quarta-feira, novembro 14, 2007

Relacionado com o post do blog do lado...

PADRES COM MEDO DOS LEIGOS

"Pôr os padres a fazer apenas o que lhes pertence e entregar aos leigos boa parte da actividade paroquial e das comunidades, foi uma das mais concretas recomendações do Papa aos bispos portugueses. Ideia com a qual todos parecem concordar, mas que ainda assusta muitos padres em Portugal. D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal (CEP) disse que “ainda há muitos padres com medo dos leigos”, situação que “é necessário combater”. D. Carlos Azevedo, porta-voz da CEP, diz que “não se compreende que um padre ande preocupado com a construção de lares ou centros de dia, porque essa tarefa pode e deve ser levada a cabo por leigos. O padre deve preocupar-se com a qualidade das celebrações, da catequese e da evangelização”

Estava a investigar e a ler sobre a ida dos Bispos portugueses e li isto, e achei interessante.

Será que isto é possível? apesar de todos concordarem que era o melhor... As nossas paróquias têm capacidade para fazer esta separação das actividades dos leigos e dos Padres?

Os Padres não se devem mesmo preocupar com lares e centros? não sei... mas se o Papa diz, eu tou de acordo! Mas lembro-me de um exemplo: Pe.Arsénio, e um exemplo destes não é óptimo para a paróquia? acho que sim...

20 comentários:

Duarte 16 disse...

Concordo plenamente, numa paróquia penso que o ideal será o prior rodear-se de um grupo de leigos fiéis, de diversas áreas, que o possam ajudar a tomar conta da paróquia. Alguns casais, um economista, um especialista em património, um gestor, etc... E sinceramente há já vários padres que fazem isso. É importante fazer com que a paróquia não dependa do padre X, sem o qual morra. Mas também não podemos esquecer que muitas vezes isto é utópico, os padres fartam-se de procurar cristãos activos e que se queiram comprometer mas muitas vezes ficam sozinhos. Nem catequistas conseguem encontrar, muitas vezes! Quantas vezes não ouvi já padres a queixarem-se que têm de fazer de presidentes do lar ou lá o quê apesar de não quererem? E não é fácil escolher alguns leigos, muitas vezes os ambientes nas paróquias são muito "concorrenciais", com atitudes infantis e invejosas por ser os que estão mais próximos do prior e coisas assim!
Sem dúvida os leigos têm de se chegar à frente e, sinceramente, os padres agradecem, porque não são super-homens.
Mas não há como a realidade para acabar com utopias - comecemos cada um de nós a ajudar na nossa paróquia, ou numa outra qualquer que nós escolhamos; ou num movimento, que suponho se reúna em alguma igreja. Vamos ajudar os priores, a dar catequese, a ser leitores na Missa, no grupo de acólitos ou no coro de jovens, a participar nas actividades propostas. Porque não aplicar os conhecimentos que aprendemos, alguns de nós já com curso superior, e falar seriamente com o padre acerca de assuntos que achamos poderiam melhorar?
Esta observação do Papa foi para a Igreja toda - por um lado para os padres, para deixarem os leigos participar mais; mas também é para os leigos, para se mexerem e serem ousados!

Filipe d'Avillez disse...

Pipos, pensa bem porque razão só te conseguiste lembrar de um exemplo... O Pe. Arsénio é uma máquina na sua paróquia, mas nem todos têm essa vocação.
Duarte, tens razão também, haverá muitos padres que gostariam de delegar mais nos leigos, mas não têm quem se chegue à frente. Mas não penso que essa seja a regra, e o pior é que os maus exemplos vêm de cima. Não só dos nossos bispos mas do próprio vaticano.
Porque razão o secretário pessoal do papa tem que ser um Bispo? Porque é que os secretários dos bispos são quase sempre padres?
Quantas mulheres ocupam posições de relevo no vaticano, ou no patriarcado? Será que não há freiras, ou leigas com inteligência e capacidade suficiente para ocupar funções mais exigentes do que fazer a cama ao Senhor Bispo e preparar-lhe as refeições?
A verdade é que muitos padres, mal são ordenados, ficam contaminados por um clericalismo preocupante. Só confiam em padres, só se aconselham com padres, só trabalham com padres. Tudo o que não seja padre é olhado com uma enorme desconfiança e uma certa sobranceria.
Duarte, isto para ti é também uma recomendação. Não deixes criar esse fosso entre clero e leigos na tua vida, é uma coisa que faz muitos danos à igreja.

E agora uma pergunta (sem qualquer especie de segundas intenções): Duarte, que preparação é que vocês recebem no seminário para tratar de coisas do dia-a-dia nas paróquias? Contabilidade básica, por exemplo. Não estou a dizer que se deva incluir cadeiras disso na faculdade, mas porque não "estágios" de algumas semanas em paróquias em que metem a mão na massa para perceber como as coisas realmente funcionam e que, invariavelmente, o Padre não se pode ocupar apenas dos sacramentos, da evangelização e da catequese?
Já o facto de estarmos a ter esta discussão, quer aqui, quer no blog do lado, já é muito bom sinal.

Senzhugo disse...

Se os padres são cada vez menos, é natural que o Papa os queira concentrados no essencial: os sacramentos.

Quanto ao resto, mais tarde ou mais cedo os padres terão de ter profissionais a assessorá-los. Muitos movimentos de leigos nasceram de voluntariado mas acabaram por ter profissionais nas suas fileiras. Estou a lembrar-me do MSV, por exemplo.
Claro que cada Igreja é sempre uma situação concreta e por isso não espanta que o Arsénio esteja com uma capacidade dinamizadora acima da média. Noutros locais existem Irmandades que vão tomando conta da gestão.
Há outro detalhe também: não devemos esquecer a vontade e o gosto dos padres, que naturalmente os levará a optar por determinado estilo.

Anónimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Anónimo disse...

comment2, jordana brewster nude, 067617, gretchen mol nude, %[[, debby ryan naked, nbgdtp,

Anónimo disse...

comment2, jennifer lopez desnuda, 973, gillian anderson nude, %-DDD, amanda seyfried sex scene, 520,

Anónimo disse...

comment3, huntington-whiteley nude, :PPP, trish stratus porn, navo, sally field nude, wosd,

Anónimo disse...

comment4, sally field nude, 464, world sexy superstars, qjh, my 200 naked stars, 787,

Anónimo disse...

comment6, zooey deschanel nude, %-((, nude celebs of tumblr, fabjj,

Anónimo disse...

comment1, nudez toplezz zexy, 548,

Anónimo disse...

, 200 stars of nudity, :-(((, 130 of nude stars, 4794, all 200 nudes, kni, dorismar playboy, gwah,

Anónimo disse...

, nude stars, jfgo, 130 nude tumblrers, =-[[[, 130 top nude celebrities, 0594, tumblred nudded, zvalat,

Anónimo disse...

comment6, joan collins nude, %), sarah chalke naked, %-))),

Anónimo disse...

comment1, jenn sterger naked, 22036, mariah carey desnuda, >:-OOO, fearne cotton naked, 1921, linda kozlowski nude, dyygu,

Anónimo disse...

comment3, patricia arquette nude, 41461, vanessa williams nude, dkkfd,

Anónimo disse...

, virginia madsen nude, =P, tea leoni hot, wjjmuz,

Anónimo disse...

comment4, kelly rowland nude, 961541, uma thurman naked, qczj, fearne cotton naked, 60583,

Anónimo disse...

comment4, melyssa ford playboy, ofia, madeline zima nude, %]]],

Anónimo disse...

comment3, jenn sterger playboy, :(((, olivia hussey nude, ooxi,

Anónimo disse...

, masiela lusha naked, ialzi, asia argento nude, mzkef, polly walker nude, 858, rachel griffiths nude, 8-),