terça-feira, maio 16, 2006

76 dias depois...

Queridos todos!

Para variar um bocadinho de posts, para que não seja sempre quizes e fotografias (que são muito interessantes e com os quais tenho aprendido IMENSO!), o meu amigo já-não-secreto de Santiago convenceu-me a descrever a minha ida à Terra Santa...
Quis, desde que voltei, partilhar com vocês a experiência, mas acabei por nunca "ganhar coragem" e, a certa altura, achei que já tinha passado muito tempo e que não valeira a pena!
Mas, 76 dias depois do meu regresso, posso dizer duas coisas, apenas e só!

1- Nunca senti tanto Jesus como VERDADEIRO homem
2- Nunca senti tanto Jesus como VERDADEIRO Deus

Passo a explicar...
Estamos lá, pisamos, cheiramos, vemos, vivemos tudo aquilo que Jesus viveu... então quando estamos na Galileia, há qualquer coisa, o mar a vista, não sei, qualquer coisa que é tão terrena, tão quotidiana... são sítios em que se pensa que qualquer pessoa poderia lá viver, sítios perfeitamente NORMAIS!
E depois chegamos a Jerusalém...
Jerusalém é uma cidade impressionante... tudo naquela cidade é complicado! Na rua, todos são diferentes de pele, todos são diferentes de religião, todos querem vender qualquer coisa, há mercados por todo o lado, todos têm hábitos diferentes, e isso vê-se no número de diferentes bairros que a cidade tem (bairro dos muçulmanos - só lixo no chão! Bairro dos Cristãos - só cruzes, Igrejas Ortodoxas, Igrejas Católicas, Gregas, sei lá! Bairro dos Etíopes - tudo cheio de ícones, não sei porquê!). Alguns Etíopes dizem-se descendentes de David, pelo que reclamam uma parte do grande Templo...
Enfim...onde vi eu que realmente Jesus era Deus?! Em toda essa simplicidade...
Como é que, no meio de tanta confusão, no meio de tanta gente (segundo a nossa guia a cidade já seria assim no tempo de Jesus), uma pessoa tão SIMPLES chegou até nós? Como é que no meio de uma mentalidade tão retrógrada (ligue 918775004 se quiser saber as coisas pré-históricas que os Judeus ainda vivem...), uma mensagem tão SIMPLES chegou até nós? Pelo amor...
Não vos sei explicar melhor que isto: se não fosse Deus, daquele sítio não tinha passado, acho que nem o vizinho o teria ouvido no meio de tanta confusão e barulheira!!!!

ATENÇÃO:
  • Não quero com isto dizer que já tenha percebido o Mistério VERDADEIRO HOMEM / VERDADEIRO DEUS! Penso que nunca perceberemos, mas cheguei um bocadinho mais perto!
  • Viagem altamente VICIANTE! Tudo o que eu realmente quero é lá voltar!!!
  • Qualquer semelhança com "eu perceber alguma coisa" desta Terra a que chamam Santa, é pura coincidência!!! Tudo o que se aprende lá é pouco!!!

Enfim... espero que tenham compreendido! E sobretudo, espero não ter sido muito secante!

Muitos beijinhos, especialmente aos que não vejo há mais tempo!

Jo

4 comentários:

João Silveira disse...

Ju, espectacular a descrição. Obrigado (escreve um livro,pls!)

Anónimo disse...

Joana, obrigado!!!
Fiquei novamente cheio de vontade de lá ir... mas talvez não seja este ano afinal. Outras prioridades levantam-se.

Ficas a saber que a Etiópia é um dos países cristãos mais antigos do mundo, mesmo o mais antigo a manter-se sempre independente. O mais antigo do mundo mesmo é a Arménia, mas esses nem sempre se conseguiram manter livres.
A iconografia etíope é riquíssima! Fiquei cheio de inveja do que tu viveste.
Hei-de lá ir... é só uma questão de tempo!
Beijinhos!
Filipe

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Ah grande Joana!!! É assim mesmo!!!
Ganda post, ganda viagem!!!
Está-me a apetecer imenso, há anos que tencionava ir à Terra Santa em 2007. Infelizmente, acho que não vai ser tão cedo, mas um dia será, se Deus quiser.

raninha disse...

Bem grande post!!!!

Confesso que estive arrepiada desde o primeiro paragrafo até ao último.
Dá mesmo vontade de lá ir. Sempre tive a vontade/sonho de ir à Terra Santa, agora essa vontade aumentou ainda mais e um dia deixará de ser sonho porque hei-de ir mesmo.

Enquanto isso não acontece vou-me consolando em testemunhos como este. Obrigado Joana!