quinta-feira, abril 06, 2006

Quaresma Quiz 34

O que é a devoção "Tre Ore" e do que é que consiste?

Confesso que não sei a resposta da segunda parte da pergunta...
Abraços,
Filipe

8 comentários:

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Esta é boa! A única coisa que encontrei responde a tudo mas está em italiano. Percebo o geral mas traduzir correctamente tá quieto! Vou ver se o meu irmão me traduz!

Leonor Mota Capitão disse...

Bem malta!!! tou a ver que isto tem andado animado!!! gosto de ver!
mas eu sou uma inculta e não sei nada disto!! mas tenho aprendido muito com vocês! ehehe!
Bem era só para dar sinais de vida! e mandar um grande beijinho para todos!!

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Leonor, aqui somos todos incultos e não pescamos nada do assunto! É tudo feito à base de pesquisas na net! E ao pesquisar aprendemos outras coisas que depois pomos aqui como quiz para os outros. Por isso, não tem nada que saber, toca a pesquisar e a participar nos quiz e manter isto vivo.
E, claro, nem só de quiz vive o blog, outros posts são bem vindos. Isto que digo vale para todos. Somos sempre os mesmos, cadê todos os outros que deviam aqui escrever e não escrevem?

mvs disse...

Tre Ore = devoção instituida pelo Papa Pio VII em 1815 que concedia a quem, na Sexta-feira Santa, durante três horas seguidas rezasse e meditasse no sofrimento de Cristo na cruz e nas sete frases que Ele proferiu, uma indulgência plenária (para a indulgência é necessário rezar esta oração + confissão + comungar na Quinta-feira Santa + rezar pelas intenções do Santo Padre).

João Magriço disse...

Obrigado. Já agora, se pensar até consigo descobrir quais são, mas era bom q ficasse escrito quais são as 7 frases que Jesus disse na cruz. Assim já sabemos o que precisamos para cumprir o "Tre Ore"

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Pode ser isso que a Mariana disse, mas a origem é mais remota, vem dos Jesuítas, em Lima (Perú), no século XVI. Ainda não tenho a tradução do que encontrei.

Já agora, Mariana, onde é que encontraste isso?

mvs disse...

Foi daqui:
http://www.maryimmaculatechapel.com/version2/tre_ore.html

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

“As Três Horas” (ou “As Últimas Sete Palavras de Cristo”)

As Três Horas de Agonia de Cristo constituem uma forma de devoção de grande interesse (ainda hoje praticada em alguns lugares), criada no séc. XV em Lima (Perú) pelos Jesuítas. Depois da expulsão destes em 1767, a devoção foi introduzida na Europa, onde teve uma difusão extraordinária, estimulando entre os mais célebres compositores de ópera a consolidar com a imprensa o texto musicado.
A estrutura das Três Horas prevê que, depois de uma introdução musical, seja lida uma meditação por cada uma das sete frases que Cristo pronuncia antes de expirar na Cruz; a cada uma destas meditações segue um denso trecho musical a solo, ou, por vezes, um dueto ou um terceto, no qual os cantores são acompanhados pela orquestra. A execução do Credo pelas vozes e orquestra conclui o rito. Nesta estrutura quase oratorial, as músicas assumem a função de dramatizar e sublinhar os vários momentos e, por isso, dando uma dimensão extremamente patética (no sentido de “passio”, sofrido) e teatral, graças também ao facto de ter sido intencionalmente escrito numa trama de cores escuras e para instrumentos graves (violas, violoncelos, contrabaixo e trompas), sem fazer uso do timbre brilhante dos violinos.