terça-feira, fevereiro 08, 2005

Cábulas ou não?

Será que usar cábulas é pecado? Uns Padres dizem que sim, outros defendem que não. Alguns Santiagrinos "discutiram", hoje, à mesa da Católica sobre este tema. Agora, nos comentários, alargamos a todos e dêem a vossa opinião.

Pipos

15 comentários:

Maria Avillez disse...

eu continuo a achar que é pecado...eu fazia cábulas e deixei de fazer exactamente pq descobri que um método fraudulento que vá contra a honestidade seja de que tipo ela for tem de ser pecado, porque a fraude e pecado!!!Desde então sinto um peso na consciência se o fizer...e vocês (PIPOS) não deviam fazer! se não sabem a resposta tivessem estudado mais, que também é uma responsabilidade cristã! hehe!!!
joana

Maria Avillez disse...

Obviamente estou do lado da Joana. Não sei que padres é que defendem que se pode fazer cábulas.... O Senhor Cónego a quem perguntámos disse que era pecado, mas eu cá não sou de intrigas!eheh
Cábulas é enganar o professor e ser injusto para com os outros coleguitas que estudaram e fazem os exames sem métodos ilítos auxiliares de memória.
Du

Maria Avillez disse...

Eu concordo com a Joana, a única desculpa que talvez consigas arranjar p usares cábulas é se todos usarem, mas mesmo assim continua a ser desonesto. Se toda a gente roubasse, tb roubavam?

Jam

Maria Avillez disse...

Mas que cambada de betinhos que vocês me sairam!
Frouxos!

Deus tem uma missão para cada um de nós, certo? Um projecto de vida que nos propõe. O que interessa na nossa vida é cumprir esse projecto.
Muitas vezes para os cumprir encontramos obstáculos pela frente. Às vezes são provas que temos que interiorizar e compreender para melhor poder, mais tarde, cumprir a nossa missão. Outras vezes são apenas obstáculos parvos, criados por homens que em nada nos ajudam a longo prazo.
Alguns exames são assim. Repito, alguns.
Como estudantes cristãos, uma das nossas responsabilidades é saber distinguir e avaliar essas situações, e agir consoante as conclusões.
Conclusão:
Em certos exames, como por exemplo aqueles inúteis que sabemos que não servem para nada, que só existem para nos chatear, sobre matérias que em nada nos vão ser úteis a longo prazo, mas que nos vemos obrigados a fazer e passar para poder completar o nosso curso, para assim poder, da melhor forma, cumprir a míssão que Deus nos confiou, eu acho que não faz mal fazer cábulas ou copiar, ou fazer o que for preciso para passar e continuar com a nossa vida, com as coisas verdadeiramente importantes.

É claro que se estivermos a falar do exame da ordem dos profissionais do mundo e do futuro, em que, consoante a nota que temos conseguimos melhor ou pior colocação, então é muito grave fazer cábulas porque aí sim, estamos a prejudicar, literalmente, quem não as fez. Aí sim vamos beneficiar de uma coisa enquanto prejudicamos o outros.
Mas numa situação em que beneficiamos sem prejudicar ninguém (e digo-vos já uma mão cheia de cadeiras que EU fiz, que cabem nesta categoria)não há qualquer mal.
Lembrem-se que as regras sociais não são necessariamente iguais às regras de Deus.

E lembrem-se também de outra coisa importante:
Ter boas notas com base em cábulas é basicamente colher frutos onde não se semeou. Lembram-se da parábola dos talentos? O mau servo que enterrou o seu talento disse ao senhor que teve medo dele porque sabe que ele era um senhor severo, que colhe onde não semeia...
Visto que o senhor, na parábola representa Deus, podemos concluir que Deus também faz cábulas.
Amen!

Maria Avillez disse...

Eu estou de acordo com o ultimo post.

O dom de copiar também nos foi dado por Deus, e não é qq um q consegue fazer, também é preciso inteligencia para o conseguir...se os professores estão a vigiar, nós temos que dar luta e tentar copiar...senão p q eles serviam?Aqui existe uma luta q tentarás ganhar.
Se podes ter melhor nota (e estas motivam-te a estdr), pq n hás de ter? e n comparem com roubar, pois ao roubares tás a prejudicar alguém claramente, tás a tirar...copiar e cabular apenas tas a melhorar a tua nota, n pioras notas de ninguem!!

LOGO...COPIEM E CABULEM...e quem n o sabe fazer q me peça ajuda...se n fosse o copianço nc tinha tido 20's no secundario e assim tive 2...acham q n vale a pena?

Maria Avillez disse...

Não, mesmo assim ainda não estou convencido.É muito fácil. Não se pode copiar. E se vamos pelas regras de Deus eu conheco um mandamento que é Honrar Pai e Mãe (e outros legítimos superiores)- caso dos professores...
Acho um bocado pretensiosismo sermos nós a decidir assim as coisas que são ou não importantes na nossa vida futura. Sabe-se lá se não me vou lembrar de coisas que estudei que eram uma seca? Se fizer cábulas é que de certeza que nunca mais me vou lembrar delas. E além do mais essa história de termos uma missão e de termos de ultrapassar obstáculos (que aliás concordo) pode ser muito enganadora - Não podemos ignorar o meio para chegar ao fim- obviamente que o fim é o mas importante, mas esse fim é alcançado necessariamente pelo meio, que vai servir de bitola. Logo, não se pode agir fraudulentamente para se alcançar a Missão que temos, que é exactamente contra a fraude. Para se chegar a um bom fim só passando por um bom meio.

Espero ter-me feito entender.

Duarte

Maria Avillez disse...

Não te fizeste entender coisa nenhuma.
O raio do puto!

Digo-te que o teu comentário só me ia convencendo num ponto, a parte do 4º Mandamento. Só que estás a falhar num aspecto fundamental, é que pela lógica os professores não são nossos superiores, são nossos empregados. Quem é que lhes paga o ordenado? Somos nós. Eles trabalham para nós, têm mais é que ter juizo.

Não basta chamares aleatoriamente «fraude» às coisas para teres razão. Já agora usa a palavra genocídio para ser mais forte...
Sim, temos que respeitar os superiores, e os professores e tudo e tudo, mas temos também que usar a inteligência para discernir o que são ordens razoaveis e o que não passa de ordens patetas.
Exemplo:
Se amanhã recebermos uma carta em casa, do estado a dizer que às 15:00 de Sexta Feira temos todos que ir para a rua nús, saltar ao pé coxinho durante 2 minutos. Cumprem? É o estado, é o nosso superior legítimo, mas não passa pela cabeça de ninguém fazer uma coisa tão absurda! Para quem já está a pensar que o exemplo é ridículo porque não poderia acontecer, fiquem sabendo que eu escolhi um exemplo estapafurdio por respeito, pois poderia perfeitamente ter escolhido um trágico, como não tem havido falta.
Da mesma forma, se um professor te disser, no último ano da faculdade, que te vai fazer um exame e que se o chumbares és expulso da faculdade, tu tens a possibilidade de fazer cábulas para passar... fazes ou não fazes? É uma falta de respeito? Não é pior aquilo que o professor te está a fazer a ti?
Estas coisas nunca são a preto e branco. Existe uma linha orientadora - Copiar é mau. Mas existem casos específicos em que, dadas as circunstâncias, essa linha se pode ignorar.
Qualquer dia dizem-me que meter cunhas também é pecado...

Maria Avillez disse...

Muitas vezes o copiar nem altera nada em relação ao futuro ou presente, pois se copiares e devido a isso em x de 14 tiveres 14,4, q efeitos vai ter?
Tu vais p um teste c a matéria sabida e com a consciencia tranquila, mas se chegares lá, e copiares algo q te esqueceste mas estudaste, tem algum problema? Não é por isso que vais deixar de aprender aquela matéria!

Temos de ver os diferentes tipos de copiar e os seus efeitos...não concordo com alguem q tem acesso aos testes e p isso faça o curso todo sem saber nada...agr copiar p ajudar aqui e ali n vejo problema...

Os professores se não querem ser enganados, tb têm bom remédio que é tarem c atenção nos testes, mts x a ler jornais, tão a pedi-las...eles n fazem o trabalho deles mts x...

Maria Avillez disse...

Não, mesmo assim não acho que se deva copiar.Eu percebi que o exemplo do Estado era absurdo de propósito, mas lá está, os professores não fazem testes absurdos-pode-nos parecer que não serve para nada, mas tem sempre um fio condutor da matéria, por muito inútil que nos possa parecer.O exemplo do professor te dizer que se chumbas o exame és expulso da faculdade é igualmente absurdo.
No fundo é uma questão de atitude e princípios.Copiar é mau. Não se deve. E obviamente que os professores são os nossos superiores - por muito irritante que isso possa soar.Pelo menos na hierarquia da escola são. Acho que só mesmo nisso.
É preciso haver humildade e não pensar que sabemos que algumas matérias são inúteis ou umas cadeiras é lícito copiar. Se Deus as pôs lá foi para nós as enfrentarmos, e não para fugirmos delas pela fraude. Sim, não acho que seja exagero.Copiar é enganar.
Mesmo que nos pareça estupido devemos fazer as coisas pelo caminho certo, podemos aprender muito com isso, mesmo que não seja a matéria em si, mas uma postura de vida, o defender as ideias que achamos certas apesar de não vermos nenhuns frutos instantâneos daí resultantes.

Oh pá, é assim que eu penso!
E tenho dito!

Du

Maria Avillez disse...

" É uma falta de dignidade alguém copiar "

Maria Avillez disse...

Meus caros, por mim eu acho q copiar qd uma pessoa tem a matéria estudada m não está a perceber aquilo e só precisa de uma dica não faz mal. Não é copiar integralmente, simplesmente só ter uma pista p se relembrar do que estudou.
Por outro lado, um gajo que leva cábulas é porque não estudou o suficiente e por isso já sabe que não vai saber resolver as coisas. Isso sim está mal, porque se Deus lhe pôs o obstáculo à frente, por mais inútil que pareça ser, foi para ele o ultrapassar com o seu esforço.
Por isso é q acho que não se deve fazer cábulas nunca. Agora se estudámos e sabemos a matéria, copiar algo de que não nos recordamos m que estudámos, não acho mal.
Tem tudo a ver com o esforço que se fez antes de se ir fazer o exame.
E qt ao 4º mandamento, nós só devemos obedecer aos pais e legítimos superiores desde que o que eles nos mandem fazer não seja pecado.
Pronto, acho q é isto.
Jam

Maria Avillez disse...

amigos!depois de tantos comentários achei por bem também dizer alguma coisa!o q eu acho é q copiar é mau por principio, mas se por acaso nos dão alguma pista não acho mal usá-la!para isto até vos vou contar uma história que se passou comigo:
Estava eu a fazer o exame de matemética do 12ª ano (q para mim era o q mais contava - contava 50% da minha nota de candidatura) mt contente e tinha umas duvidas em 2 escolhas multiplas e tinha resolvida arriscar a solução só numa delas, porque desconta sempre q erramos uma, qd olho para a frente e vejo q o rapaz q estava na minha diagonal e portanto q tinha a mesma versao do q eu , está com as folhas abertas tipo jornale eu consigo ver as respostas dele das escolha múltipla!Claro q usei o resultado dele (ainda por cima confirmavam as minhas suspeitas!e a minha pergunta é: fiz mal???
eu acho q não!
pois eu não procurei as cabulas elas é q vieram ter comigo!!
por isso eu sou a favor das cabulas destas situações!só devemos usar cábulas qd elas vêm ter connosco!é como o joão dizia, pequenas pistas não faz mal nenhum!
Mas acho mal quemtenta passar a tudo com base nas cábulas!
tenho dito!
muitos beijinhos laura
PS- ASSINEM OS POSTS E OS COMENTÁRIOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Maria Avillez disse...

A Laura que teve o prazer de estar na minha aula, está a mentir, ela tentava sempre copiar por mim, eu bem lhe dizia q era pecado, m era mais forte que ela...mentira?? eu dava-lhe as dicas todas p os trabalhos e ela gozava comigo, e só se ria, a verdade é q eu tinha melhores notas...tive q esclarecer um rol de mentiras...aquele por quem ela copiou no exame era eu...
Disse.
Pipos

Maria Avillez disse...

É verdade!es fui da turma do Pipos!mas é mentira que era ele no exame de matemática!!nos exames nós ficamos nas salas por ordem alfabética logo eu NUNCA poderia estar na mesma sala que o PIPOS!Além disso ele so tinha melhores notas do que eu a IDES pq o prof o adorava!!!!!Tenho dito! Laura

Unknown disse...

Sob meu ponto de vista cabular nao é pecado, se ser pecado,entao ter nota negativa é pecado,porque as respostas que colocamos na prova sao errada,e uma coisa errada é uma nao certa e uma coisa nao certa é uma mentira, logo mentir e pecado.