terça-feira, fevereiro 13, 2007

Fim de Ano 2006...


Este texto que passo aqui na íntegra, é do Pe.Silveira, que tem 94 anos e vive em Alcácer do Sal e foi publicado no jornal da zona.
O texto está muito bom, quem lá esteve sabe as Graças todas que recebeu desta celebração. Tirando o exagero do Fim de Ano em oração e reflexão, apesar do terço colectivo, tudo está de menos, pois a missa foi espectacular, e este Padre é simplesmente brutal, que saíu de casa por nós.







Valores da Juventude…

Maravilhoso “Fim de Ano 2006”

Pelas dezoito horas do passado dia 31 de Dezembro, após um esgotante dia de trabalho, preparava-me para me sentar à mesa, comer uma sopa e deitar-me, quando tocou a campainha. Abri a porta e deparei-me com dois jovens: A Rita, de vez em quando participa na missa Dominical na igreja de Santiago, acompanhada dum jovem colega que de imediato e após ligeiros cumprimentos, me interpela: Sr. Padre Silveira, não há missa às 18h na igreja de Santiago? Não, retorqui, ao que a Rita atalhou, sabe, estão 20 jovens à porta da igreja que vieram passar o “fim de ano” ao Sapalinho e estávamos a contar com a missa às 18h. Em voz sonante e timbrada respondi: vamos e com muita alegria celebrar a missa.
Conduzido no carro pelos dois jovens cheguei à porta da Igreja e de imediato fui rodeado pelos 20 jovens que radiantes e pressurosos abriram a porta principal da Igreja e à porfia prepararam o altar e tudo o que era necessário para a celebração da Eucaristia.
Senti-me e fiz-me jovem entre jovens, que em círculo em volta do Altar concelebrantes comigo na Proclamação da Palavra, na Oração Universal, cujas petições brotaram do coração década um dos jovens, dois dos quais envolveram na sua Oração o Pe.Silveira, o que vivamente me impressionou.
À elevação de Cristo, presente no pão e no vinho, todos de joelhos adoraram o Senhor com profunda piedade.
Como entre os jovens havia dois Ministros Extraordinários da Comunhão, foram eles que deram a Comunhão sob as suas espécies. A Acção de Graças foi viva e sentida como reflexo de toda a Celebração com cânticos do carisma do Movimento de Jovens de Santa Maria no qual se encontram integrados.
O exemplo destes jovens que se refugiaram na Herdade do Sapalinho, nas faldas da Serra da Maceira para em reflexão e oração, passarem o fim de ano de 2006, é um testemunho frisante de que há jovens verdadeiras estrelas cintilantes a brilharem no Céu de Portugal.
Por tudo o que tão dadivosamente recebi do contacto com estes jovens, é-me grato afirmar que o “Fim de Ano de 2006” foi a Vivência mais encantadora do meu Ano Pastoral.

4 comentários:

Pipos disse...

Este texto e tudo que se passou, reflecte o espírito ejNS e tudo que se aprende neste movimento. O não haver missa, e não desistirmos, mas sim partirmos em busca de um Padre, sempre com alegria, entusiasmo e confiança.

Senzhugo disse...

Gosto de Movimento de Jovens de Santa Maria!

pguedes disse...

Mt BOM!!! foi sem dúvida uma celebração mt especial em formato senza/ejns!

João Silveira disse...

"O exemplo destes jovens que se refugiaram na Herdade do Sapalinho, nas faldas da Serra da Maceira para em reflexão e oração, passarem o fim de ano de 2006" - Até parece q foi um retiro...ahahah