segunda-feira, novembro 19, 2007

Anjos...

O Duarte pos uma questao na ultima mensagem do Angelus que achei mt interessante!

"Que penso dos Anjos?"

Eu acrescento, como e que os Anjos nos ajudam a chegar (ao Amor de) Deus?

(e deixemos de fora qq piadinha q se relacione com a zona onde o Pipos vive, sff! ;) )

14 comentários:

Duarte 16 disse...

Só pra fazer uma observação como acho fantástico o mundo em que vivemos! A velocidade da comunicação! Imaginar contar isto há cem anos, que eu fiz uma pergunta por escrito a uma amiga que está em Londres, que a recebeu em alguns segundos e depois respondeu pra todo o mundo poder ler apensar uns minutos depois!
Amazing!

Laura disse...

antes de repsonder: um piqueno comentário ao comentário do duarte: tb acho engraçado como o mundo está cada vez mais perto!
agora o que eu acho dos anjos: nao sei...
sinceramente acho que são queridos, tipo nos desenhos dos miudos, ao pé do presépio e na árvore de natal... mas não lhes dou mais nenhuma importância, nem penso mt neles...simplesmente nao me lembro deles nem do seu papel.
será que deve ser só isto ou há algo mais?

alguém me quer ajudar?

Pipos disse...

Jo, a minha piada de resposta à msg do angelus foi mesmo essa...

Filipe d'Avillez disse...

Boa questão.
Eu gosto de anjos. Gosto da ideia e acredito na sua existência. Sei que estas coisas depois "popularizam-se" e fala-se dos anjos de uma maneira bastante pagã. Como quando dizemos que as crianças que morrem tornam-se anjinhos etc. etc. (são imagens bonitas, não estou a criticar, mas são teológicamente erradas. Servem para consolar, mas não devem ser consideradas verdade.)
Adoro a imagem de S. Miguel a lançar satanás do céu para o Inferno, e gosto da imagem de Jacob a lutar contra um anjo de madrugada.

Leonor Mota Capitão disse...

Eu não pensava muito na existência dos anjos até à bem pouco tempo. Mas quando pensava, também era muito à base dos anjinhos do presério ou parecidos.
Só para aí este ano é que comecei a pensar com mais interesse nos anjos, nomeadamente nos anjos da guarda e como é que seria o meu. Acho que o nosso anjo da guarda é uma grande ajuda que temos para chegar a Deus. Que está sempre conosco para nos facilitar um bocadinho o caminho que temos que percorrer. Enfim, acho que tenho que pensar mais no assunto.
Um grande beijinho para todos!

P.S: Cada vez estou mais convencida que o meu anjo da guarda é um velhinho que sabe muito!

Jo disse...

Nunca pensei mto nisto, tambem!
Acho que ainda os vejo como "queridinhos"... mesmo o meu anjo da guarda, é como o peter pan, nunca passou dos... 10, va..! E queridinho, e tal, mas nao lhe falo mto..! ;)
Agora, o que proponho mesmo, e que leiam o livro do Papa... espectaculo... mesmo sem tempo, vou conseguindo devora-lo!

Duarte 16 disse...

O meu anjinho da guarda é "uma anja" e até sei o nome dela! Foi um padre velhote que mo disse há muitos anos e desde então nunca mais me esqueci! Rezo todos os dias e tento lembrar-me dele quando estou triste ou sozinho. Tenho um costume que é mandá-lo em missão quando tenho amigos que precisam de ajuda. Se o pai de alguém está doente, por exemplo, peço-lhe pra ir ajudar o colega (o anjo da guarda dessa pessoa) que eu porto-me bem! É criancice mas eu dou importância!

Filipe, hoje precisei de ti na aula, é a cadeira de Propedêutica Bíblica, e o prof lá veio com a história que não podíamos acreditar que foi de facto um anjo que falou a Nossa Senhora como lá diz, que não é verdade histórica mas imaginação do escritor. Assim como a voz que se ouviu dos Céus no Baptismo ou na Transfiguração do Senhor....
Não sei bem o que pensar em relação a isto!
Mas como diz a piada...quando o Anjo anunciou a Maria que ia ser a Mãe de Deus e N Sra se assustou, ele disse "Não temas, eu sou só uma figura de estilo!"

O que te parece?

PS - livro do Papa é um must, e nem acho muito difícil de ler... recomendo a todos!!

Pi Braga disse...

Eu gosto imenso de anjos! Começei a gostar depois de ter falado com o Duarte Sousa Lara sobre isso, ele sabe bués sobre eles! Depois li o "Primeiro Dia" do João César das Neves onde ele fala imenso dos Anjos da Guarda, a partir daí começei a rezar ao meu todos os dias!

Maria Avillez disse...

Eu também gosto de anjos, sp rezei ao anjinho da guarda e rezo sp nos baby-sitiings tb. Qd era pequenina imaginava o anjo da guarda tipo o guarda nocturno: não se via mas tava acordado toda a noite. Depois deixei de acreditar no guarda nocturno, mas continuo a acreditar nos anjos.
Achei piada ao que disseste Duarte pq tb mando o meu em missão várias vezes tomar conta de outra pessoa.
Hj gosto imenso de São Miguel, por causa do meu afilhado comecei a ligar mais. Mas gostava de saber muito mais sobre os anjos, ora aqui está um belo tema p uma conferência!

Bjss

Pipos disse...

Claramente, a minha visão e pensamento dos anjos é só o anjo da guarda, ao qual rezo todos os dias, a famosa oração: "anjinho da guarda, minha companhia, guardai a minha alma, de noite e de dia",

Por acaso só o mandei 2 vezes para missão/outra pessoa, pq preciso dele a toda a hora...
Imensas vezes agradeço qq sorte momentânea, que sinto que foi mesmo ele que me salvou...

Quanto a nomes e sexo n tem... sexo dos anjos?

PS-gosto de ver um post com todos os santis do blog a comentar!
PS2- sei que muitos outros lêm e nunca comentam, arrisquem!

João Silveira disse...

PS2? A ver se combinamos uma joga!

Ok, pipos vou arriscar então.

A primeira coisa que quero dizer é que o meu anjo da guarda é óptimo a arranjar lugares para parar o carro, é um ganda boss.

Tal como o pi, passei a dar-lhe mto mais importância depois de ler "O primeiro dia", do césar das neves, leitura que recomendo vivamente, apesar do livre ser sobre a morte.

Mesmo assim não penso tanto nele como devia, ou então não, não sei bem. É que como Jesus também tá sempre comigo, às vezes tenho tendência a pensar mais n´Ele do que no anjo da guarda...manias!

Duarte, não ando nesses cursos cromos, e ao pé de vocês devo ser um ignorante, mas nunca li nada que desmentisse a presença real do Anjo durante a Anunciação. Até porque se fosse só uma voz dentro da cabeça, Nossa Senhora facilmente desconfiaria da sua sanidade mental. Parece-me que o Senhor sempre que pode (pequena piada, visto ser omnipotente), torna as grandes revelações visíveis também à vista, e não apenas como uma voz na cabeça, ou no coração.

Quem defende que o anjo é so uma figura de estilo não são exactamente os exegetas que tentam separar o Jesus histórico do Cristo dos evangelhos? E que são criticados pelo Papa no último livro, Jesus de Nazaré (que já agr aproveito para dizer que é brilhante!)

Filipe d'Avillez disse...

Aha ha.
Duarte, esse Prof. passava-se se viesse ler estes comentários!
É aquele Carmelita da voz rouca? Ele é porreiro, mas sim, é completamente "Old School", dos que o João diz, que separam o Jesus Histórico do "Jesus da Fé". Graças a Deus não precisei do livro do Papa para desconfiar logo dessa lenga lenga... mas ainda bem que ele o escreveu. As aulas de Revelação e Tradição ajudaram-me a perceber isso melhor também.
Em todo o caso, também não podemos ser de extremos. É verdade que há muitas figuras de estilo e muitos recursos desse género nas escrituras: (Ainda oiço a voz desse professor na minha cabeça: "Midrash! Midrash!") Coisas que compreendemos melhor, tomando conhecimento do estilo de escrita usada pelos Judeus no Antigo Testamento.
Se bem me lembro, o que ele disse na altura não foi bem que era apenas uma voz na cabeça de Nossa Senhora, mas que o Anjo era figurativo e representava uma mensagem de Deus, o que é menos mau.
O que importa mesmo é saber que nas escrituras está claro como água que essa mensagem veio de Deus para Maria. Se foi directamente, se foi através da voz, da imagem, em stereo ou em surround, interessa menos.
Já agora, Duarte, tenho apontamentos disso, mais ou menos legíveis, se quiseres, para estudares.

Confesso, finalmente, que nunca me passou pela cabeça enviar o meu anjo da guarda em "missões"... cada um é que sabe de si. Mas Duarte, essa de saberes o nome do teu anjo da guarda, cheira-me um bocado a Paulo Coelho.

João Silveira disse...

se já cheira a paulo coelho é melhor tirá-lo do forno

Duarte 16 disse...

O que me ri com essa descrição do prof... é esse mesmo, não sabia que já tinhas tido propedêutica... quero os teus apontamentos sim,manda por alguém conhecido, ou então vai-me visitar ao semina...

Pois se os arcanjos têm nome porque é que o meu não há-de ter?? Olha que esta...