quarta-feira, maio 03, 2006

Viva o Filipe!

Não! Não é um ataque de narcisismo!
Viva S. Filipe cujo dia celebramos hoje.

São Filipe foi um dos doze apóstolos. Aparecem diversas referências a ele nas escrituras. É a Ele que Nosso Senhor desafia a alimentar os 5000 apenas com um pouco de pão e de peixe; é S. Filipe que pede a Cristo "Mostra-nos a cara do Pai!" levando Jesus a dizer, claramente, que quem O vê, vê o Pai.
Quando alguns estrangeiros querem falar com Jesus é a São Filipe que recorrem.
A minha passagem favorita de S. Filipe acontece nos Actos dos Apóstolos. Quando Filipe vê um etíope a caminho de Jerusalém, a meditar nas escrituras, senta-se com ele na carruagem e explica-lhe, pelos profetas, quem é Jesus. O etíope converte-se e é baptizado nesse dia. Logo a seguir ao baptismo, Filipe é arrebatado pelo espírito e levado para outro sítio.

Conjuntamente celebra-se o dia de S. Tiago menor. Ou seja "o outro"! Sobre esse sabe-se muito pouco, mas se alguém quiser colocar aqui a biografia dele, estão à vontade.

1 comentário:

João Silveira disse...

S. Tiago, o Menor, era primo de Jesus. Depois do Pentecostes, foi escolhido como primeiro Bispo de Jerusalém, gozando de grande veneração e influência entre os primeiros cristãos. No ano 62, após trinta anos de epicospado, foi precipitado pelos Judeus do Templo, morrendo lapidado como S. Estevão. Deixou-nos uma Carta, pela qual conhecemos a prática da Unção dos Enfermos nos tempos apostólicos.

http://www.liturgia.pt/santos/05_mai/3_filipetiago.htm

Devo ainda acrescentar que S.Tiago foi um opositor de S.Paulo na questão da conversão dos gentios, e o abandono das leis judaicas..foram questões delicadas. Quem quiser saber mais leia "O aborto de Deus", sobre a vida de S.Paulo..é espectacular. Além disso S.Tiago foi o primeiro dos doze apóstolos a morrer mártir.