quarta-feira, fevereiro 28, 2007

MJAQSE 5 - De contestatário a Cardeal


Considerava que o Papa era o Anti-cristo.
Numa visita à cidade eterna, disse que Roma era a cidade mais maravilhosa do mundo, mas que o Catolicismo era “politeísta, degradante e idólatra”. Nessa altura era um Padre Anglicano.
Em 1843 publicou num jornal uma retracção de todas as coisas que tinha dito anteriormente sobre a Igreja Católica. Estava perto da minha conversão.
Em 1846, já tinha sido recebido na Igreja Católica e fui ordenado Padre. Voltei para a Inglaterra e fui condenado por difamação, por criticar o protestantismo. Tive que pagar 14,000 libras em custas, mas o dinheiro foi todo angariado por subscrição pública.
Cheguei a Cardeal e fui uma das figuras mais importantes da Igreja Católica em Inglaterra, e um dos intelectuais mais importantes da Igreja do século XIX.
Quem sou eu?

6 comentários:

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Cardeal John Henry Newman!
"COR AD COR LOQVITVR" - o coração fala ao coração.

Pipos disse...

peço bom senso! protesto!

Anónimo disse...

Apoio o protesto do Pipos. Nem deixaste passar duas horas Aguiar!

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Deixei 1h43. Mais 2 min e tínhamos uma resposta da nocas. LOL

Pipos disse...

boa desculpa...a nocas nc mais disse nada, volta!!

inésia disse...

voltarei! qual é o prazo p responder?