quarta-feira, dezembro 06, 2006

SMAQ 3


Todos já sabemos que a palavra Advento vem do Latim "Advenire" e "Adventus" com o sentido de "chegada", "vinda" etc. E a razão é mais que evidente. (Esta era demasiado simples para ser uma pergunta do Super Mega Advent Quiz).

As respostas à pergunta de ontem fizeram referência ao terceiro Domingo de Advento, em que as cores litúrgicas são o rosa. Já agora, os ingleses fazem questão de distinguir entre o Pink e o Rose. Para nós isso é mais complicado, porque são sinónimos, mas a ideia é que a cor não é o Cor de Rosa das bonecas, mas sim um Rosa mais escuro e definitivamente mais... vá... masculino.
Enfim, continuando. Esse Domingo é conhecido como o "Domingo Gaudate".

Pergunta: O que significa Gaudate? (Sim, também é fácil, mas ninguém disse que as perguntas tinham que ser todas muito complicadas...)

Aviso!!! Quando procurarem a palavra Gaudate no Google, o programa vai-vos perguntar se não queriam dizer "Gaydate". Partimos do princípio que não.

13 comentários:

Tiago disse...

The pink candle
is used on the Third Sunday in Advent to represent the
Gaudate, which means "rejoice" in Latin and is taken from
the first word of the Introit for that Sunday

Tiago disse...

encontrei isto num blog dum senhor qualquer!
agora podem é perguntar-me o que faço eu em casa às 11.52 duma quarta feira em que devia estar a ter aulas...fiquei em casa para poder ser o primeiro a responder ao quiz!

Tiago disse...

To rejoice means just that--to rejoice in every situation and circumstance and at all times. It means to step out and acknowledge by our words and actions that God is God, that he loves us, that he is present and in charge, that he is always merciful and that he is acting. To rejoice means to praise God, to thank him, to sing to him, to pray to him, to raise our hands in worship, to clap our hands and dance as we delight in him. To rejoice is to respond to God because he is God.
(alguém que traduza para o pipos...)

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Já que te baldaste às aulas, podes tu mesmo fazer a tradução.

FR disse...

Auto-designei-me a Alta Autoridade Independente Reguladora do SMAQ porque sim.

As Deliberacoes da AAIR-SMAQ sao de caracter mandatorio.

Fiquem sabendo que a minha primeira Deliberacao dita a proibicao de publicar as respostas do Gugas sem deixar passar pelo menos um prazo de doze horas.

FR disse...

Auto-designei-me a Alta Autoridade Independente Para a Etica do SMAQ porque sim.

As Instrucoes da AAIPE-SMAQ assumem um caracter meramente recomendacional.

Fiquem sabendo que a minha primeira Recomendacao sugere que se tenha o minimo de decencia e se evite o “copy-paste”, especialmente se se tratar de textos em dialectos tribais.

A minha segunda Recomedacao sugere que eu abdique do cargo ocupado na AAIPE-SMAQ por razoes de conflito de interesses com a AAIR-SMAQ.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Porque sim não é argumento e não aceitamos imposições de emigras com nomes estrangeiros!

Quanto à proposta de regra (vou assim considerá-la), pensei em instaurá-la, mas conclui que seria injusto para os que cá só vêm à tarde, pois quando vierem também já têm as respostas dos que vieram de manhã. Assim, a solução do Filipe parece-me mais razoável - não leiam os comentários antes de procurarem as respostas.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Quanto à recomendação, não me parece mal.

Reitero a não aceitação das auto-intitulações.

Anónimo disse...

É, poisé, gozas muito com os beatos, mas depois só queres é tachos nos blogs dos beatos!
Contudo, reitero a recomendação. Tiago, Copy Paste todos sabem fazer. Eu sei que és um Senza, mas podias tentar usar métodos honestos por aqui.
Quanto ao Felipe, que seja bem-vindo após a sua longa ausência. Como ele nunca avisa para onde vai, só hoje é que soube que tinha estado em Safari.
Para quem gosta de fotografia e de natureza, sugiro uma visita ao blog dele para ver algumas das imagens espectaculares que o safari lhe rendeu:
http://africancompunction.blogspot.com/2006/12/as-melhores-chapas-do-safari.html
Deliciem-se.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

De facto, percebe-se pq é q ele é teu amigo.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Filipe, satisfaz-me uma curiosidade, sff. Para arranjares essa fotografia do Papa pesquisaste por "pink pope" ou "pope in rose"?

Pipos disse...

no 4º domingo do advento a 4ª vela deve ser acendida por uma mulher grávida... vi agr num site. Ana vais ter de acender numa qq paróquia...

Anónimo disse...

Aguiar,
acho que procurei por "Pink Vestments" nas imagens do Google.