terça-feira, março 01, 2005

O Papa

Meus amigos,
O que o nosso "sorriso ambulante" Ana escreveu sobre o Papa é muito importante. É um assunto sobre o qual já pensei muitas vezes, queria partilhar convosco algumas das minhas preocupações e opiniões sobre este assunto.
João Paulo II vai morrer. Nessa altura será eleito um novo papa pelo colégio dos Cardeais. O novo papa será o sucessor de Pedro, e não o sucessor de João Paulo II. Cada papa sucede directamente a S. Pedro.
Para todos nós peregrinos vai ser uma coisa muito estranha, porque de facto nunca conhecemos outro papa e será muito estranho vermos outro homem naquela posição. Para isso teremos que nos lembrar que João Paulo II é UM papa, não é O papa. Tudo bem que o adoramos, mas o seu sucessor poderá ser muito diferente, poderá ser menos carismático, gostar menos de viajar etc. Não é por isso que será menos importante para nós.
O que me preocupa, no entanto é outra coisa.
Este Papa, pelo que passou e sofreu e lutou ganhou um respeito enorme, enormíssimo! Em termos de imprensa e opinião pública, é basicamente intocável. As forças anti-católicas sabem muito bem que ao atacar o papa criam uma reacção dos católicos que lhes é prejudicial. Por isso vão concentrando os seus ataques noutras áreas e para o Papa reservam ou respeito pelas coisas menos "controversas" dele, ou então uma espécie de caridade irritante, do estilo "coitadinho, é tão velhinho... não admira que tenha aquelas ideias malucas e conservadoras...".
Os católicos amam este papa, 99% dos católicos pelo menos e reageriam se ele fosse atacado directamente.

Agora, quando ESTE Papa morrer, aí, meus amigos, é que vocês vãio ver o que é um ataque. Não invejo nada o trabalho do próximo! Quando os nossos "inimigos" se aperceberem que o próximo papa não vai ser o liberalóide activista pró-gay, abortista, a saldo da indústria contraceptiva e arauto da eutanásia que eles gostariam que fosse, vai cair o carmo e a trindade!
E não se esqueçam que esse papa não terá o capital emocional no coração dos católicos que este já tem.
Serão tempos complicados para a nossa igreja. Vão se preparando, e lembrem-se que seja quem for o próximo Papa, é o vigário de Cristo na Terra, e temos que o defender a todo o custo.

Entretanto, acho que João Paulo II nos fará o favor de adiar a sua entrada no Reino dos Céus pelo menos até depois das JMJ em Colónia.

Filipe

Sem comentários: