quinta-feira, fevereiro 22, 2007

MJAQSE 1

E eis que chegou, com o primeiro dia da Quaresma.

Não, não é um Quiz sobre a Quaresma. Depois da épica experiência do ano passado, dificilmente conseguiríamos fazer uma coisa desse nível.
Naturalmente, também não é um Quiz sobre o Advento, por isso não haverá perguntas sobre renas...
A Quaresma é um tempo de aprofundamento da fé, por isso o "Mega Jogo Adivinha Quem Sou Eu*" vai ser sobre personalidades ligadas à Igreja. Podem ser papas, santos, grandes heresiarcas, tudo (menos renas). A ideia é, como sempre, aprender um pouco mais sobre a nossa religião.
É preciso que todos participem! Nos outros quizes chego a ouvir coisas do género "Vocês sabem tantas coisas! Tenho vergonha de participar." Mas da minha parte esclareço já que a maior parte das perguntas que coloco são coisas que aprendo precisamente na minha busca por perguntas para o Quiz. E isso qualquer um pode fazer!

Agora, vamos a coisas práticas. Regras: Um post por dia, mais não. Fins de semana não são obrigatórios, mas se alguém quiser colocar perguntas, pode. Não vejo problema.
Depois de colocada a pergunta, podemos comentar, mas não dêem as respostas dois minutos depois dela surgir! Não vale a pena impor horários, usem o senso comum.
Definitivamente, não vale fazer copy-paste do wikipedia!!!!!

A ideia não é criar perguntas de resposta impossível, a ideia é aprender. Quem coloca o post deve colocar algumas pistas que possam conduzir à resposta certa.
Convido o Felipe, nosso perito em regras, a sugerir mais algumas a partir do Congo.

Photobucket - Video and Image Hosting
Uma família Esquimó mostra a sua alegria pela chegada do MJAQSE


Dito isto, vamos à primeira pergunta que, excepcionalmente, será mesmo muito, muito, muito fácil!

Chamavam-me Filho da Trovoada.
Fui companheiro de Jesus de Nazaré e preguei o seu evangelho depois da sua ressurreição.
Fui o primeiro apóstolo a ser martirizado, morri às mãos de Herodes.
Andei pela Península Ibérica e consagrei o primeiro bispo de Braga.
Quem sou eu?

* Os depravados escusam de procurar a sigla MJAQSE no Google, não aparece nada de mal. Aliás, não aparece nada mesmo...

9 comentários:

Anónimo disse...

Antes de me chatearem com o tamanho da imagem, fiquem sabendo que já a diminuí, mas nunca mais aparece actualizada.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Filipe, agradecia que passasses a pôr as fotografias no post directamente e não via photobucket, sff, pois deste modo não consigo vê-las aqui na caixa.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Esta é mesmo muito fácil! Eu sempre ouvi "filho do trovão" e não da trovoada...

Anónimo disse...

Pode ser filho do trovão, é o mal de traduzir directamente do inglês.
Quanto às imagens, eu tentei por directamente, mas não deu. Não me perguntes porquê, mas deu erro no HTML.blábláblá.com
Por isso recorri ao Photobucket e passei meia tarde a tentar meter tudo do tamanho certo. Um preço alto a pagar por uma piada tão seca, mas é o que há.

Senzhugo disse...

Então andam todos a dormir?
Não pode ser um senza a responder a esta!

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

LOL. Bem apanhada essa, Hugo.
Bom, tendo já passado este tempo todo sem ninguém responder, eu inauguro: São Tiago Maior, o nosso Santiago!

Ana, semi-voltei. Não consigo registar-me no blog. Cá pra mim foi daquele bilhete de eléctrico que não paguei em Roma. Oh meu Deus, será que agora sou senza???

inésia disse...

queriassssss! (batatas c enguias)

inésia disse...

o melhor deste post é msm a fotografia dos esquimós

Pipos disse...

Aguiar, manda-me outro mail teu...

Esta era fácil, pra quem foi no carro de apoio com o Pe.Hugo e ele não se calava c a relação de ser o filho do trovão, chover imenso e nós ali...pra começar foi bom.