sexta-feira, março 09, 2007

MJAQSE 12: #

Apesar de este ter sido o primeiro de facto...


E de este ser bastante mais conhecido...



A verdade é que eu e os meus amigos os antecedemos aos dois.

Desagradei ao meu chefe de estado e por isso fui castigado. Escrevi as minhas memórias em Reims, para onde fui exilado.

Quem sou eu?

11 comentários:

Pipos disse...

deve ser óbvio e eu não sei, nem encontro...
e as 2 fotografias não ajudam nada.

pguedes disse...

qd é q são dadas as respostas aos enigmas anteriores? é só no fim ou até alguem adivinhar? alguns são bastante irritantes... principalmente o do Pipos .. "somos quatro".

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Guedes, achas bem a tua primeira participação ser logo para refilar?!!!
A dos "somos quatro" não é do Pipos, é minha.
A ideia é alguém adivinhar e quando tal acontecer quem fez a pergunta anuncia que já foi respondida correctamente. Se por ventura ninguém chegar lá, pode adicionar-se pistas até que alguém chegue, mas a ideia é que não se desista.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Ah ah! Muito boa, esta.

Cardeal Consalvi e outros 12 cardeais do Sagrado Colégio, que fizeram frente a Napoleão, recusando-se a reconhecer a legalidade da sua união com a Arquiduquesa da Áustria e a estarem presentes no casamento (enquanto o Papa esta retido em cativeiro por Napoleão, que julgava poder contornar o poder do Papa através dos seus cardeais).
Napoleão retirou-lhes a pensão que recebiam e proibiu-os de usarem as vestes cardinalícias, daí ficarem conhecidos como os cardeais negros (black cardinals). O Cardeal Consalvi foi levado para Reims, onde ficou prisioneiro durante 3 anos, tempo em que escreveu as suas memórias.
Este mesmo Cardeal havia, 10 anos antes, conduzido as duríssimas negociações da Concordata com Napoleão. É por alguns apelidado de "uma das mais puras glórias da Igreja de Roma".

Anónimo disse...

Muito bem!
Estava-me a preparar para dar uma pista para ajudar.
Venha então a próxima pergunta Aguiar.

Para os outros, que costumam vir cá, mas nem sempre respondem primeiro, não se acanhem de mandar sugestões de perguntas também. Pode-se furar as regras de vez em quando.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Sim, todas as perguntas são na boa! Quanto mais diversidade melhor. E se fossemos cumprir as regras à risca ainda estaríamos à espera da pergunta do Tiago.

Vou ver se penso numa para pôr. Hoje tou meio down, morreu um colega aqui do trabalho este fim-de-semana.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Não era difícil. Logo pelas fotografias a primeira ideia que me veio à cabeça foi "primeiro cardeal negro". Depois fui ver o nome da imagem e pesquisei no google o nome do senhor e confirmei que se tratava do primeiro cardeal negro. Daí, foi só pesquisar por "black cardinals" e encontrei.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Aqui vai então:

Não sendo preto, também o era. Fui o último e o primeiro. Quem veio antes de mim foi pela janela fora! Criei uma paróquia rica em azeite.

Bernardo disse...

eu fartei-me de andar às voltas com TODAS as combinações possiveis de "africa african cardinal cardinals exile exiled reims france" em motores de busca, mas suponho que era preciso alguem especial para se lembrar de introduzir "black cardinals"...

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

É de facto preciso alguém especial, com inteligência e perspicácia.

pguedes disse...

nota: a ideia n era "refilar" apenas perguntar e obgd pela resposta.