quinta-feira, julho 13, 2006

Hoje a Igreja celebra

Santos Henrique II, imperador (+1024) e Cunegundes, sua mulher (+1033)



Muitos acusam a Idade Média como um tempo de trevas da história, e é fácil pensar assim se não abrirmos os olhos e olharmos para o alto, pois ali é que se encontram as luzes deste período, ou seja, os inúmeros Santos e Santas. Henrique e Cunegundes fazem parte deste "lustre", pois viveram uma perfeita harmonia de afectos, projectos e ideais de santidade.

Henrique era filho de duque e nasceu num castelo na Alemanha em 973. Pertencia a uma família santa e, por isso, foi educado por cónegos e, mais tarde, pelo bispo de Ratisbona, adquirindo assim toda uma especial formação cristã.

Conta-se que espiritualmente se preparou para assumir o trono da Alemanha, sem o saber, pois ainda jovem sonhara com estas breves palavras: "Entre seis". Primeiro, interpretou que teria seis dias antes de morrer mas, como tal não aconteceu, preparou-se em vista a seis meses e em seguida a seis anos, até que por providência assumiu o reinado.

No caso de Henrique, o adágio de que "por trás de um grande homem está uma grande mulher" funcionou, pois casou-se com a princesa de Luxemburgo, Cunegundes que era um mulher de muitas virtudes e inúmeros dons, ao ponto ajudar durante vinte e sete anos o seu esposo na organização do império e na implantação do Reino de Deus. Com a morte de Henrique II e seu reconhecimento de santidade, Conegundes foi morar num mosteiro, onde cortou o cabelo, vestiu hábito pobre e passou a obedecer às suas superioras até ir ao encontro de Henrique no Céu, quando tinha 61 anos.

in Evangelho Quotidiano

Santo Henrique II foi coroado Imperador do Sacro Império Romano pelo Papa Bento VIII e foi o primeiro a solicitar a introdução do Credo na Missa Dominical.

in Santi, Beati e Testemoni

3 comentários:

Pipos disse...

continua a bombar q a malta agradece!

Anónimo disse...

Muito bom!
As imagens então. Cinco estrelas.
Amanhã é dia de São Boaventura, tem cuidado e não confundas com Boaventura S. Santos.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Amanhã é fim-de-semana. Contentem-se com Santa Maria no Sábado e com o Dia do Senhor.