terça-feira, fevereiro 08, 2005

Do carnaval às cinzas

«Sobre a origem da palavra Carnaval não há unanimidade entre os estudiosos, mas as hipóteses “carne vale” (adeus carne!) ou de “carne levamen” (supressão da carne) levam-nos, indubitavelmente, para o início do período da Quaresma. A própria designação de Entrudo, ainda muito utilizada entre nós, vem do latim “introitus” e apresenta o significado de dar entrada, começo, em relação a esse tempo litúrgico.

O carnaval é uma festividade popular colectiva, cíclica e agrária. Teve como verdadeiros iniciadores os povos que habitavam as margens do rio Nilo, no ano 4000 a.C., e uma segunda origem, por assim dizer, nas festas pagãs greco-romanas que celebravam as colheitas, entre o séc. VII a.C. e VI d.C.A Igreja viria a alterar e adaptar práticas pré-cristãs, relacionando o período carnavalesco com a Quaresma.

Uma prática penitencial preparatória à Páscoa, com jejum começou a definir-se a partir de meados do século II; por volta do século IV, o período quaresmal caracterizava-se como tempo de penitência e renovação interior para toda a Igreja, inclusive por meio do jejum e da abstinência.

Olhando para o calendário, rapidamente se percebe que é a Páscoa quem rege o Carnaval: a Páscoa é celebrada no primeiro Domingo da lua cheia após o equinócio da primavera, no hemisfério Norte. O Carnaval acontece entre 3 de Fevereiro e 9 de Março, sempre quarenta e sete dias antes da Páscoa, ou seja, após o sétimo Domingo que antecede o Domingo de Páscoa.

No dia seguinte, a cinza recorda o que fica da queima ou da corrupção das coisas e das pessoas. Este rito é um dos mais representativos dos sinais e gestos simbólicos do caminho quaresmal.As cinzas, símbolo da morte e do nada da criatura em relação a seu Criador, obtêm-se por meio da queima dos ramos de palmeiras e de oliveiras abençoados no ano anterior, na celebração do Domingo de Ramos.»

Nesta Quarta Feira de Cinzas há a imposição das cinzas na Católica ás 13h e em Santa Isabel ás 19h.
Du

3 comentários:

Maria Avillez disse...

Queridos todos, queria só lembrar que as cinzas são também símbolo de renovção, limpeza, sabem que antigamente para branquear roupas, os sabões eram feitos à base de cinzas? Pois é, nesta época liturgica lembrem-se que as cinzas também têm o poder de nos branquear a alma.
Mts bjs,
Maria Avillez

Maria Avillez disse...

“carne levamen” por amor de Deus, isto e um blog católico e respeitado...agora mandarem o homem levar com a carne, e depois falar de entradas...

CUIDADO COM OS POSTS!

Maria Avillez disse...

"carne levamen" por amor de Deus, respeitem o blog...!!!