terça-feira, abril 11, 2006

Quaresma Quiz 38

A Quaresma na Rússia começou dia 6 de Março e termina a 23 de Abril. COmo acho que já foi falado aqui no blog. Durante estes dias é proibido comer carne, peixe, ovos e leite.

Mas há 2 dias que se pode comer peixe, quais esses dias e porquê?

Espero que ainda n tenha sido falado isto aqui, já n me lembro e vi agora num programa na televisão esta explicação.

7 comentários:

João Magriço disse...

Pipos, os teus 10 minutos de net estão a render bem.
Isso ainda não foi falado. Mas nós vamos descobrir.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Já sei quais, falta o porquê.

Anónimo disse...

Pelo que eu vi, podia-se comer peixe no Domingo de Ramos e no dia da Anunciação. Ontem a falar com o Pipos, fiquei com a ideia de que a resposta dele deve ser diferente. Comé?
Magriço, responde à outra do Papa, então.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Eu encontrei a mesma resposta! Já o porquê é que não. Andei à deriva na net à procura e não encontrei nada. Acabei por me reter nas questões do Grande Cisma e do filioque.

De facto, é tão frustrante perceber que são por razões de somenos que as Igrejas Oriental e Ocidental não se reunem e que já por diversas vezes se tentou a reconciliação e que foram goradas quase que estupidamente! Por exemplo, uma dessas vezes correu mal apenas porque os idiotas do Venezianos, durante a 4ª Cruzada, saquearam os gregos e estes, ressentidos, voltaram atrás com o acordo.
Devíamos incluir nas nossas orações diárias a reunião das duas Igrejas.

Pipos, esclarece-nos lá então como é.

Anónimo disse...

O saque de constantinopla, ainda hoje é uma das coisas que os ortodoxos mais fanáticos lembram, para justificar a desconfiança em relação aos cristãos ocidentais. Uma tristeza sem descrição.

João Magriço disse...

Filipe, eu também só encontrei esses dois dias em q se pode comer peixe, agora porquê é outra história que o Pipos nos irá esclarecer nos seus 10 min de net...

Pipos disse...

A resposta está meia certa... Os dias estão bem, o Domingo de Ramos e o dia da Anunciação..Faltou-vos foi dizer em que dia calham estes 2 dias, uma questão de contas... mas em 20 só tinham 10...

Quanto ao porquê, é porque são os dias de maior festa na Quaresma, por isso podem comer um peixinho para festejar. O Filipe tinha já respondido correctamente em casa dele, não confirmei para haver mais procura e investigação. eu acho esta explicação curta, m no programa de tv foi o que disseram, e n csg encontrar mais em investigações.