segunda-feira, fevereiro 28, 2005

PEDACINHO DE DEUS!!!

Desculpem tive de voltar... tive a falar agora no messenger com o meu chefinho (mais conhecido por Francisco d'Aguiar) e tavamos a falar do Papa... eu sei que toda a gente tá preocupada com o estado de saude do Papa, estas complicaçoes todas que ele ta a ter agora tem-me feito pensar em imensa coisa. Tava agora a dizer ao francisco, a maioria de nós nunca teve outro Papa, os nossos pais viram outros Papas mas nós... pa mim Papa é akele senhor, akele anjinho, akele PEDACINHO DE DEUS!!!!!!!!!!!
Agora vou para o meu kuarto, vou pendurar na parede um quadro com fotografias da PEREGRINA e outro quadro com aquele papel (desculpem, mas nao me lembro como é k se chama) que deram a cada peregrino á chegada de Santiago e rezar por cada um de voces e pelo nosso PEDACINHO DE DEUS!!!
Ana

KK COISA!!!!!

Fico com tanta pena quando venho ao blog e não tenho nada de novo pa ler que decidi escrever kk coisa, mesmo k não tenha nada de interessante para vos contar! O que é k eu posso contar... 1º que ando mto contente, com nada em concreto acho que no fundo tou contente com TUDO!!! =)
Tou cheia de vontade de vos ver a todos, TODOSSSS!!!!! Vejo varias vezes alguns peregrinos mas há outros que não vejo kuase desde a peregrina... NÃO HÁ DIREITO!!!
Um grande grande beijinho para todos e um…
MEGA SORRISO ESCANCARADO NA CARA!!!
Ana van Uden

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Grupo!

A VIDA É UM SOL!!!

Não tenho muitas coisas pa dizer... mas hj vou.me deitar tao contente que queria só partilhar isso com voces!!!!
voces sabiam que a vida é um sol ???? ah pois é!!!!!
era só isso, sem mais assunto..
Ana
OBRIGADA!
OBRIGADA!
OBRGADA!

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Aviso.

Noite de Oração às 21e30 na Capela das Amoreiras.

domingo, fevereiro 20, 2005

Ainda bem que ganhou a esquerda!

É verdade, estou mesmo contente! (também não vamos exagerar, mas vou explicar a ideia...)


Retomando a linha de pensamento da Joana, acerca da nossa santificação, e olhando para o que aconteceu nas nossas eleições de hoje, temos de analisar as coisas sob um olhar não só optimista, mas acho que podemos chamar mesmo de cristão.
Claro que todos achamos que esta situação é um prenúncio do descalabro de esquerda, com as suas ideias anti-Igreja, mas temos agora a oportunidade de aproveitar esta nova realidade que Deus nos proporcionou. É em alturas piores que se revelam os mais fortes, os mais fiéis. É em alturas como estas que se separam as águas, que nós, os Cristãos, temos de defender não só em retórica em Quem acreditamos, mas com acções, com o nosso exemplo, com a nossa Vida.

No retiro, durante uma meditação, o Padre Hugo leu-nos uma parte da carta a Diogneto, em que um anónimo contava a seu amigo Diogneto como eram esses tais de Cristãos, essas comunidades ainda poucas e pequenas mas já a espalhar-se pelo mundo. É impressionante e lindíssima a descrição que lemos de como eles se distinguiam em tudo dos outros, sendo em tudo igual aos outros. É isso que me motiva, não consigo evitar sentir uma certa "nostalgia" dos primeiros tempos dos Cristãos, que sentiram na pele o que era defender a nossa Fé, acreditar verdadeira e inteiramente em Deus, e por Ele estar dispostos a dar a cara, contra tudo e todos...

Podem ver a Carta a Diogneto aqui - http://www.veritatis.com.br/artigo.asp?pubid=237 (Capítulos 5 e 6)

Exorto-nos então a agora mostrarmos o que valemos, em Quem acreditamos, e se estamos mesmo dispostos a dar a vida por ele, não necessariamente com a morte já, mas com a entrega da vida; hoje, amanhã e sempre, em tudo.

E por isso, é assim que, ao mesmo tempo que vejo eloquentes imagens do Sócrates a entrar triunfante no Largo do Rato, com a música do Gladiador a dar um ambiente épico, penso que está na hora de agirmos.

Também, caramba, Sócrates é um filho de Deus, e Deus também o ama infinitamente! Contudo, não consigo evitar pensar na comparação bíblica desta entrada do Sócrates no Rato com a chegada de Jesus a Jerusalem (vamos ver o que acontece para a semana!!!eheheh).

Ah, e não nos esqueçamos, como um amigo meu uma vez disse:

"os nossos inimigos são a ponte para a nossa salvação - há-que estendê-los no chão e passar por cima deles!!!!!" :)

Muitos beijinhos e abraços

Du

Retiro EJNS

e pronto... já nos retirámos e já voltamos!!! foi rápido, mas falando por mim, foi o tempo suficiente para ser reparador!!!
tirei uma grande lição deste retiro, muito pequenina ao mesmo tempo: todos os que vão para o céu são santos, e eu pretendo ir para o céu, logo, eu pretendo ser santa! parece estupidamente simples mas não é... em termos racionais é muito difícil compreender mesmo e empenhar-se mesmo no ideal de ser santo... por um lado parece uma coisa tão longe e difícil, por outro, é só chegar ao céu (que acho que é o que todos queremos!!!) ...
(isto explicado pela minha fraca capacidade de expressão pode ter-se tornado difícil!!! voltem a ler o parágrafo várias vezes até perceberem... às vezes ajuda!!)
esta simplicidade é logo estragada no momento em que entro em casa... uma grande discussão (a culpa da discussão foi quase inteiramente minha...) estava à minha espera! e eu reagi mal... de uma forma pouco própria de alguém que quer o céu (=santa!) ... e só não desanimei por uma razão: "Os santos não são pessoas que não pecam, mas que tentam constantemente lutar contra o seu pecado" - É o que vou tentar fazer!!!

obrigado Padre Hugo...
obrigado "retiristas"...

Joana LM

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Irmã Lúcia

Não me vou alongar, nem escrever a biografia dela. Aliás, a morte dela passou-me um bocado ao lado. Temos todos muita devoção a Fátima, mas a figura da Irmã Lúcia, em parte devido à sua condição de clausura, nunca nos tocou de forma especial, acho eu.
Mas há uma coisa que eu queria assinalar.
Da janela do meu escritório vê-se o Ritz. As bandeiras estão a meia haste. Em todo o país as bandeiras estão a meia-haste. Alguns partidos suspenderam a campanha por causa desta morte, e hoje uma multidão de gente foi-se despedir dela na Sé Nova em Coimbra.
Há quase 90 anos ninguém acreditava nesta mulher, foi perseguida, criticada, ameaçada.
Hoje as bandeiras do Ritz estão a meia haste.
A verdade libertar-vos-á, o bom prevalecerá.
Como é que vai essa quaresma?
Filipe

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Missas de Sexta

Peregrinos!!!!!!
Chegou-me agora aos ouvidos que temos concorrência nas missas da católica: é o grupo de Mértola!!!!
Eles também já têm um dia a irem lá à missa é a quinta feira!
Eu sei q não é o nosso dia mas acho q eles esta semana foram todos os dias e por isso amanha também devem lá estar!Amanhâ temos q estar em grande!!
O padre Hugo é Nosso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A nossa peregrinção começou há quase 3 meses e meio e temos q mostrar q ela foi aquilo q todos nós já sabemos : ESPECIAL e que somos um grupo unido!Temos mt que ensinar a esse grupo de mértola!
por isso não desistam e vão à missa na sexta feira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
áté lá!!!
Laura

PS- sei que não é uma atitude mt cristã esta da competitividade mas eu prometo q estou a trabalhar nisso!

terça-feira, fevereiro 08, 2005

Cábulas ou não?

Será que usar cábulas é pecado? Uns Padres dizem que sim, outros defendem que não. Alguns Santiagrinos "discutiram", hoje, à mesa da Católica sobre este tema. Agora, nos comentários, alargamos a todos e dêem a vossa opinião.

Pipos


Mais uma bela paisagem dos Caminhos de Santiago!

Do carnaval às cinzas

«Sobre a origem da palavra Carnaval não há unanimidade entre os estudiosos, mas as hipóteses “carne vale” (adeus carne!) ou de “carne levamen” (supressão da carne) levam-nos, indubitavelmente, para o início do período da Quaresma. A própria designação de Entrudo, ainda muito utilizada entre nós, vem do latim “introitus” e apresenta o significado de dar entrada, começo, em relação a esse tempo litúrgico.

O carnaval é uma festividade popular colectiva, cíclica e agrária. Teve como verdadeiros iniciadores os povos que habitavam as margens do rio Nilo, no ano 4000 a.C., e uma segunda origem, por assim dizer, nas festas pagãs greco-romanas que celebravam as colheitas, entre o séc. VII a.C. e VI d.C.A Igreja viria a alterar e adaptar práticas pré-cristãs, relacionando o período carnavalesco com a Quaresma.

Uma prática penitencial preparatória à Páscoa, com jejum começou a definir-se a partir de meados do século II; por volta do século IV, o período quaresmal caracterizava-se como tempo de penitência e renovação interior para toda a Igreja, inclusive por meio do jejum e da abstinência.

Olhando para o calendário, rapidamente se percebe que é a Páscoa quem rege o Carnaval: a Páscoa é celebrada no primeiro Domingo da lua cheia após o equinócio da primavera, no hemisfério Norte. O Carnaval acontece entre 3 de Fevereiro e 9 de Março, sempre quarenta e sete dias antes da Páscoa, ou seja, após o sétimo Domingo que antecede o Domingo de Páscoa.

No dia seguinte, a cinza recorda o que fica da queima ou da corrupção das coisas e das pessoas. Este rito é um dos mais representativos dos sinais e gestos simbólicos do caminho quaresmal.As cinzas, símbolo da morte e do nada da criatura em relação a seu Criador, obtêm-se por meio da queima dos ramos de palmeiras e de oliveiras abençoados no ano anterior, na celebração do Domingo de Ramos.»

Nesta Quarta Feira de Cinzas há a imposição das cinzas na Católica ás 13h e em Santa Isabel ás 19h.
Du

sábado, fevereiro 05, 2005

Grande tarde!!!

Bom, vocês nem imaginam o que é passar uma tarde inteira com alguns santiagrinos, foi A TARDE!

Tudo começou com a missa na católica, ao que se seguiu um belo manjar acompanhado de amena cavaqueira até ás 3 e tal da tarde na cantina. O grupo foi-se separando ao longo da tarde, qual Irmandade do Anel, mas passamos por muita coisa juntos, até que acabou com a Ana e eu, as 2 da manhã! Os participantes desta magnífica aventura foram a Joana Libano Monteiro, a Mérie, Ana van Uden, Pipos e eu.
O que se passou foi...como dizer...invulgar, mas para manter um certo mistério vou apenas destacar umas palavras soltas!
Baixa, hóstias, banco de jardim, carro, vinho, Angelus, UCAL, pateo bagatela,casa, meditação, conversão, macdonalds, aeroporto, Pi, Chimarrão Amadora, "onda, onda", teatro na bomba de gasolina, Belas, massagem!!!!
Foi intenso, inesquecível!

Muito obrigado a todos os participantes!
É por tardes como esta que me orgulho de ser um santiagrino convosco, e que vale mesmo a pena ir lá a missa na Sexta!

Du

Foi puxado






A fome aperta!



Andavamos, andavamos, andavamos...quando chegava a hora de almoço a fome era imensa!!!


Atrofio feminino!



O que ninguém viu, mas os repórteres de serviço capturaram.

Os resistentes!!!













Ana, Maria, Joana, Duarte, Filipe e Pipos, nós fomos à Católica e tivémos pena de não te ver! Esperamos na próxima Sexta por ti, sim por ti, colega peregrino!!!

SEXTA-FEIRA ÀS 13H NA CATÓLICA, MISSA DE SANTIAGO!


Posted by Hello
Posted by Hello
Posted by Hello
Posted by Hello
Posted by Hello
Posted by Hello

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

“Não levar nada para o caminho”

Exortação aos missionários: “Não levar nada para o caminho” Para viverdes uma vida de homens apostólicos, precisais de uma grande abnegação de vós mesmos... O que é preciso é conservar a alma em paz e alegria, no meio das privações contínuas e fortemente sentidas, não só privações corporais que são bastante fáceis de suportar, mas pprivações espirituais ou morais. Estas são bem mais penosas, entristecem, perturbam, desencorajam uma alma fraca e entregue a si mesma; mas dão coragem, serenidade e vigor renovado a uma alma forte, através de uma sólida abnegação de si mesma e de uma ligação perfeita a Deus só...Se soubésseis qual é o valor da paciência entre as virtudes apostólicas, aplicar-vos-íeis com todas as forças da vossa alma até a obter. Se sabeis agora esperar com paciência, podeis ficar certos do sucesso, de um sucesso sólido e estável... As ervas que crescem depressa atingem pouco desenvolvimento e são rapidamente destruidas. As árvores, cujo crescimento é lento, tornam-se grandes e poderosas e duram séculos. Se alguma vez vos acontecer, numa missão, ter um sucesso rápido e fácil, tremei em relação a essa missão; pelo contrário, quando ela exige tempo e apresenta dificuldades, podeis augurar-lhe coisas boas, se sentirdes em vós a força e a preseverança de uma santa paciência... Se tiverdes paciência, podeis ficar certos de adquirir a prudência, a sabedoria de Deus para a vossa conduta e para os vossos empreendimentos.

Fonte: http://www.evangelhoquotidiano.org/

abraços,

pguedes

Santo do dia!

"Jesus levou-os até Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. E enquanto os abençoava, distanciou-se deles e era elevado aos céus" (Lc 24,50-51).

Hoje muitas pessoas vão à igreja a fim de receberem a "benção de São Brás". É um costume antigo, em que se pede a Deus, mediante essa bênção, que sejamos preservados de todo mal da garganta e de qualquer outra doença. A figura de São Brás está envolta em muitas lendas, segundo as quais ele teria vivido sozinho no deserto, no meio de animais ferozes. Depois, deveria ser devorado por leões, tigres e ursos, na arena romana, como mártir. E porquê a bênção da garganta? Conta a história que uma pobre mãe trouxe um filhinho sufocado por uma espinha de peixe, para que São Brás o curasse. Este lhe impôs as mãos, fez o sinal da cruz e a criança ficou curada. A devoção a esse Santo vem de longe. E é até representada num dos mais célebres vitrais da Catedral de Chartres, em França. A bênção - e eu penso na "benção de São Brás" - significa "força de Deus"; força em nossa vida, pela oração e também pela adesão à vontade dele.
São Brás, que eu me lembre, não esteve no nosso caminho. Mas visto que é o Santo do dia e até tem uma história bastante curiosa, quem não quer ir hoje à missa para se preservar de doenças?? pois é...

Pipos

quarta-feira, fevereiro 02, 2005

Finalmente consigo pôr fotografias!Obrigado Pipos por me teres ensinado, sim, só tu é que te dignaste a dizer...



Ora cá está uma bela imagem da nossa peregrina, como Deus se mostra através da natureza.Poético, não?

Du

Saudades...



A capela de São Francisco. Onde cantamos a sua oração, e muito bem, diga-se!

Alto e pára o baile!!

Heiii pessoal, NEM PENSEM que vão fazer deste blog um antro das vossas piadinhas e conversas sobre futebol!!As piadinhas ainda pode ser, mas futebol????NO WAAAY!!!
Até agora tudo correu bem, não vamos descarrilar!!A César o que é de César; no blog dos santiagrinos pleaseee que não se fale de futebol!Façam um blog pra isso tipo www.wehavenobrains.com !!! e ALGUÉM ME EXPLIQUE COMO SE PÕEM FOTOGRAFIAS AQUI!!

Du

Quem é o verdadeiro Pinky?

Vamos a votos. quem será o verdadeiro pinky man: PIPES (só o nome diz tudo) ou Guedes. ;)



pois Pipes.. acho que ganhás-te e não voltes a pôr o Blog com a tua côr preferida please...



Guedes- "O Pinky"

É verdade, depois da missa de ontem, o Guedes revelou-se o Pinky.

Achei justo todos sabermos quem é o verdadeiro homem cor-de-rosa deste blog.



Depois desta fotografia todos percebemos porque ele é o verdadeiro Pinky!

um abraço
Pipos

Linhó...

Pipos, o teu pensamento do dia não terá sido compreendido pela maioria dos nossos peregrinos, para benefício deles passo a explicar.
O Pipos estava-se a referir ao Mustafá (não sei o verdadeiro nome dele) que desde que saiu do Estabelecimento Prisional do Linhó tem regressado às bancadas de Alvalade e está a espalhar o terror entre algumas pessoas que lá estavam confortavelmente instalados.
O Pipos está com medo que o Musta e os seus amigos do Pica Pau lhe roubem o título de Boss of the Ball Catchers of the Sporting Lisbon Stadium of the World e por isso pela-se só de pensar que um dia possa sair de Stª Isabel e deparar-se com o Musta à sua espera.
Não stresses miudo, se eu lá estiver dou-te uma ajuda, é que a minha família tem um feudo a vingar com esse malandro de qualquer maneira.
Abraços,
Filipe

terça-feira, fevereiro 01, 2005

Rezar pelo Papa

Queridos Todos,

como se soube pelas últimas notícias, o nosso querido Papa está com uma gripe desde Domingo e hoje foi hospitalizado em Roma.
Mais que nunca vamos rezar por ele.

Duarte

estranho, mt estranho!!

Please voltem à cor inicial!!! - não é q eu não goste de cor de rosa mas acho que este blog ficava mt melhor como antes!
Beijinhos
Laura

De volta à normalidade

Venho só agradecer ao Duarte que pôs este blog normal outra vez!
E aproveito também para dizer que achei muito engraçada esta piadinha de Carnaval, mas era também engraçado saber quem foi o engraçadinho!!
Apoio a Joana no que diz respeito às assinaturas. ASSINEM PLEASE!!!

E por último aproveito para Informar que já estou de férias!!!
muitos beijinhos
LAURA

Três meses...

Pois é, há três meses atrás estavamos nós a voltar de Santiago, o fim da nossa caminhada!
E agora cá estamos, é uma óptima altura para se fazer um balanço do que aprendi na peregrinação, que frutos colhi, e mais importante, de que maneira os testemunhei aos outros!

Sim, todos nós dissémos a lenga-lenga do "sim, a caminhada começa agora, na vida do dia-a-dia...". Será que fiz mesmo isso ou vivi estes meses na sombra da peregrinação?
Bom, espero que depois do nosso exame de consciência nos façamos ao largo, se ainda não o fizémos, e passemos o testemunho a outros. Ainda por cima neste tempo que está a começar de Quaresma! Tudo bate certo!

Somos os melhores peregrinos de sempreee!!!

PS- mudei o cor-de-rosa para a cor normal, espero que a nossa "barbie" secreta não se importe...

Muitos beijinhos e abraços a todos,
Duarte

Va la....ASSINEM!

tou a falar a serio!!! ASSINEM! identifiquem a vossa obra de arte!!! por exemplo, adorava saber quem fez o pensamento do dia a pensar em mim!!! que orgulho!!! so foi pena n ter percebido muito bem!!! lool
beijinhos!!!!
JOANA LM -> ISTO É ASSINAR!!!

ainda a propósito da Quaresma estar a chegar...

alguém pediu para nos preparar-mos:

para isso nada melhor que o Retiro das EJNS no fim de semana de 18 a 20 de Fevereiro com o nosso tão querido Padre Hugo...

PS: acho mesmo louca a côr Pink no blog...

Pensamento do dia

Joana disse: "Já que sou menina de Cascais e continuo sem nunca ter ido a Stª Isabel"

Que todos os amigos de Cascais e do Linhó não fossem a Santa Isabel..

«Fica connosco, Senhor, pois a noite vai caindo» (cf. Lc 24,29)

"«Fica connosco, Senhor, pois a noite vai caindo» (cf. Lc 24,29). Foi este o instante convite que os dois discípulos, directos a Emaús na tarde do próprio dia da ressurreição, dirigiram ao Viajante que se lhes tinha juntado no caminho. Carregados de tristes pensamentos, não imaginavam que aquele desconhecido fosse precisamente o seu Mestre, já ressuscitado. Mas sentiam «arder» o seu íntimo (cf. Lc 24,32), quando Ele lhes falava, «explicando» as Escrituras. A luz da Palavra ia dissipando a dureza do seu coração e «abria-lhes os olhos» (cf. Lc 24, 31). Por entre as sombras do dia que findava e a obscuridade que pairava na alma, aquele Viajante era um raio de luz que fazia despertar a esperança e abria os seus ânimos ao desejo da luz plena. «Fica connosco» — suplicaram. E Ele aceitou. Pouco depois o rosto de Jesus teria desaparecido, mas o Mestre «permaneceria» sob o véu do «pão partido», à vista do qual se abriram os olhos deles."

Fonte: MANE NOBISCUM DOMINEDO SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II AO EPISCOPADO, CLERO E FIÉISPARA O ANO DA EUCARISTIA

bjs e abraços,

pguedes