quinta-feira, maio 25, 2006

Confissões de um Padre...

O que acham deste site?

31 comentários:

Pipos disse...

ahah... ou então n tem mta graça..

será que é mesmo um Padre? espero e acho q não... m tem mta lábia...

Laura disse...

Estranho, é a palavra que me salta logo. sinceramente não seio que pensar.... Será mesmo um padre? so li mt na diagonal 2 posts, mas pareceu-me ESTRANHO....

Senzhugo disse...

Pois eu achei esse blog surpreendente. A mesma surpresa de quem conversa com figuras públicas e descobre a gritante normalidade por detrás delas.

Confessionário disse...

Pois... mas sou mesmo um padre! Na minha simplicidade, naturalidade, autenticidade, amor e entrega a Deus!
Obrigado Senzhugo. ahahah. Mas não sou uma figura propriamente pública! Sou só eu!
Ai essa da lábia e do ESTRANHO! Acredito que possa parecer! Não levo a mal!

Confessionário disse...

Saint & companhia, apareçam sempre. São bemvindos!

Pipos disse...

Como no dia em que temos este post, o próprio do confessionário vem cá??

1- é o Filipe o confessionário

2-É um Padre nosso conhecido, há q descobrir

3- o mundo é feito de coincidencias.

4- já n sei nada do mundo dos blogs.

Anónimo disse...

Caro confessionário,
Bem-vindo ao nosso humilde blog. Espero que continue por cá. Peço-lhe que não leve a mal alguns dos comentários, particularmente a do Hugo... ele é bom rapaz, apenas peca por ser Sportinguista.
A verdade é que o seu blog é ESTRANHO (com maiúsculas e tudo), e passo a explicar porquê.

Nenhum de nós está habituado a ver os Padres a falar desta forma sobre o sacerdócio, pelo menos não em público, e acredite que todos os que aqui participam conhecem padres bem, ou mesmo muito bem, alguns têm parentes, irmãos, tios padres. Daí que cause algum espanto ver algumas das coisas que partilha no seu blog ditas assim...

Agora confesso-me eu... quando o descobri (através de um link no Paroquias.org) e vi a natureza do mesmo, fui imediatamente à procura, nos seus posts, de coisas que o denunciassem como um "padre revoltado" a aproveitar-se do anonimato para dizer mal da Igreja... confesso que o fiz, e vejo agora que foi má fé. A verdade é que não encontrei nada e fui obrigado a lê-lo com outros olhos.
Os seus posts revelam muito. O problema, para nós, julgo ser esse. Não estamos habituados a que os padres revelem muito dessa forma. Muitos já terão ouvido desabafos de Padres amigos, sabemos que a solidão (de que fala no seu mais recente post) é um problema gravíssimo entre o clero, e que muitas vezes passa despercebido entre os leigos.
Mas compreende que não estamos habituados a ver esses desabafos assim expostos num blog para toda a gente ver.
Isto é uma crítica? Nem por isso, é uma justificação para a estranheza que viu aqui manifestada pelos peregrinos, e que o poderá ter entristecido ou chocado. Espero que não.
A mim também me causou estranheza, por isso é que coloquei aqui o link para saber a opinião dos outros.

Pipos: Não terá sido certamente por coincidência que o Confessionário chegou aqui (eis outros problema, a minha veia conservadora não gosta de falar de padres sem ser pelo nome...)
1º Não, não sou eu de certeza absoluta.
2º Poderá ser um padre nosso conhecido, mas se for julgo que só vamos descobrir se ele quiser. E depois de o Hugo o ter chamado anormal, duvido que isso aconteça muito facilmente
3º Eu mandei ontem um e-mail ao paroquias.org a sugerir que incluíssem o nosso blog e o dos Senzas nos links de blogs católicos, se este Sr. Padre estiver ligado ao site, poderá ter conhecido o nosso blog através daí.
4º É também possível que ele conheça o nosso blog há muito tempo, mas até hoje nunca tenha participado nos comentários
5º e este é o mais provável, ele conseguirá ver (para quem percebe acho que é fácil) que de repente, num dia foram 4 ou 5 pessoas parar ao blog dele vindos directamente do nosso e por isso decidiu vir cá investigar para ver o que é que se passava.

Confessionário, convido-o a ir ficando por cá e a responder, acho que temos muito ainda que falar. Peço-lhe que reze por todos os peregrinos de Santiago.
Abraço,
Filipe

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Filipe, é tão simples como isto: quando "linkas" um blog, o seu proprietário é notificado.

Pipos disse...

Acho que o Filipe explicou mto bem o porquê de nós estranharmos. Para mim é dificil perceber e parece-me estranho, pelas razões que o Filipe apontou..

Vou ler agora alguns posts e comentário p perceber melhor tb o conteudo e objectivo do blog.

Filipe, óbvio que as minhas razões eram mais irónicas, nunca pensei que pudesses ser tu...e n sabia da existência de receberes notificações..

Jo disse...

HEHE! gostei especialmente de toda a interacção inter-blogs!!! tenho de admitir que gostei mesmo do site..claro que agora sou um bocado suspeita pq o "Confessionário" pode ler o meu post.....não! não é nada disso...vi o site antes de ler os comments e gostei porque sem ir contra regras nem dizer nada de mal, consegue mostrar-nos o "lado de lá" dos padres! não é interessante?! =) as maravilhas da tecnologia!!!

Senzhugo disse...

Se é Sportinguista, então, não peca mesmo por nada!
Todos os padrs fosse assim e a Igreja estaria no bom caminho eheheh

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Bom, ainda não tive tempo para explorar o blog do nosso amigo Confessionário (porque os padres são nossos amigos) pelo que não tecerei comentários "avaliadores" de momento. No entanto, tendo lido apenas o último post que lá está e alguns dos (até agora) 30 comentários, vem-me à cabeça esta questão:

O Filipe termina pedindo ao Sr. Padre que reze por nós e faz bem. Eu peço é que nós rezemos também por todos os padres, seminaristas e demais consagrados.
Abreijos

Confessionário disse...

Que bom!! fiquei mt contente com todos estes comentários sinceros. De facto vim, porque no meu "refers" deu conta, assim, sem mais, deste blogue. Curiosidade levou-me até aqui... e deparei-me com este post.
Amigos. Eu vou voltar mais vezes, e linkar-vos. A vida dos padres anda, às veze, envolta numa mística divinal e pouco humana. Nós somos homens. O meu espacito é resultado dessa autenticidade. E faço sempre votos para que as minhas confissões tenham frutos positivos. Mesmo quando aparece um lado menos bom, meu, da Igreja, dos cristãos, o objectivo é sempre levar ao melhor caminho, o verdadeiro caminho da fé. Acredito que até possa parecer estranho, ainda por cima porque vos deparastes logo com o último post, que é forte, provocatório, mas não menos verdadeiro.
Apareçam sempre.
Quanto ao filipe, que imagino, seja sacerdote, desmistifico a questão. Não sou ele. Hihi. Sou um simples pároco com várias paróquias, um serviço pastoral diocesano e muito trabalho em mãos. Conheço o paróquias.org porque eles me conheceram, e achraam que valia a pena darem-no a conhecer, ao blogue.
Gostava de vos dizer mt mais, mas fica para outra vez. Não serão muitas as visitas porque tenho uma vida mt ocupada e nem sempre é fácil manter vivo o meu blogue, mas virei.

Anónimo disse...

Peço desculpa estar a participar neste blog sem ng me ter convidado mas...confessionário, sr. padre, com todo o respeito..."gostava de vos dizer mais, mas fica para outra vez."...isto não se faz...

Pipos disse...

Almas sem aspas, podes participar à vontade e és sempre bem recebido...

Confessionário, o Filipe n é sacerdote, já é casado e tudo.
Ninguém sabe da sua paróquia que você tem o seu blog? é uma curiosidade apenas, para saber se fala c as pessoas pessoalmente falando do seu blog... Obrigado

Confessionário disse...

Pipos, algumas sabem. Poucas. O blogue é virtual. A paróquia não. Ambos são reais, mas têm uma presença diferente na minha vida. De qualquer forma, um dos objectivos do blogue é desmistificar o padre. Somos humanos. Eu sou assim na minha vida real. Assumo esta forma de ser autentica. Com os que conhecem, às vezes comentamos alguns textos.

Fiquei um pouco pensativo e não direi triste, mas um pouco apreensivo com o comentário da Almas sem Aspas. Desculpa, amiga. Aparece por lá e diz o que pensas. Eu não me acho senhor de nada. Porventura, isso que dizes que gostavas de dizer, é algo assim tão grave! Peço desculpa a todos, se o blogue possa magoar sentimentos ou causar algumas sensações menos agradáveis. Se calhar chegastes numa hora em que os posts eram mais provocativos. Mas não têm que ser santos. Mais, se o nome é "confessionário" é porque, acima de tudo, é um espaço de minhas confissões, meus desabafos, minhas imcompreensões, minha luta a favor daquilo que penso ser o essencial das relações com Deus. peço desculpa à Almas sem aspas (aliás, gostei muito dos poemas!) por algum mal entendido!

Confessionário disse...

Ahhh, esqueci de pedir desculpa ao Filipe. YUm abraço amigo.

Senzhugo disse...

Caro Confessionário: eu detectei muita ironia no comentário da Almas, possivelmente pq já estou habituado aos post e comments que nós por aqui e por ali vamos colocando...

cumprimentos

Anónimo disse...

Se calhar não transmiti bem o que queria transmitir...a única coisa que queria dizer era que a frase que citei:"gostava de vos dizer mais, mas fica para outra vez." aumentou a minha a curiosidade...só quis dizer isso...

Pipos disse...

Confessionário, a mha pergunta era para saber se isto era uma coisa totalmente secreta ou se alguns sabiam... Porque não mostrar essa parte humana a todos? sem ser num blog.. faço perguntas pq ainda estranho esta situação toda.

Obrigado

Confessionário disse...

ahhhh... pronto!

João Magriço disse...

Eu sinceramente gostei logo do blog. Mas se calhar foi dos posts q li... Obrigado confessionário por mais uma vez ajudar a desmistificar que os Padres são seres excepcionais.
Um grande abraço e boa sorte com as paróquias. Sei que uma deve ser complicado, então mais que uma...
Rezo por si.

João Magriço disse...

Já agora, acho q valia a pena adicionar este site aos links habituais...

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Compota, tás à vontade. ;)

João Magriço disse...

Como não sabia, estava com preguiça de o fazer...

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Ia dar uma de porreiro e fazer-te isso agora, mas pelos vistos já te amanhaste. ;)

Anónimo disse...

...e com uma sobrinha do casal do SI, ainda por cima!

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

LLLLLLLLLOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLL

Filipe: soberbo!

João Magriço disse...

LOL, boa, bem apanhado.

Pipos disse...

ahah, mto bom...

Confessionário disse...

Vim de novo, amigos, e para responder ao Pipos: na minha vida sou muito transparente. Não escondo os meus sentimentos. Os meus paroquianos e demais com quem trabalho sabem isso. No entanto, de facto, há coisas, como a do Post "Frustrado" que não saio por aí fora a falar...