quarta-feira, março 21, 2007

MJAQSE 16

Nasci na cidade da paz e fui coroado Rei ainda muito novo.
Tinha uma doença terrível, mas isso não me impediu de ser um grande herói. Venci um exército inimigo, 43 vezes superior ao meu, numa batalha milagrosa.
Perto do fim da minha vida, já cego e sem poder andar, bastava que me levassem numa maca para a batalha, que o inimigo fugia de mim.
Fui um grande defensor da cristandade, numa época e num local onde esta estava em grande perigo.
Quem sou eu?


Entretanto, aqui fica a imagem de que a Ana falava, na resposta ao anterior MJAQSE, embora aqui Santa Ana não apareça com um livro na mão.

12 comentários:

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Não sabendo a resposta, tenho umas luzes daquilo a que se refere.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Como é, já se pode responder? Eu já sei a resposta.

sedente disse...

é preciso pedir autorizaçâo p ecrever a possível resposta?
respondo na mesma...será o rei Balduino IV de Jerusalém?
abrç+

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Não, não é preciso! Desde que não seja nas primeiras horas a seguir à pergunta ter sido posta.

Bolas, por três minutos já não fui o primeiro a responder.

Apesar de não ter sido o autor, penso que a resposta está certa. Contudo, é regra explicar o porquê da resposta.

Balduíno IV, Rei do Reino Latino de Jerusalém, nasceu em Jerusalém (Cidade da Paz) em 1161. Sofria de lepra desde a infância. Foi coroado rei a 15 de Julho de 1174, com apenas 13 anos de idade.
A 25 de Novembro de 1177, com 16 anos, derrotou o exército de Saladino na famosa Batalha de Montgisard. Os números divergem, há várias versões, mas todas convergem no facto de a desproporção de um exército face ao outro ser enorme. Diz-se que São Jorge terá lutado ao lado dos cruzados nesta batalha, tendo Balduíno IV ganhado fama de invencível. Já no fim da vida estava cego e sem poder andar e mesmo assim voltou a defrontar o inimigo.
Saladino só viria a conquistar Jerusalém em 1187, já no reinado de Guy de Lusignan. Pouco depois organiza-se a 3ª Cruzada.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

O amigo Sedente tem um grande blog. Vale a pena ir ver: http://sede-de-deus.blogspot.com/

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

No meio disto tudo esqueci-me duma coisa: O período da história do fim do Reino Latino de Jerusalém é contado no filme Reino dos Céus. Vale a pena ver.

Anónimo disse...

Muito bem. Resposta correcta Sedente.
Da próxima, convém incluir a tal explicação que o Francisco mencionou.
Como é? Estás disposto a contribuir com uma pergunta? Se sim escreve aqui e nós colocamos o post. Caso contrário, pode avançar o Francisco.

Bernardo disse...

Rei Balduíno IV de Jerusalém (c. 1161 – 1185), chamado de Balduíno, o leproso, rei latino de Jerusalém (1174 - 1185), filho e sucessor de Amauri I de Jerusalém. A batalha a que se refere a pergunta foi a batalha de Montgisard, em que o exército de Saladino com cerca de 30.000 homens foi vencido por cerca de 450 cavaleiros e alguns milhares de infantaria. Nada mau...
Não encontrei referência a árabes apavorados à vista de uma maca com o rei leproso, mas suponho que isso tenha o seu quê de lenda e mito...

Bernardo disse...

aaaaah não acredito, abro o post e estava por responder, vou calmamente procurar uma resposta bonitinha, faço outras coisas entretanto, é certo, mas quando vou a colocar a resposta, BOOOM!! quinhentas pessoas já responderam...bolas... Fica o apontamento dos números da batalha. Ah, e com 27 mil baixas do lado dos muçulmanos, esqueci-me dessa.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

LOL

sedente disse...

Nasci em 1858 em França.
Andei por terras do Magreb disfarçado de Rabino para investigar a cultura dos povos daquela região…até fui o primeiro a fazer um dicionário da língua tuaregue.
Impressionou-me a fé dos muçulmanos, mas mesmo assim, vivia afastado de Deus e da fé cristã da minha infância.
Apesar disso, rezava muitas vezes: “ Meu Deus, se existes, faz com que te conheça.”
Após 12 anos em que a minha “fé esteve completamente morta”, converti-me e escolhi um abade parisiense para meu guia espiritual.
Entrei para os trapistas, mas fui dispensado dos meus votos para seguir a minha vocação.
Fui morar para Terra Santa trabalhando para as clarissas de Nazaré ao longo de 4 anos, procurando imitar a vida escondida de Jesus.
Depois de ordenado sacerdote, fui viver como eremita para o deserto do Sara…uma vida intensa de oração, de trabalho manual e de convívio com os povos nómadas do Norte de África. O meu lema é “Jesus Cáritas”.
Assassinaram-me a 1 de Dezembro de 1916 e faço parte da família dos beatos da Igrejas desde há pouco tempo.
O meu acto de abandono a Deus ficou muito famoso e vem em muitos livros de oração.

sedente disse...

acho k não é muito dificil encontrar a resposta...tem muitas pistas...tudo, para dar o "bichinho" aos leitores para aprofundar o conhecimento deste grande homem.
abrç+