terça-feira, outubro 09, 2007

Melorius é impossível





É verdade! Depois dos anões, do perneta e dos gagos, apresento-vos São Melorius (Mélar, em Francês, Melor em Inglês, Myllor em Cornualho etc. etc.)



O único Santo, tanto quanto sei, que tinha próteses.



Pois é, este rapaz que morreu com apenas 14 anos, decapitado (afinal de contas, as próteses não chegam a tanto) teve uma vida bastante azarada. Era filho do Rei Santo Miliau, que foi assassinado pelo seu parente Riwal.



Riwal queria matar Melorius, mas foi dissuadido de o fazer pelos bispos locais. Em vez de o matar, mandou cortar-lhe um braço e um tornezelo. O pequeno Melorius, que na altura tinha apenas 7 anos, levou com duas próteses, um tornezelo e pé de cobre (não confundir com o mais comum pé-de-cabra) e uma mão de prata. Depois foi para um mosteiro para ser educado.



Passados alguns anos, já as próteses funcionavam perfeitamente como se fossem os seus membros originais. Foi então que o ruim Riwal o mandou decapitar. Conta-se que Riwal tocou na cabeça e morreu passados três dias. Bem feita!




A devoção a São Melorius é particularmente forte na Bretanha francesa e na Cornualha britânica. Só encontrei estas duas imagens dele. No vitral ele é o segundo da esquerda.



5 comentários:

João Silveira disse...

É impressão minha ou o do meio está a segurar na própria cabeça (literalmente!)? Um pouco mórbido...

Anónimo disse...

É mesmo! Acho que é o São Dinis... qualquer coisa assim.

Anónimo disse...

É ele mesmo. Está aqui uma imagem ainda pior.
http://ssa.paris.online.fr/pages/images/StDenis2848.jpg

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Gosto especialmente da forma errada e repetida como escreves tornezelo. É tornOzelo!!!

Anónimo disse...

Irra! Estás sensível Aguiar. Terá alguma coisa a ver com o facto de estares na lista negra do Banco de Portugal?