quarta-feira, março 07, 2007

MJAQSE-10

Sou conhecido por 2 nomes. Sou conhecido por um que eu próprio nunca consegui pronunciar, talvez por isso exista uma alternativa valiosa. Nasci na Europa, e cá passei toda a minha vida.

Sou bispo, e fiz da evangelização a batalha da minha vida.Fui chamado a funções específicas por um Papa que só tomou posse 6 meses depois de ter sido escolhido. Isto pelas relações atribuladas com o imperador, e depois com os 3 filhos deste. O seu papado foi marcado pela constante ameaça dos sarracenos, que ocupavam então a sicília. E também fez com que finalmente o dia de "são nunca" fosse no dia em que é hoje, na Igreja Católica Romana.

Na Igreja Ortodoxa esse dia continua a ser no primeiro Domingo depois do Pentecostes.Ainda ninguém se lembrou de pôr informação sobre mim no wikipedia (surpresa!).

O meu nome é...

by João Silveira

12 comentários:

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Só para dizer que já sei quem é ele e o Papa.

Anónimo disse...

Eu sei quem é o Papa, mas tenho dúvidas quanto a "ele". Sei de uma hipótese só que ele tem página no Wikipedia, é que existem várias alternativas para escrever o seu nome...

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Pois é, na minha pesquisa, o nome que encontrei não vem na wikipedia, mas procurando pela diocese de que foi bispo encontro outra forma de escrever o seu nome e quando abro a página referente a si ainda mostram outras formas de escrever o seu nome. Mas por toda a descrição feita pelo João deve ser mesmo este.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Já se passaram mais de 5h30, pelo que penso que é lícito responder.

S. Anaschar ou Ansgar ou Anskar ou Oscar, 1º Arcebispo de Hamburgo, com a missão, incumbida pelo Papa Gregório IV, de envangelizar os povos dinamarquês, sueco e eslavo, também conhecido como Apóstolo do Norte.

Na wikipedia aparece sob o nome Ansgar.

Anónimo disse...

Pois... foi o que encontrei também.
Confirmas João?

João Silveira disse...

Mto bem, EAB, descobriste tudo menos o nome em portugês: S.Anscário (ehehehe)

Encontrei este santo no breviário da liturgia das horas, e já que não existia no wikipedia, achei boa ideia.

Presumo que tenham percebido que o dia de são nunca é o dia de todos os santos, que foi particularmente promovido pelo Papa em questão, ou foram pelas quezílias com os mouros, e descobriram que era o Papa Gregório IV.

A partir daí era fácil chegar a S.Ancário (Óscar), que nasceu em França no princípio do séc.IX e foi educado no mosteiro de Corbie. Andou pela Dinamarca e pela Suécia, e foi eleito bispo de Hamburgo, tendo sido prontamente designado legado pontifício para a Dinamarca e Suécia, pelo Papa Gregório IV. Evangelizou bues!! Foi para o Céu em 865.

inésia disse...

"evangelizou bués" - quem acusará agr um senza de copy paste?!

João Silveira disse...

lol, bués é uma palavra recorrente n wiki

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

EAB Maria Ana, não percebi essa. Se me deres guarida de 6ª para sábado pode ser que me consigas explicar.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Deixo já aqui proposta para MJAQSE 11:

Fui Papa em tempos conturbados. Tão conturbados que da minha coroação pode dizer-se, no mínimo, que foi insólita!

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Isto hoje foi um dia a fazer refresh pra nada...

João Silveira disse...

podemos dizer que foi um dia conturbado