Segundo o Apócrifo, Evangelho da Infância de Jesus, quando a Sagrada Família estava a fugir para o Egipto, foi abordada por um grupo de ladrões. Um deles notou que havia qualquer coisa de especial naquela família e convenceu os camaradas a não lhes fazer mal.
Quem era esse homem, e qual a sua relação com a Páscoa?
(Quero o nome também, não basta adivinhar.)
segunda-feira, abril 03, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
12 comentários:
As coisas que te lembras de perguntar. Já encontrei uma série de referências aos evangelhos apócrifos (há mais que um), mas ainda nada de redacção dos mesmos. Apenas uma breve referência de que seriam os mesmos que foram mais tarde cruxificados com Cristo. A ver se encontro mais qualquer coisa.
Não tenho a certeza em relação ao nome, mas já conhecia esta história e sei a relação que tem com a Páscoa.
Acho q era o ali Babá e os 40 ladróes. O nome era Ali babá e a relação com a Páscoa é o número 40 comum entre os ladrões e os dias da Quaresma... LOL
Ai ai...
O Magriço tá a habilitar-se, tá!
Não tive ainda tempo para pesquisar mais. A ligação com a Páscoa creio ser a que já escrevi - terão sido os mesmos ladrões que foram crucificados com Cristo no Monte Calvário. Nomes, ainda nada.
Ora bem. Ao passar pelo deserto, a Sagrada Família cruzou-se durente a noite com um grupo de ladrões. Titus e Dumachus repararam na Família e Damachus preparava-se para roubá-La quando Titus demoveu-o. Estes dois ladrões são os mesmos que 30 anos depois foram crucificados com Cristo, sendo Titus aquele a quem Cristo prometeu que antes do fim do dia se encontariam no Paraíso.
do evangelho arábico da infância do Salvador .23 (http://www.webcom.com/gnosis/library/infarab.htm)
Isto é muito giro mas atenção, estes evangelhos não são reconhecidos pela Igreja Católica.
Foi esse o nome que eu também encontrei.
Olha que interessante! Esse NÃO É o nome que eu encontrei...
Obviamente, que se aceitam outras versões, mas a que eu encontrei foi de S. Dismas, o bom ladrão. S. Dismas é, pelo que eu consegui apurar, o padroeiro dos prisioneiros. Será que é o mesmo nome, mas que a maneira de escrever se foi corrompendo?
Estilo James e Tiago?
Titus, Dismas... é possível...
Eu vou estar fora amanhã o dia todo. Falta colocar a pergunta de hoje e alguém deve colocar a de amanhã.
Pois, boa questão. Pode ser. O que encontrei foi duma tradução em inglês, no site que vos indiquei. Não sei onde encontraste a tua versão.
Eu encontrei em português neste site: http://www.geocities.com/ana_ligia_s/pedro.html
Voltei!! Filipe, pensava que era S.Dimas...
S. Dimas era o santo padroeiro dos livres marcados directamente para os céus... ou terá sido o S. Paulo (Madeira)?
Enviar um comentário