quarta-feira, maio 03, 2006

Guron-san? Gorosã? Goronsan?


Deve ser o fármaco mais usado e simultaneamente mais difícil de escrever do nosso país, mas a verdade é que interessa como é que se escreve...
Ora bem. Tendo-se tornado visível que este blog sofre de uma grave ressaca pós-quiz quaresmal, eu vim ministrar um Guro... coiso... espiritual.

Ontem foi dia de St. Atanásio. Fui à missa na Ajuda onde o fantástico Padre Chico, cujas homilias raramente abordam o evangelho, mas mais parecem aulas de história (atenção, isto NÃO É uma crítica, o enquadramento histórico que ele faz é interessantíssimo e faz muita falta a muitos fiéis!) nos falou de Santo Atanásio. Vou resumir.

Oriundo da Alexandria, teve um papel vital no concílio de Niceia, onde se começou a delinear o Símbolo da Fé (vulgo Credo...) que depois seria completado num subsequente concílio de Constantinopla.

Santo Atanásio foi também um grande defensor da ortodoxia da fé (não confundir com a fé Ortodoxa) face à heresia do Arianismo que tinha muitos seguidores naquela altura.

Como sabem, a Alexandria fica no Egipto. A razão pela qual vos falo de St. Atanásio é precisamente pelos cristãos que ainda (sobre)vivem nessa parte do mundo. Já falei deles cá. A sua situação não tem melhorado em nada nos últimos meses. Recentemente três ataques simultâneos em igrejas cristãs deixaram um morto e muitos feridos. Os protestos e confrontos que se seguiram deixaram mais alguns mortos e dezenas de feridos, entre muçulmanos e cristãos.


(Cristão egípcio mostra a tatuagem de uma cruz que muitos usam no pulso como sinal de devoção, mas que ultimamente tem sido usado como identificação para impedir a entrada de muçulmanos disfarçados nas igrejas...)

Os cristãos do Egipto, herdeiros da espiritualidade de St. Atanásio, estão a sofrer MUITO. Rezem por eles, por intercessão desse grande Santo!

2 comentários:

João Silveira disse...

Grd post! Rezemos pela Igreja que sofre

Anónimo disse...

Temos que rezar pelos Cristãos que sofrem, em especial os do Médio Oriente.
Temos uma maneira muito prática de ajudar materialmente os cristãos da Terra Santa... ir lá!

Para quem estiver com dúvidas sobre a ida à Terra Santa com as EJNS em Agosto, que saiba que a nossa presença, o nosso testemunho e, também importante, o dinheiro que lá deixamos, são de grande importância para os cristãos de lá, que sofrem e sofrem muito!
Abraços