gregório Magno, Santo Ambrósio de Milão, Santo Agostinho de Hipona e São Jerónimo de Strídon. Foi-lhe atribuído o título de "doutor da Igreja" pelo Papa Bonifácio VIII, em 1298. Os 3 últimos são contemporâneos (entre si, claro), viveram no séc.IV. O primeiro viveu no séc. VI.

São Gregório Magno era monge beneditino, e como Papa foi brutal! De tal forma que foi aclamado pelo povo como Magno, honra apenas concedida também ao Papa Leão I, São Leão Magno. Será João Paulo II o terceiro?

S.Ambrósio, bispo de milão é bem conhecido de todos.

S.Agostinho era maniqueísta, que é filosofia que defende o dualismo entre bem e mal como forças igualmente poderosas, e foi convertido ao cristianismo pelas pregações do então bispo de milão, S.Ambrósio. Morreu como bispo de Hapona (Argélia).

S.Jerónimo de Strídon fundou a ordem de S.Jerónimo (por incrível que pareça), à qual foi dedicado por D.Manuel I o mosteiro dos jerónimos (surprise!). Mas o que interessa é que S.Jerónimo foi um dos "filósofos" chamados por Constantino para construír a "doutrina cristã", de forma a combater as heresias que surgiam diariamente no séc.IV no império romano. S.Jerónimo traduziu a bíblia do hebraico e do grego antigo para latim, originando assim a Vulgata, texto oficial bíblico da Igreja durante séculos e séculos. Recentemente (após o concílio Vaticano II), por ordem do Papa Paulo VI, a Vulgata começou a ser revista e corrigida, originando a Neo-Vulgata, promulgada por João Paulo II, e acabada em 1995.

Valeu a pena conhecer melhor a vida destes pilares da Mãe-Igreja ;)

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Grande EAB, és o maior!!! Faltou apenas explicar uma coisa: são os 4 Doutores do Ocidente, por contraponto aos 4 Doutores do Oriente: S. João Crisóstomo; S. Basílio o Grande; S. Gregório de Naziano (?) e Sto. Atanásio. Estes 4 também contemporâneos dos outros 3. O Séc. IV foi dos mais ricos em teologia cristã.

Anónimo disse...

Muitos, muitos parabéns!
Fantástica investigação do João, especialmente com tão escassa informação.
Aliás, sugiro que seja concedida uma honra especial ao Silveira, de ser o primeiro não-santiagrino a colocar uma pergunta no MJAQSE.

E Aguiar, parece-me que é S. Gregório Nazianzeno.

Pipos disse...

Bem, explica como investigaste? não havia por onde começar...
mto bem!

silvas, qd quiseres por o MJAQSE manda msg para pormos.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Confesso que também não sei como o EAB lá chegou, aliás nem ele estava certo de ser esta a resposta certa. Muito bom mesmo!!!

Enquanto não vem a pergunta do premiado, deixo aqui uma nova, mais nos moldes habituais:

Quando ainda não existia a Jugoslávia, nós éramos escultores. Fomos torturados e martirizados porque não quisemos fazer uma estátua ao grande chefe romano. Somos conhecidos pela nossa quantidade e como se usássemos uma coisa na cabeça. Quem somos?

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

pequena correcção: não quisemos fazer uma estátua para o grande chefe romano.

Tiago disse...

a pergunta é demasiado fácil...encontrei logo a resposta! mas nunca tinha ouvido falar disto...ta giro! queres 4 ou 5 nomes? não dou já a resposta...

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Álvaro, tem calma! 1º tem que ser posta como MJAQSE 9, só depois é que se pode responder. E falares em 4 ou 5 nomes já é ajudar na resposta!!!

João Silveira disse...

Pois é, de vez em quando lá acerto. O aguiar tinha dado quase zero pistas, só falava do número 4, por isso andei a investigar o que é que tinha a ver com a Igreja. Claro que quase só se falava dos 4 evangelhos, mas lá no meio vinha a referência a 4 doutores da Igreja. Só não percebi que "deste lado" queria dizer do ocidente, pensei que "deste lado" se referia a estar no Céu. Por isso não tinha a certeza se a resposta estaria certa...

Obrigado pelo convite, amanhã faço a minha pergunta (A Pergunta!)

Pipos disse...

nepes de A pergunta!

inésia disse...

o silveira é boss. tive a honra de acompanhar todo o raciocínio!